Traições, ciúmes, incompatibilidade de personalidades ou dificuldade em aceitar os defeitos do outro. Estas são algumas das causas do fim de um casamento. Em 2014, a tecnologia abre uma nova era no capítulo das razões para terminar uma relação. A plataforma de mensagens WhatsApp ajuda a ligar as pessoas mas, ao que parece, pode funcionar também para as afastar — e até destruir o amor.

Um homem na Arábia Saudita divorciou-se da mulher depois de esta não ter respondido à mensagem que lhe enviou através da ferramenta. Ainda no local de trabalho, o homem, cuja entidade não foi revelada, enviou uma mensagem à mulher. Passou algum tempo. Nada de resposta. O tempo de espera por um sinal de vida fez com que o homem rumasse a casa, já preocupado.

Quando chegou ao lar, deparou-se com a mulher a ver televisão, escreve o jornal Al Weam. “Quando ele lhe perguntou porque é que ela não tinha respondido, ela disse que estava ocupada a conversar com as amigas no WhatsApp e que só lhe ia responder mais tarde”, avança a publicação. O homem pediu o divórcio naquele instante.

A escolha de responder às amigas no WhatsApp em detrimento do marido foi fatal para o casal. Mas a ferramenta já tem alguma experiência em separar uniões. Segundo uma sondagem recente do site Secondlove, aquele serviço de mensagens instantâneas é a forma de interação mais usada pelos homens (36%) para conversarem com as amantes.

Por outro lado, um recurso da ferramenta que permite ver se as mensagens enviadas foram lidas por quem as recebeu está a causar polémica. A WhatsApp já reagiu às reclamações de alguns utilizadores que se referiam à falta de discrição e privacidade do aplicativo. O serviço de mensagens vai transformar aquela funcionalidade numa opção e não numa obrigação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR