A Sonae Sierra fechou os primeiros nove meses do ano com um resultado líquido de 59,8 milhões de euros, com a promotora de centros comerciais do grupo Sonae a justificar a subida dos resultados – face aos 5,1 milhões obtidos no período homólogo – com a “contínua melhoria do desempenho operacional, bem como pelo
crescimento da presença internacional, com a entrada, no terceiro trimestre, numa nova geografia, a Rússia”.

“Os primeiros nove meses do ano destacam-se pela sustentada expansão internacional da Sonae Sierra e pela evolução favorável da performance operacional”, afirma o presidente-executivo da empresa, Fernando Guedes de Oliveira, em comunicado enviado nesta quinta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). “O terceiro trimestre confirmou igualmente a tendência de crescimento das vendas dos nossos lojistas, quer na Europa, quer no Brasil, assim como a evolução favorável das taxas de ocupação dos nossos centros comerciais”, acrescenta o gestor.

Nos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra na Europa, as vendas dos lojistas registaram uma subida de 4,2% nos primeiros nove meses de 2014, com a empresa a destacar o crescimento de 6,8% em Portugal e 3,9% em Itália. Quanto ao Brasil, deu-se uma subida nas vendas dos lojistas de 7,5%, isto em reais brasileiros.

A desvalorização do valor do real foi, contudo, um dos fatores a penalizar as receitas e o EBITDA (resultados antes de impostos, juros, depreciação e amortização) da Sonae Sierra. As receitas desceram 1% para 163,55 milhões de euros e o EBITDA caiu 7% para 78,22 milhões de euros no período em análise. O “reforço da estrutura corporativa para fazer face ao crescimento nas novas geografias” foi outro fator, além da evolução desfavorável do real, a penalizar o EBITDA da Sonae Sierra.

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