Fonte da Guardia Civil espanhola antecipou que na jornada de hoje participem cerca de 20 efetivos daquele corpo e 10 elementos da GNR, números idênticos aos que estiveram envolvidos nas buscas na quarta-feira. Na quarta-feira participaram ainda nas buscas dois voluntários, tendo as equipas sido apoiadas por um helicóptero da Guardia Civil das Astúrias.

A jornada de buscas, que terminou sem êxito, decorreu entre as 08:00 e as 19:00 locais (menos uma hora em Lisboa), com as condições climatéricas a permitirem uma boa movimentação e uma “operação minuciosa” nas zonas previstas.

Durante o dia foram criados seis grupos de trabalho, um dos quais, com efetivos da GNR e da Guardia Civil, que atuou em Culiembro e Rayael Jou Luengu, outro com as duas forças em Jou de la Cistra. O terceiro atuou com efetivos da Guardia Civil em Jou de las Pozas e Veja Huerta, o quarto, também da unidade espanhola, na zona entre Veja la Piedra e Rondiella e o, quinto, com elementos da Guardia Civil na zona de Vegarredonda. Finalmente, o sexto grupo, com elementos da Guardia Civil e equipas da GNR, atuou na zona de Cain.

João Marinho, atleta natural de Amarante, distrito do Porto, é adepto de desportos radicais e encontra-se desaparecido há cerca de duas semana, nos Picos da Europa, ao que tudo indica próximo de Pena de Santa de Castilla, entre a vertente de Leão e das Astúrias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As últimas fotografias de João Martinho nas redes sociais Facebook e Instagram datam de 04 de novembro passado e, nelas, o ‘aventureiro’ aparece com o equipamento de montanha e com os Picos da Europa como pano de fundo.

A notícia do desaparecimento do montanhista, que se apresenta como ‘ciclista de montanha, corredor de trilhos e viciado em desportos de aventura’, na página do Facebook, está nas redes sociais desde há mais de uma semana, com vários comentários de encorajamento e de esperança de que o cidadão português ainda seja encontrado com vida.

João Marinho foi o impulsionador do ‘Douro Bike Race’, organizou a prova de BTT ‘Mountain Quest’ e o ‘Réccua Douro Ultra Trail’.