Presidenciais 2016
Presidenciais 2016

Peter Mutharika reeleito presidente do Maláui

Peter Mutharika, líder do Partido Democrata Progressista do Maláui, obteve 38,57% dos votos e foi reeleito para um novo mandato de cinco anos.
Ucrânia

Ucrânia. Timoshenko na candidatura à Presidência

De acordo com sondagens recentes, Yulia Timoshenko é a favorita na corrida. Ex- primeira ministra acredita que Ucrânia está entrar "em uma nova época de sucesso".
Costa Rica

Costa Rica. Carlos Alvarado vence segunda volta

Com mais de 95% dos votos já contados, Carlos Alvarado, ex-ministro do Trabalho, de 38 anos, ficou à frente do pastor evangelista Fabricio Alvarado, com mais de 60% dos votos.
Egito

Al-Sisi vence Presidenciais com 90%

Os resultados oficiais da eleição no Egipto sabem-se segunda-feira, mas a imprensa estatal dá conta de que Al-Sisi obteve 92% dos votos. De 60 milhões de eleitores, só 23 milhões foram às urnas.
Serra Leoa

Presidenciais Serra Leoa: segunda volta adiada

"Devido aos atrasos logísticos", a Comissão Eleitoral convocou os cerca de 3,1 milhões de eleitores a comparecer nas urnas a 31 deste mês, na Serra Leoa.
Egito

Eleições no Egipto para reeleger Al-Sisi

O Presidente do Egipto tem vitória garantida nas eleições presidenciais que se iniciam esta segunda-feira. A única preocupação do Governo é garantir uma razoável taxa de participação.
Presidência da República

Recandidatura? Sampaio da Nóvoa pondera "tudo"

215
Sampaio da Nóvoa faz o balanço de dois anos da presidência de Marcelo e aponta o risco de "desgaste da palavra presidencial" e da redução dos outros atores políticos a "figurantes".
Bloco de Esquerda

Marisa Matias cantou Grândola Vila Morena em Paris

193
A eurodeputada do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, cantou, em Paris, Grândola Vila Morena no comício de encerramento da campanha de Jean-Luc Mélenchon.
França

O debate anti-Le Pen que foi um exame a Macron

Fillon foi estadista, Hamon foi humanista e Mélenchon vestiu-se de espalha brasas num debate de mais de três horas que juntou cinco candidatos às presidenciais com o foco em dois: Macron e Le Pen.
França

Fillon arrefece e Juppé salta para o aquecimento

As manobras políticas da direita francesa andam mais agitadas do que o liveblog de um jogo de futebol: Fillon pode desistir das presidenciais no domingo e Juppé está posicionado para ocupar a vaga.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo justifica o seu estilo mais 'acelerado'

O Presidente da República justificou o seu estilo mais acelerado em relação a anteriores chefes de Estado com o "tempo diferente" em que vive, mas defendeu a importância de existir outro tempo mais lento e ponderado.
Presidência da República

Marcelo deu livros a máquina do PSD que o apoiou

369
Presidente ocultou da agenda oficial o encontro com máquina do PSD na última terça-feira. Ofereceu a todos os coordenadores e mandatários o livro "Um ano depois".
Presidente da República

Marcelo janta com estrutura do PSD que não existia

821
Presidente convidou coordenadores de campanha para jantar dia 24 de janeiro, quando se completa um ano das Presidenciais. Todos tinham cargos nas estruturas distritais do PSD. Afinal, havia máquina.
Presidenciais 2016

Marcelo doa lucro de campanha a IPSS

125
Campanha "low cost" de Marcelo Rebelo de Sousa deu lucro de 45 mil euros. Agora, Presidente eleito vai doar dinheiro a instituição de solidariedade social, avança o Diário de Notícias.
Presidenciais 2016

Acabaram os comícios, brindes e cartazes?

As contas de campanha foram divulgadas e mostram menos investimento em propaganda. Em 2011, Cavaco sozinho gastou quase tanto como os cinco principais candidatos de 2016. O marketing mudou.
Presidenciais 2016

Presidenciais: Nóvoa com despesas mais elevadas

Sampaio da Nóvoa foi o candidato presidencial que mais gastou na campanha eleitoral, 924 mil euros, enquanto Marcelo Rebelo de Sousa declarou despesas de 179 mil euros.
Presidenciais 2016

Cristas espera consensos e intervenção de Marcelo

Assunção Cristas diz esperar de Marcelo Rebelo de Sousa a procura de consensos, diálogo e um papel interventivo. Em relação a Cavaco Silva, considera que o País lhe deve gratidão.
Presidência da República

Marcelo convida Pedro Mexia para Belém

2907
São conhecidos mais três nomes da equipa que vai acompanhar Marcelo Rebelo de Sousa em Belém. Pedro Mexia foi convidado para assessor cultural, avança o jornal Expresso.
Presidenciais 2016

Marcelo em fotos: uma campanha que deu um livro

115
A amizade de 40 anos com Marcelo Rebelo de Sousa levou o fotógrafo Rui Ochôa a aceitar cobrir a sua campanha para Presidente. O resultado é um livro com as principais imagens da corrida a Belém.
Marcelo Rebelo de Sousa

Dona Glória, um bagaço e uma promessa cumprida

352
Foi a "coisa mais divertida" que Marcelo fez "desde que foi eleito". Cumprindo uma promessa de campanha, o Presidente visitou a D.Glória a quem tinha prometido um bagaço - e levou-lhe foi uma garrafa.
Presidenciais 2016

Porque votam PSD e CDS contra este Orçamento?

466
A verdadeira razão do voto contra do PSD e CDS ao OE 2016 só pode basear-se numa ideia muito simples: este orçamento mostra que existe uma alternativa de orientação das políticas económicas e sociais
Presidenciais 2016

Oficial: Marcelo teve 52,0% dos votos

Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito Presidente da República com 2.413.956 votos (52,0%) num universo de 4.744.597 votantes. Os resultados oficiais foram divulgados pela Comissão Nacional de Eleições.
Presidenciais 2016

CNE arquiva queixas contra Paulo Portas

A Comissão Nacional de Eleições arquivou as queixas apresentadas contra Paulo Portas por considerar que o centrista não fez um apelo ao voto em Marcelo no dia das eleições.
Novo Governo

PCP e BE: as tensões de uma relação "engraçadinha"

Juntaram-se para aprovar o OE numa convergência inédita, mas a relação entre comunistas e bloquistas é tensa desde a fundação do BE. Houve críticas, acusações, desconforto - e piadas.
Presidenciais 2016

Marcelo poderá tomar posse em cerimónia aberta

1799
Marcelo Rebelo de Sousa toma posse no dia 9 de março. E essa cerimónia poderá vir a ser pública, escreve o Sol. Escreve ainda o mesmo jornal que a Presidência da República poderá vir a ter uma TV.
Presidenciais 2016

Eduardo Lourenço no Conselho de Estado

714
O ensaísta e escritor Eduardo Lourenço tem assento no órgão de consulta do Presidente por escolha pessoal de Marcelo. "Fiquei surpreendido", disse à TSF.
Presidenciais 2016

Marcelo foi a Bruxelas buscar chefe da Casa Civil

105
Fernando Frutuoso de Melo, atual diretor da política de cooperação e da ajuda externa da Comissão Europeia (e ex-membro de gabinete de Barroso), será Chefe da Casa Civil de Marcelo Rebelo de Sousa.
Presidenciais 2016

Apoiantes de Belém devem unir-se e pagar campanha

6337
O dirigente socialista Ricardo Gonçalves lançou a sugestão de criar uma campanha para pagar as despesas de campanha de Maria de Belém. Há quem, dentro do PS, queira tornar o apelo público.
Presidenciais 2016

Marcelo vence em Washington e em Newark

249
O candidato Marcelo Rebelo de Sousa venceu as eleições presidenciais em Newark e Washington, nos Estados Unidos, que aconteceram este fim de semana.
Presidenciais 2016

95,5% dos portugueses no estrangeiro não votaram

Os resultados do estrangeiro nestas presidenciais já foram apurados. Dos 1.386 emigrantes registados no consulado de Londres, votaram 291, ou seja, 21%.
Presidenciais 2016

4.500 portugueses votam nos Estados Unidos

Cerca de 4.500 portugueses registados em Newark e Washington começaram a votar no sábado nas eleições presidenciais de Portugal, depois do cancelamento devido a uma tempestade de neve.
Presidenciais 2016

Marcelo em Belém. Dias difíceis para Passos?

552
Pressão sobre Passos cresce. Aos que pedem consensos e que realinhe ao centro, o líder responde com "social-democracia sempre". Críticos vão ao próximo congresso dizer tudo o que pensam.
Presidenciais 2016

“Tempo Novo” deu vitória a Marcelo

176
Menos de metade dos votos de Marcelo e pouco mais do dobro dos votos da candidatura oficial do Bloco é muito pouco para uma candidatura que contou com total apoio (ainda que oficioso) da máquina do PS
Presidenciais 2016

Os encontros em segredo de Marcelo

O amigo de longa data Silveira Botelho nega estar a caminho da Casa Civil. O Presidente eleito já prepara a nova vida e encontrou-se em segredo com Passos, Portas, Jerónimo e Catarina.
Presidenciais 2016

Presidenciais: dois balanços

Uma falsa impressão criada pelos media foi a de um retumbante êxito da candidata do Bloco com quase 470.000 votos, quando na verdade o melhor resultado do BE remonta a 2009 com quase 590.000 votos.
Presidenciais 2016

António Galamba e PS. "A vergonha na cara morreu"

1173
António Galamba mais uma vez ao ataque. Crítico da atual direção, acusa o PS de querer transformar uma derrota numa vitória, diz que Costa se escondeu e avisa: "Não há duas derrotas sem três".
Presidenciais 2016

Belém. A foto de boas-vindas de Cavaco a Marcelo

640
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, deu as boas-vindas ao Presidente eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, no início de uma audiência no Palácio de Belém.
Jorge Sampaio

Marcelo deverá "demonstrar que pode ser estadista"

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio elogiou na quarta-feira o Presidente eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, e confessou estar pessimista com a crise de refugiados. 
Presidência da República

"Transparência". Cavaco justifica contas de Belém

A Presidência da República emitiu esta quarta-feira uma nota em que defende que recorre "sempre aos procedimentos legalmente previstos" no que diz respeito a contratações externas.
Aníbal Cavaco Silva

Marcelo almoça com Cavaco, janta com Costa

Presidente cessante e Presidente eleito vão ter reunião de trabalho e almoço no Palácio de Belém. Cavaco prepara transição.
Presidenciais 2016

PCP culpa Costa pela vitória de Marcelo

2325
Comunicado do Comité Central vai mais longe que Jerónimo. Acusa o PS de não ter lutado o suficiente para derrotar Marcelo pelo facto de ter optado por não apoiar nenhum candidato presidencial.
Presidenciais 2016

A última polémica com Marcelo

1063
A reportagem do primeiro dia de Marcelo após as eleições está a ser escrutinada nas redes sociais. As câmaras da SIC captaram o carro do professor parado num lugar reservado a deficientes.
Presidenciais 2016

Candidatos presidenciais que fizeram contas à vida

168
Concorrem como independentes e sem apoios partidários. Quando as eleições passam, veem-se muitas vezes a braços com dívidas pesadas. A regra, dizem, "é não dar um passo maior do que a perna".
Presidenciais 2016

Cavaco não deixa a mesa limpa para Marcelo

PR cessante não é obrigado a promulgar tudo o que tem na secretária antes de sair de Belém. Diplomas considerados urgentes pelo Governo podem ser fechados. Outros assuntos ficam na pasta de transição.
Presidenciais 2016

Como é distribuída a subvenção estatal?

Os candidatos presidenciais podem receber dinheiro do Estado para a campanha. Mas há condições a preencher e os montantes não são distribuídos da mesma forma.
Presidenciais 2016

Marcelo aos portugueses: "Abraço amigo e obrigado"

O Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma nota de agradecimento aos portugueses na qual promete uma presidência de proximidade, e defendeu que o povo ordenou a "abertura de um ciclo de renovação da esperança".
Presidenciais 2016

O crime compensa!

942
Desta eleição resulta o risco de se consumar uma injustiça histórica e de se vulgarizar da ideia de que em política vale tudo e de que paira acima de tudo: do bem e do mal, da honra e da desonra.
Presidenciais 2016

António Costa por entre as ruínas do PS

2387
Não duvido que António Costa pode ir salvando a pele, transformando derrotas eleitorais em vitórias temporárias e pessoais. Mas caminha cada vez mais entre ruínas – as ruínas do Partido Socialista.
Presidenciais 2016

Belém vai pagar tudo. PS não entra nas contas

2492
Já sabia que não ia contar com ajuda do Estado para pagar a campanha e vê agora que o seu partido também não vai contribuir. Vera Jardim explica derrota com críticas à direção do PS.
Aníbal Cavaco Silva

O Presidente

1020
Dois pesos e duas medidas, ou a esquerda ancorada no seu pior, intolerante face à vitória de um opositor e do seu programa, mesmo que altamente sufragada pelo povo (mas há o povo “deles” e o outro).
Presidenciais 2016

Paulo Morais pede donativos para pagar campanha

4654
O candidato presidencial Paulo de Morais fez um apelo a pedir donativos dos cidadãos que o ajudem a pagar campanha. Neste momento o candidato precisa de mais de 40 mil euros.
Presidenciais 2016

Para onde fugiram os votos do PCP?

688
Foi culpa do acordo? Foi o Edgar? Ou o voto útil? Os comunistas têm uma resposta para o desaire das presidenciais, mas só hoje vão debater o caso em Comité Central. Um abalo aos acordos de esquerda?
Presidenciais 2016

Presidenciais. Será que reparou nestes 9 dados?

197
Feitas as festas e choradas as derrotas, há curiosidades escondidas. Sabia que onde Maria de Belém teve mais votos foi no distrito de Seguro? E que Edgar ficou abaixo de José Manuel Coelho em 2011?
Presidenciais 2016

Resultados das presidenciais são "aviso" para o PS

513
Álvaro Beleza afirma que ou o PS "tem juízo" ou vai ter "dificuldades". O socialista diz que resultados mostram que solução de Governo com extrema-esquerda "não é consensual" no eleitoral do PS.
Presidenciais 2016

CDS responde à CNE com vídeo irónico

723
Num curto vídeo publicado no Facebook, o partido lembra que Costa também falou nas eleições legislativas e não foi questionado pela CNE. Este órgão vai agora analisar as declarações de Portas.
Presidenciais 2016

IVG e adoção gay. Marcelo já disse o que pensa

205
Foi confrontado com ambos temas no debate com Marisa Matias. Defende que a "proteção da criança" é o que importa num processo de adoção, seja por casal gay ou não, e na IVG não é pró-penalização.
Presidenciais 2016

Presidenciais.As melhores brincadeiras na Internet

914
A noite eleitoral também se fez de gargalhadas. Pelo menos nas redes sociais. Eis as brincadeiras que invadiram o Twitter e o Facebook enquanto Marcelo Rebelo de Sousa se tornava no novo Presidente.
Presidenciais 2016

Marcelo é "grande apoiante" da CPLP

O secretário-executivo da CPLP congratulou-se hoje com a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa como o novo Presidente da República portuguesa, considerando-o um "grande apoiante" do "crescimento" da organização lusófona.
Presidenciais 2016

Assis. A "ilusão do PS", "discurso perigoso" do BE

988
Marcelo ganhou e Assis reconhece as suas competências. Mas para o eurodeputado do PS a derrota da esquerda não era anunciada, ficou a dever-se a uma viragem "populista", que o PS não está a combater.
Presidenciais 2016

Juncker felicita Marcelo e espera reencontro breve

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, felicitou Marcelo Rebelo de Sousa pela vitória nas eleições presidenciais de domingo, e transmitiu-lhe o desejo de o rever em breve, indicou um porta-voz do executivo comunitário.
Presidenciais 2016

O que a imprensa internacional diz sobre Marcelo

574
Do Financial Times ao El País, passando pelo Wall Street Journal ou pelo Le Monde, as eleições presidenciais portuguesas e o "fenómeno" Marcelo Rebelo de Sousa invadiram as páginas dos jornais.
Presidenciais 2016

Eleições: Estado poupou dinheiro

462
As presidenciais custaram menos ao Estado do que estava previsto. O orçamento total definido para a campanha não foi atingido e por isso vai sobrar dinheiro nos cofres do Estado.
Presidenciais 2016

9 coisas a saber para poder discutir as eleições

120
Marcelo teve mais milhão de votos do que Passos e Portas. PCP perdeu metade do eleitorado. Marisa vale dois Louçãs. Tino de Rans ficou longe de score de José Manuel Coelho. Saiba o que mudou.
Presidenciais 2016

Marcelo e Costa. Vem aí a coabitação tranquila?

Os dois já tiveram uma relação de consensos no passado. Querem repeti-la agora. Belém poderá não ser grande problema para Costa. Pelo menos no campo das intenções, será amor para sempre.
Presidenciais 2016

A vitória é "dele" mas direita reclama Marcelo

104
À direita, o que se espera de Marcelo? Um Presidente "imparcial" mas que faça Portugal cumprir as "regras". Depois de Marcelo ter querido vingar sem eles, agora são eles que o puxam para si.
Presidenciais 2016

Costa sob fogo. Dias quentes no PS

1400
Nem Maria de Belém, nem Sampaio da Nóvoa. O PS não conseguiu que nenhum candidato chegasse perto de disputar uma segunda volta e, agora, várias figuras do partido dizem que é preciso "refletir".
Presidenciais 2016

2016 igual a 2006

271
António Costa, que não quis Maria de Belém e tolerou Sampaio da Nóvoa, pensa que ganhou com Marcelo – acha que o tem na mão e que este é a sua alma gémea política. Rapidamente se aperceberá do engano.
Presidenciais 2016

"Um intervalo ou o regresso dos consensos?"

Amanhã a questão é simples – voltamos à crispação gerigonça/PàF ou evoluímos para os consensos ao centro defendidos pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa?
Presidenciais 2016

"A política, D.M. (depois de Marcelo)"

Marcelo com mais legitimidade que Costa. Costa com mais um problema - talvez dois, se contarmos com o PCP. O PSD não pode bater palmas. E o namoro Marcelo-Costa, dura quanto?
Presidenciais 2016

"Um presidente com jeito de monarca"

294
É provável que este seja o primeiro Presidente da República que a isso estava destinado desde pequenino. Se o estilo for para manter, vai ser um conciliador. É uma boa notícia para António Costa.
Presidenciais 2016

"As sementes desta campanha darão frutos"

211
A candidata do Bloco é uma das vencedoras da noite e o bom ambiente reinou no Coliseu do Porto. Mas pode um partido de esquerda celebrar quando Marcelo venceu à primeira? Reflexões precisam-se.
Presidenciais 2016

PCP não quis "candidata engraçadinha"

504
Edgar conquistou um resultado que ficou aquém daquilo que era esperado pelos seus apoiantes. E falhou-se o objetivo central da sua candidatura: forçar Marcelo a uma segunda volta. Amanhã é outro dia.
Presidenciais 2016

"Qual é o poder de um homem só: todo ou nenhum?"

Afinal, qual é o poder deste homem que na noite em que ganhou as presidenciais chegou a uma Faculdade de Direito onde o esperavam pouco mais de uma dúzia de apoiantes e uma multidão de jornalistas?
Presidenciais 2016

A hecatombe no fim de um caminho "difícil"

A crónica de um naufrágio anunciado. Depois da falta de apoio do PS, do comício vazio e do caso das subvenções, Maria de Belém sofreu uma hecatombe. Saiu sob aplausos, numa noite rápida.
Presidenciais 2016

Foi bonito, pá. Mas não chegou

Houve lágrimas em Santos. Sampaio da Nóvoa não escondeu a derrota, mas não apontou o dedo a ninguém e até teve uma pequena vitória moral. Diz que sai feliz.
Presidenciais 2016

Marcelo pede "convergências" e "eficácia"

271
O Presidente eleito garante que será um Presidente cooperante, mas "atuante", mas pede que não se ponha em causa a estabilidade financeira pela qual "tantos portugueses se sacrificaram".
Presidenciais 2016

Belém e Edgar sem subvenção do Estado

4717
Com resultados abaixo dos 5%, as candidaturas de Maria de Belém e Edgar Silva não vão ter direito à subvenção estatal. O mesmo para Neto, Morais, Tino de Rans, Jorge Sequeira e Cândido Ferreira.
Presidenciais 2016

"Marcelo pode, se quiser, ser um Presidente forte"

1033
Marcelo Rebelo de Sousa ganhou sem cartazes, comícios, sem estados maiores. Mas não é verdade, como se tem dito, que tenha ganho sem ideias.
Presidenciais 2016

Quem ganhou e quem perdeu

A noite das presidenciais deu resultados claros sobre cada um dos candidatos. E já é possível fazer o balanço de quem ganha e quem perde.
Presidenciais 2016

8 análises sobre estas eleições presidenciais

Rui Ramos, Miguel Pinheiro, Paulo Ferreira, Carlos Gaspar, Aguiar-Conraria, Helena Matos, Nuno Garoupa e David Dinis comentam os resultados eleitorais. E agora, Marcelo Rebelo de Sousa?
Presidenciais 2016

Luís Aguiar-Conraria: “Uma campanha alegre”

137
Todos sabemos o que vamos ter agora na Presidência. É difícil alguém vir a sentir-se enganado. Vai ser uma presidência muito divertida.
Presidenciais 2016

Carlos Gaspar: "O preço da vitória"

266
O novo Presidente vai ter de escolher entre dois cenários, que definem, para o bem e para o mal, as fórmulas políticas possíveis para sair da crise.
Presidenciais 2016

"António Costa perdeu à direita - e à esquerda"

2364
O primeiro-ministro olha para a direita e vê em Belém um antigo líder do PSD; olha para a esquerda e vê o PCP a entrar em modo sobrevivência. Nas presidenciais, correu tudo mal para o PS.
Presidenciais 2016

Presidente Marcelo

195
O que pode fazer Marcelo? Pouca coisa. E quase tudo. Pelo exemplo. Pela palavra, que é escutada e respeitada salvo por uma parte da elite, mas essa está do lado oposto da barricada, sabe-se lá porquê.
Presidenciais 2016

Só numa sondagem Marcelo arriscava 2ª volta

Marcelo Rebelo de Sousa ganhava à 1ª volta apenas em duas das três projeções. A surpresa da noite era Marisa Matias, que ultrapassava Maria de Belém em todas as projeções.
Presidenciais 2016

Vitória anunciada de Marcelo

Miguel Pinheiro analisa as primeiras projeções e os resultados provisórios, que apontam para a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa à primeira volta.
Campanha dia a dia

A noite eleitoral e os resultados - como aconteceu

255
Abstenção foi de 51,2%. Grande surpresa é Marisa Matias à frente de Maria de Belém. Edgar Silva fica com 4%. Veja como foi a noite eleitoral - e o que se ouviu nas sedes e nas tv's.
Presidenciais 2016

Resultados e mapa completos das Presidenciais 2016

938
Todos os resultados por distrito, concelho e freguesia, globais e por candidato. Explore os diferentes mapas, incluindo a comparação nacional e por distrito com os resultados das legislativas 2015.
Presidenciais 2016

Os 12 primeiros desafios do novo Presidente

O novo Presidente eleito hoje só em março tomará posse. Os seus primeiros meses estão cheios de desafios à frente. Quer passar os olhos pelo caderno de encargos?
Presidenciais 2016

Os resultados das presidenciais desde 1976

292
Oito eleições, quatro Presidentes eleitos. Nesta infografia, pode recordar quem já se candidatou e os votos que tiveram desde as primeiras eleições, em 1976.
Presidenciais 2016

Votação fraca durante todo o dia - como aconteceu

683
Participação eleitoral fraca, para uma eleição sem recandidatura - apenas ligeiramente maior do que em 2011. CNE diz que Paulo Portas fez apelo ao voto - o que é ilegal.
Presidenciais 2016

Presidentes de todos os portugueses. A sério?

158
É a máxima preferida de Presidentes e candidatos. Mas será que, na prática, os chefes de Estado foram equidistantes, meros moderadores? Revisitámos a história e ouvimos quem sabe à procura de resposta
Presidenciais 2016

Sete boas razões para ir votar a 24 de janeiro

657
Está frio. Há futebol. São todos iguais. O Presidente não serve para nada. Desculpas para não ir votar é coisa que existe com fartura. Mas há sete boas razões para ir colocar a cruz no boletim.
Presidenciais 2016

Candidato Vieira, agora a sério

3044
Manuel João Vieira diz que a política é como o futebol, que os portugueses são tratados como "deficientes mentais" e que quer criar o Partido da Abstenção. "Portugal precisa de um orgasmo coletivo".
Promoções

Uber oferece boleia para ir votar

4160
Empresa vai oferecer aos utilizadores uma viagem grátis com partida ou destino numa das mesas de voto em Lisboa e Porto. A iniciativa acontece este domingo entre as 8h e as 19h. Conheça os pormenores.
Luxemburgo

Portugueses impedidos de votar no Luxemburgo

Os emigrantes portugueses começaram hoje a votar nos Consulados, que vão estar abertos durante dois dias para as eleições presidenciais, mas no Luxemburgo houve muitos que não o fizeram, por não constarem dos cadernos eleitorais.
Presidenciais 2016

Quando não havia Presidentes: 7 reis influentes

2712
Não fizeram campanha, não pediram votos, não foram eleitos - e, em vez de uma máquina partidária, tinham uma espada. João Ferreira faz a lista dos monarcas que marcaram a história.
Presidenciais 2016

Presidente deve ser fora de série? Eles respondem

Seis portugueses bem sucedidos dizem ao Observador o que querem do Presidente. Um galerista, uma empresária, um atleta, um médico e dois físicos descrevem a figura número um do Estado português.
ADN

Políticos, é assim que se conquista um jovem

Discursos mais curtos, ideias mais concretas e descontração. Como é que se combate os bocejos que um político provoca? Como se conquistam os mais novos? A Plataforma Reset responde.
Presidenciais 2016

PCP reúne terça-feira Comité Central

175
No encontro, que começa às 11h00 de terça-feira, serão discutidos os resultados das eleições presidenciais do próximo domingo.
Presidenciais 2016

Uma bomba que, afinal, não mete medo

É uma das bombas que o PR tem nas mãos: o poder de demitir o Governo. Nenhum Presidente o fez até agora, mas pode fazê-lo sempre que estiver em causa o "regular funcionamento das instituições". Como?
Presidenciais 2016

15 dias na estrada e nunca responderam a isto

A campanha serve para esclarecer ou apelar à simpatia? Ao longo de duas semanas, houve várias perguntas que ficaram sem resposta, sobre o Banif ou a TAP, passando mesmo pela legalização de drogas.
Presidenciais 2016

Vídeo: Cinco manifestos num minuto

Marcelo Rebelo de Sousa, Sampaio da Nóvoa, Maria de Belém, Marisa Matias e Edgar Silva fazem um último apelo ao voto. Saiba quais as razões dos candidatos para que vote neles no dia 24.
Presidenciais 2016

Portugal merecia melhor do que isto

2919
Não, Portugal não merecia isto. Muito menos os portugueses que, nestes anos, pelo que fizeram e se esforçaram, nos devolveram esperança no futuro. Isto não. Isto foi uma campanha fixada no retrovisor.
Presidenciais 2016

Sanitas, salsichas e cantinas: rota presidenciável

A campanha está quase a acabar, mas foram muitos os locais visitados pelos candidatos. Uns mais típicos, como as feiras, outro menos usuais, como as loiças sanitárias e as salsicharias.
Campanha dia a dia

Reta final quente no apelo ao voto e nas acusações - como aconteceu

113
Último dia de campanha: Maria de Belém queixa-se de "assassinato político", Marcelo quer vencer à primeira volta. Nóvoa mais confiante.
Presidenciais 2016

OE. Marcelo avisa Governo, Maria de Belém foge

Ex-líder do PSD acredita em "equilíbrio talentoso" nas contas de 2016. Nóvoa quer apoiar Costa a ter uma voz mais ativa para que Portugal não seja tratado de maneira "diferente" na UE.
Presidenciais 2016

Guia em 9 passos para seguir a noite eleitoral

Vamos ter uma segunda volta? Marcelo seduz mais que Cavaco? PS tem mais votos partido do que com um candidato? Marisa mantém o BE em alta? Edgar faz sombra a Jerónimo? Matriz de leitura para domingo.
Presidenciais 2016

Marcelo ao Observador: "Sou muito escrupuloso"

O candidato levou a campanha a falar da campanha, preferiu não se comprometer com muito e defender 2 ou 3 ideias-chave: quer consensos de regime e estabilidade governativa, mas sem intervir muito.
Presidenciais 2016

As horas horribiles de Maria de Belém

2532
O navio afunda perigosamente. O caso das subvenções provocou um rombo e as sondagens fizeram o resto. Comício vazio em Lisboa foi o culminar de 72 horas horribiles. Que dias, Maria. Que dias.
Presidenciais 2016

Nóvoa. Deem-lhe uma sala de aulas e ele irá avante

187
Sampaio da Nóvoa usou o penúltimo dia de campanha para dramatizar o discurso, assumindo abertamente que só ele está em condições de provocar uma segunda volta.
Presidenciais 2016

Marcelo: sondagens "são muito reconfortantes"

242
Marcelo afirma que os números das sondagens são "muito reconfortantes". Maria de Belém admite dificuldades em passar a mensagem aos eleitores e Sampaio da Nóvoa está confiante na segunda volta.
Presidenciais 2016

Sondagens: Marcelo ganha, Belém afunda, Nóvoa sobe

272
Sampaio da Nóvoa está em segundo e a subir nas sondagens. Pelo contrário, Maria de Belém cai, mesmo que dois dos inquéritos não reflitam ainda o efeito do caso das subvenções vitalícias.
Presidenciais 2016

Sampaio da Nóvoa: na encruzilhada do "tempo novo"

Chegou um "tempo novo" e é preciso um "Presidente capaz" de o entender. Só um homem "que veio da cidadania" o pode fazer. Como Sampaio da Nóvoa "vende" os seus trunfos.
Presidenciais 2016

Quem manda no Palácio de Belém?

Coordena os serviços de Belém e pode até representar o Presidente da República. É o chefe da Casa Civil do representante máximo da República e uma das figuras mais poderosas de Portugal.
Presidenciais 2016

Com quem o novo Presidente se irá sentar

Quem são os presidentes eleitos com os quais o novo Presidente da República se vai relacionar mais frequentemente? Da França ao Brasil, passando por Angola, espreite as caras homólogas ao próximo PR.
Campanha dia a dia

A maratona, um nó na garganta e Marcelo ao ataque - como aconteceu

646
Afinal, havia outro. Mandatário de Marcelo não é quem ele apresentou. Maria de Belém teve cadeiras vazias e Sampaio da Nóvoa animou com Ramalho Eanes ao lado.
Presidenciais 2016

O grau zero da política

159
O único despique com algum significado político-partidário nestas eleições é o cisma persistente no PS. Com menos de um terço dos votos no parlamento, é um cisma que revela o PS no seu pior.
Presidenciais 2016

Marcelo. Trabalho "miudinho" é com a esquerda

Marcelo foi de Lisboa ao Porto de Alfa para os últimos dois dias de campanha. O candidato acredita num "equilíbrio talentoso" do Governo de António Costa.
Presidenciais 2016

Edgar. O candidato que cora e conquista condessas

131
Pede licença para beijar mas quer conquistar todos - das condessas de Cascais aos comerciantes da Moita. Edgar apela ao voto por um "bem maior", mas sabe que à segunda a música de abril será outra.
Presidenciais 2016

Deus, família e eleições. O que mudou no país

117
Um candidato de direita divorciado, uma socialista profundamente católica, um ex-padre que aderiu ao PCP. Estarão a quebrar estereotipos ou são espelho da sociedade?
Presidenciais 2016

O que prometeram eles quando tomaram posse?

Com o aproximar das eleições presidenciais vale a pena relembrar os discursos de tomada de posse dos anteriores Presidentes da República. Sabe quem disse o quê?
PS

3 candidatos no funeral de Almeida Santos

Maria de Belém, Cândido Ferreira e Sampaio da Nóvoa passaram na Basílica da Estrela para prestar homenagem a Almeida Santos. O corpo do presidente honorário do PS foi cremado no Alto de São João.
Presidenciais 2016

Podcast. Notas aos candidatos, no debate final

O último dos debates serviu qual dos candidatos? Quem esteve melhor e pior? E como fica agora o que resta da campanha? A análise de David Dinis e Helena Pereira, em podcast.
Presidenciais 2016

Podcast. Notas aos candidatos, no debate final

O último dos debates serviu qual dos candidatos? Quem esteve melhor e pior? E como fica agora o que resta da campanha? A análise de David Dinis e Helena Pereira, em podcast.
Campanha dia a dia

"Alguma vez Marcelo foi um homem sensato?" - como aconteceu

150
Jose Mourinho divulgou esta tarde um vídeo de apoio a Marcelo Rebelo de Sousa. No mesmo dia em que Sampaio da Nóvoa defendeu o fim da subvenção vitalícia para os Presidentes da República.
Presidenciais 2016

Maria de Belém: uma questão de maquilhagem

As duas faces de Maria. A candidata presidencial tem feito uma campanha assente em duas estratégias: a defesa do próprio currículo e o ataque ao currículo do outro candidato. Ou à falta dele.
Presidenciais 2016

Sabe quais são os símbolos da República?

A poucos dias das eleições, os candidatos continuam em campanha apelando a que os elejam para representar Portugal. E, afinal, quais são os símbolos que representam a República portuguesa?
Presidenciais 2016

Quando eles mudaram a Presidência

Eanes, Soares, Sampaio e Cavaco foram Presidentes muito diferentes com os mesmos poderes. Afinal até onde cada um foi mais longe no exercício do cargo?
Presidenciais 2016

O último debate não marcou diferenças - como aconteceu

Todos contra as subvenções dos políticos - e até contra a decisão do TC. Todos contra a corrupção. Todos a favor das medidas do Governo. Assim, alguém ganhou o último debate?
Presidenciais 2016

Subvenções e OE: temas escondidos na campanha

Campanha foi interrompida devido à morte de Almeida Santos. Polémica estalou com Maria de Belém por causa das subvenções vitalícias e candidatos contornam OE exigente para 2016.
Presidenciais 2016

9 curiosidades sobre a Presidência

Existe bandeira própria, sala do Conselho de Estado não tem rede, avião presidencial já deixou passageiros em terra. Estas e outras histórias sobre o mais alto cargo da nação.
Presidenciais 2016

O barco de Nóvoa continua a navegar

O dia seria dedicado ao mar e à importância da indústria naval para o país, mas a inesperada morte de Almeida Santos tudo veio alterar. A visita à Lisnave, no entanto, manteve-se.
Parlamento

Belém pediu fim de cortes em subvenções vitalícias

4158
A candidata presidencial está entre os grupo de 30 deputados que pediu ao Tribunal Constitucional que declarasse inconstitucional a prova de recursos na atribuição de subvenções vitalícias.
Presidenciais 2016

Debate mantém-se sem Maria de Belém

100
RTP mantém debate, depois de Nóvoa e Marcelo confirmarem a sua presença na RTP. Debate começa às 21 horas. Só Maria de Belém não estará presente.
Presidenciais 2016

O último discurso de Almeida Santos

126
"Estou aqui para prestar uma homenagem muito sincera à minha querida amiga". No domingo, Almeida Santos juntou-se a Belém para dar força à campanha. Foi o último discurso do histórico socialista.
Campanha dia a dia

Nóvoa cancela arruada no Chiado - como aconteceu

Chegados a um ponto decisivo da campanha eleitoral, os dez candidatos a Belém enfrentam-se no último debate. O dia fica marcado, no entanto, pela morte de Almeida Santos, fundador do PS.
Presidenciais 2016

Debate a 10. O que fazer em 14 minutos?

Há quem diga que o debate não será debate mas sim "uma confusão". Candidatos vêem momento de paragem como uma extensão da estrada. 2h20, Fundação Champalimaud, 14 minutos a cada: importa é não errar.
Óbito

Candidatos reagem à morte de Almeida Santos

Maria de Belém diz que Almeida Santos é "insubstituível". Já Marcelo fala de um amigo de "há 46 anos". Nóvoa refere "personalidade marcante do Portugal contemporâneo".
Presidenciais 2016

Eleitor, seja muito bem-vindo ao Palácio de Belém

255
Hoje é Património Nacional. Quando chegaram os Presidentes, estes tiveram que pagar uma renda de 100 mil réis. Estas e outras curiosidades escondidas nas salas do Palácio de Belém.
Presidenciais 2016

Marcelo: tudo o que já lhe chamaram

442
Apesar de Maria de Belém estar ao ataque a Sampaio da Nóvoa, para os dois candidatos o adversário principal chama-se Marcelo. O ex-comentador, esquivo como uma enguia, continua a escapar aos golpes.
Presidenciais 2016

A guerra aquece. À esquerda

Maria de Belém não tem poupado nos 'mimos' ao independente Sampaio da Nóvoa, que constantemente tem aparecido com destacadas figuras ao lado. A guerra das rosas vai durar?
Presidenciais 2016

Sampaio da Nóvoa: purificar o dialeto da tribo

Nestas eleições, um candidato teve direito a três - três - biografias. Rogério Casanova leu os livros dedicados a António Sampaio da Nóvoa à procura do "tempo novo".
Presidenciais 2016

Podcast. As incógnitas da reta final

A uma semana das eleições presidenciais, o interesse da campanha começa a aumentar. A análise e opinião de David Dinis e Helena Pereira.
Presidenciais 2016

Presidenciais em duas voltas. Um remake de 1986?

Nas eleições presidenciais mais disputadas de sempre, a luta foi até à segunda volta, onde a esquerda se uniu para enfrentar um candidato possante à direita. E agora?
Campanha dia a dia

Javalis e a sra Emília. Tudo junto por Marcelinho - como aconteceu

Nóvoa afasta-se da polémica com Maria de Belém, que voltou à carga contra o apoio de pessoas do PS ao ex-reitor. Marcelo respondeu aos adversários de modo original. Foi assim a campanha esta segunda.
Presidenciais 2016

De independente a partidário vão 7km de distância

A uma semana das eleições, os partidos apareceram na campanha de Marcelo, mas com conta peso e medida. Marcelo quer que Cristo volte a descer à terra, desta vez em Belém.
Presidenciais 2016

O perfil presidenciável - tudo aqui

Os 10 candidatos vistos à lupa. Juntamos aqui os perfis de cada um deles para que possa saber o que andaram a fazer e avaliar melhor na hora de votar.
Presidenciais 2016

Marcelo. Afinal quem é este homem?

2096
O político sem “amigos políticos" - mas com a TV. O homem que leva a Fé a sério. Maria João Avillez conta a sua história com o candidato, após a sua eleição como Presidente.
Presidenciais 2016

7 coisas que talvez não saiba sobre os candidatos

Em plena campanha, reunimos algumas curiosidades que talvez ainda não saiba sobre os candidatos: 10 candidatos têm 8 doutoramentos, 2 candidatos têm aplicações gratuitas e 5 têm ligações ao PS.
Presidenciais 2016

Conhece mesmo o presidenciável em quem vai votar?

531
Nas 7 entrevistas que fizemos aos candidatos presidenciais incluímos 8 questões pessoais. Eis os melhores momentos dessas conversas, para que possa escolher melhor.
Presidenciais 2016

Tó Mané a jogar em casa

Sampaio da Nóvoa voltou ao Alto Minho, onde cresceu. Embalado por terras que o conhecem, campanha anima.
Presidenciais 2016

Maria de Belém. "A socialista candidata sou eu" - como aconteceu

Marcelo Rebelo de Sousa escolheu o dia para arruadas no distrito de Aveiro. Maria de Belém andou numa feira e Sampaio da Nóvoa teve o maior comício até ao momento.
Presidenciais 2016

Belém enfrenta a rua e endurece ataque a Nóvoa

Ei-la. Depois de dias longe da rua, Belém enfrentou a rua. E passou no exame. Acertou o tom no ataque a Sampaio da Nóvoa e assumiu o volante da campanha. Ai, Maria. Quem (hoje) não te viu anda cego.
Presidenciais 2016

Marisa: a candidata que “é tudo que Marcelo não é"

A candidata presidencial quer uma segunda volta e os seus apoiantes garantem que Marcelo não tem as favas contadas. Numa campanha marcada pelo "taticismo" político, Marisa leva a esquerda na lapela.
Presidenciais 2016

Marisa promete combate à Constituição "ilegal"

Marisa Matias prometeu lutar contra a "Constituição ilegal e secreta que manda em Portugal", referindo que é "a Constituição dos donos de isto tudo".
Governo

João Oliveira despreocupado com reunião PS/PSD

O líder parlamentar comunista disse que o partido não tem de se preocupar com o recente encontro entre o primeiro-ministro e o líder da oposição, após o debate na Assembleia da República.
Presidenciais 2016

PS reforça apelo para apoio a Belém ou Nóvoa

A secretária-geral Adjunta do PS reforçou o apelo à mobilização em torno das candidaturas presidenciais de Maria de Belém ou Sampaio da Nóvoa e recusou-se a responder às críticas.
Presidenciais 2016

Candidato a cantar, tra-la-lá, a correr, tra-la-lá

Dos matraquilhos à música, passando pelos travesseiros de Sintra, aqui ficam os melhores vídeos e fotos da campanha. Ao fim de uma semana, os candidatos apostam tudo na conquista de votos.
Presidenciais 2016

A revisão constitucional em curso

171
Rebelo de Sousa foi o único candidato que percebeu que deveria fazer campanha para a maioria de indiferentes. Todos os outros esforçam-se para introduzir uma dimensão politica na campanha, sem sucesso
Presidenciais 2016

A direita e as presidenciais: alternativas de voto

134
Em 2006, nas últimas eleições presidenciais em que não havia um incumbente, mais de 61% dos eleitores inscritos votaram. Veremos quantos votarão no próximo dia 24 de Janeiro.
Presidenciais 2016

Raio X aos candidatos. O que devemos saber?

A 24 de janeiro, os portugueses vão escolher o próximo Presidente. Mas será que sabemos tudo sobre os candidatos? Devemos exigir saber mais sobre quem quer ocupar o mais alto cargo da nação?
Campanha dia a dia

Ser reitor deu experiência política, diz Nóvoa - como aconteceu

Marcelo diz que é um "pirilampo", Maria de Belém exige que Portugal não seja "boicotado". E Sampaio da Nóvoa contraria a ideia de que não tem experiência política.
Presidenciais 2016

"Marcelo é fixe", o resto para ele já não existe

Vai à frente e já só espera que a campanha acabe depressa. Marcelo cola-se a Soares e descansa Costa. Até no que diz respeito ao sistema financeiro, será amigo do Governo.
Presidenciais 2016

Maria de Belém: uma campanha flat

"É tudo a cinco euros, cinco euros". Este seria um dia normal na feira da Nazaré. Seria. Belém encontrou uma feira vazia e não conseguiu surfar a onda perfeita. Partiu para o ataque - Alegre ajudou.
Presidenciais 2016

Um chat falhado, uma enchente e um Nóvoa poveiro

Dia de contrastes na caravana Nóvoa. Começou na Afurada a ouvir queixas dos pescadores, acabou em Matosinhos a ouvir palmas. Pelo meio, uma viagem ao passado e aos afetos. E a política?
A página está a demorar muito tempo.