O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou este domingo que os norte-americanos desejam “um novo começo” e que Hillary Clinton daria uma “grande presidente” nas eleições de 2016. Numa entrevista ao canal de televisão ABC, Barack Obama afirmou que em relação às próximas eleições presidenciais, deseja que ganhe um democrata, apontando Hilary Clinton, ex-secretária de Estado, como uma “candidata formidável e uma grande presidente”.

“Os norte-americanos querem conduzir um automóvel que não tenha o mesmo cheiro (…) Querem um novo começo. Não querem conduzir um carro com tantos quilómetros como eu”, disse o presidente dos Estados Unidos. No site da ABC, sugere-se que esta metáfora usada por Obama seja uma indicação de que não participará de forma ativa na campanha presidencial. O ainda presidente disse, no entanto, que vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para garantir que tem um “sucessor do Partido Democrata”.

Hillary Clinton foi rival de Barack Obama nas eleições primárias dos democratas em 2008 e que deram a vitória ao atual presidente. Obama disse na entrevista que fala regularmente com Clinton, que considera amiga. Clinton, ex-primeira-dama e ex-chefe da diplomacia, aparece à frente das sondagens como possível candidata pelos democratas à Casa Branca. Esta entrevista de Barack Obama acontece semanas depois das eleições intercalares nos Estados Unidos, nas quais os republicanos conquistaram a maioria no Senado e na Câmara de Representantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR