O instituto Legatum publicou esta quarta-feira a lista anual dos 30 países mais prósperos do mundo. A Noruega continua a dominar a lista, pelo sexto ano consecutivo. O país escandinavo é melhor do mundo em quase todos os aspetos: primeiro no capital social, segundo na liberdade dos seus cidadãos e a terceira economia mais bem-sucedida do mundo.

O relatório conhecido como The Prosperity Index analisou 142 países, tendo em conta 89 variáveis económicas. O objetivo do estudo é medir o sucesso da indústria, da educação, da saúde, da liberdade dos cidadãos, da oportunidade e do capital social.

Quase dois terços dos países do top 30 são europeus, não se contando nenhum país do continente africano. Neste ranking, só o Uruguai representa a América do Sul. Por outro lado, as economias asiáticas emergentes como o Taiwan, Hong Kong e Singapura marcam lugar na lista, apesar de, em alguns casos, terem índices sociais preocupantes – Hong Kong, por exemplo, ocupa o sexagésimo lugar (em 142 países) a nível da educação.

Para saber em que posição ficou Portugal, veja a fotogaleria.