Não recebeu os 190 milhões de euros do Euromilhões, mas, se calhar, é um dos sete portugueses que ganhou os cerca de cinco mil euros do quarto prémio desta semana. Talvez tenha recebido um prémio pelo seu desempenho profissional. Ou uma herança. Qualquer que seja o motivo, tem cinco mil euros parados na sua conta à ordem e não precisa deles para já. Que lhes fazer?
Além de poder gastá-los para satisfazer os seus desejos consumistas, o Observador apresenta-lhe três sugestões financeiras para o dinheiro:
- Faça ou reforce o seu fundo de emergência Como já dissemos, o fundo de emergência é o primeiro passo a dar nas finanças pessoais. Se ainda não o constituiu, aproveite a oportunidade.
- Amortize as suas dívidas Excluindo alguns créditos à habitação, os empréstimos bancários são demasiado onerosos para o deixar dormir descansado. Amortize-os para ficar mais próximo da sua liberdade financeira.
- Poupe para a reforma É, provavelmente, a maior preocupação dos portugueses. E percebe-se: quando se aposentam, perdem cerca de um terço do poder de compra. Para aligeirar a inquietação, amealhe para a aposentação.