Segundo uma sondagem publicada no jornal espanhol El Mundo, se as eleições espanholas acontecessem agora o Podemos ganharia com 28,3% dos votos, quatro vezes acima da votação que o partido obteve nas eleições europeias. Na mesma sondagem o PP — que ganhou as últimas eleições com 44,6% — teria 26,3% dos votos, enquanto o PSOE fica em torno dos 20%.

O Podemos tem apenas oito meses e participou num sufrágio pela primeira vez nas eleições europeias, onde conseguiu eleger cinco deputados.

Assim, e tendo em conta estes resultados, a divisão do Congresso dos Deputados seria feita em três blocos onde a esquerda sairia vencedora – mas sem maioria absoluta. O jornal espanhol adianta que será difícil formar-se um Governo sólido através de coligações, adiantando que essas poderiam ser Podemos-PSOE ou PSOE-PP.

Segundo o El País, o recente partido de esquerda está a deixar os empresários preocupados. Um empresário, que quis manter o anonimato, disse ao jornal que se “deve levar o Podemos muito a sério, já se converteu em algo mais que uma experiência. É uma realidade e uma ameaça.” Outro empresário explicou que o principal problema é não se conhecer o projeto do partido: “Até agora limitaram-se a pôr um espelho que reflete a crise política, económica e institucional, e a ganhar votos pelo desencanto.”

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR