Como fugir da funcionalidade de “mensagem lida” do WhatsApp

O novo recurso mostra, por defeito, quando as mensagens são lidas. O WhatsApp já anunciou que esta notificação vai passar a opção, mas entretanto é possível enganar o serviço mediante alguns truques.

Quando o WhatsApp anunciou o seu novo recurso que permite ver se as mensagens enviadas foram lidas pelo seu destinatário, muitos utilizadores reclamaram que se tratava do fim da discrição e privacidade do aplicativo. Com a nova função, os dois vistos (dois v’s) que indicavam apenas o envio com sucesso de uma foto ou texto, por exemplo, mudaram para a cor azul, acabando com uma velha polémica entre as pessoas que achavam que o antigo duplo tique verde indicava exatamente isto.

O WhatsApp já anunciou que vai atualizar a aplicação para tornar esta notificação uma opção, ou seja, será possível ligar ou desligar a função (para já disponível apenas no sistema operativo Android). Até lá, não é possível evitar a notificação ao remetente de quando a mensagem foi lida, por isso deixamos alguns truques que permitem fugir parcialmente do visto azul. Fique a saber:

Utilizadores do iPhone

As notificações do iPhone permitem a leitura parcial das mensagens no ecrã de bloqueio, caso não esteja com o dispositivo ativo no momento, ou através de uma pequena janela temporária, que aparece no ecrã, se estiver a utilizar outro aplicativo naquele momento. No entanto, para ler a mensagem na íntegra após a ter recebido sem a notificação de leitura, é necessário:

  • Ativar o modo avião;
  • Entrar no WhatsApp para ler as mensagens que deseja que não se visualize o momento em que foi aberta;
  • Retornar a alguma mensagem que já tenha sido lida anteriormente;
  • Desativar o modo avião.

Desta maneira, quando a conexão à Internet for reativada, a mensagem continuará com o estado de enviada mas sem o duplo símbolo azul.

Já circulam na Internet diversos vídeos de utilizadores que mostram como realizar este truque:

Utilizadores do Android

No Android, assim que se desativa o modo avião e o telemóvel se liga novamente à internet, o remetente visualiza o duplo V azul. O sistema operativo permite a leitura parcial ou integral de mensagens de acordo com o seu número e tamanho ao arrastar a barra no topo do ecrã ou a partir da instalação de widgets para o armazenamento de notificações de aplicações. No entanto, como cada widget pode comportar-se de uma maneira diferente de acordo com o telemóvel, não há garantia de que funcione em todos os modelos de smartphones. Além disso, se qualquer outro botão da mensagem de notificação for pressionado, o estado da mensagem será exibido como “lido”.

Para evitar estes problemas, existe uma aplicação chamada Shh – Hide Blue Double Check, que faz uma cópia interna das mensagens recebidas: como não será necessário entrar no WhatsApp para fazer a leitura, o remetente não será alertado com o duplo visto azul. Para usá-la é necessário:

  • Instalar o Shh – Hide Double Blue Double Check no telemóvel Android. Ele só é compatível com as versões 4.1 ou posteriores do Android.
  • Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, o Shh pede autorização para ler todas as notificações do WhatsApp. Em seguida, deve selecionar se quer ocultar o duplo V azul apenas para contactos ou se quer bloquear também para grupos.
  • Depois de instalado, o utilizador verá duas notificações para cada mensagem que chegar ao seu telemóvel: uma do WhatsApp e outra do Shh. Para ler todas as mensagens, é necessário abrir apenas o Shh.
  • Caso o utilizador queira responder alguma das mensagens recebidas no WhatsApp através do Shh, basta clicar no botão azul Reply in WhatsApp. No entanto, ao responder ao remetente, o símbolo azul aparecerá aos seus contactos.


Fonte: Google Play

Recomendamos

Populares

Últimas

A página está a demorar muito tempo.