PSOE

Espanha

Espanha. Sánchez e Iglesias falham acordo

149
A reunião entre o primeiro-ministro espanhol e Pablo Iglesias, líder do Unidas Podemos falhou e assim cresce a probabilidade de Espanha ter eleições antecipadas.
PSOE

PSOE mandata Sánchez para governar sozinho

O PSOE aprovou por unanimidade um documento que vai permitir ao primeiro-ministro avançar para um governo apenas socialista. Partido vai negociar apoio parlamentar com a Unidas Podemos.
Espanha

Apelo a PP e Ciudadanos para viabilizarem Sánchez

A porta-voz do governo espanhol veio pedir a dois dos principais partidos da oposição que se abstenham na investidura de Pedro Sánchez com o objetivo de viabilizarem um futuro Governo socialista.
Espanha

Espanha. Empresários querem Sánchez sozinho

104
A Confederação de Organizações Empresariais apela ao sentido de Estado e pede que PP e Ciudadanos se abstenham para que Sánchez governe sozinho. Empresários não querem que PSOE dependa do Podemos.
Espanha

Três avisos por causa das eleições espanholas /premium

196
O luxo de excluir partidos ditos de “extrema-direita” ou “extrema-esquerda” durou, após a Guerra Fria, apenas enquanto os outros partidos não precisaram deles para disputarem o poder.
PSOE

PSOE admite tentar governar sozinho, em minoria

A vice-presidente do Executivo espanhol disse que o PSOE vai tentar governar com 123 deputados, defendendo um governo progressista no sentido de conseguir "quatro anos de tranquilidade".
Espanha

O "triunfo socialista" nas capas de jornais

Os jornais espanhóis destacam a vitória do PSOE mas dão, também, enfoque à "pressão sobre Rivera" (Ciudadanos) e, ainda, ao colapso do Partido Popular (PP).
Espanha

Como os jornais lêem os resultados das eleições

O PSOE de Pedro Sánchez -- o "outro rei" de Espanha -- teve uma "grande vitória", apesar de ficar aquém da maioria. Imprensa espanhola e estrangeira diz que a direita precisa de fazer uma "reflexão".
Espanha

Os discursos da noite eleitoral nas entrelinhas /premium

O líder do PSOE deixou a porta aberta para negociar com todos. Casado passou culpas, Rivera reclamou estatuto de partido de poder e Iglesias chutou para canto. Abascal disparou em todas as direções.
Espanha

Espanha. As reações dos candidatos aos resultados

Pedro Sánchez fez o discurso da vitória, e o líder do Vox comemorou entrada no parlamento. Pablo Casado, do PP, assumiu a culpa pelos maus resultados, enquanto Albert Rivera prometeu ser governo.
Ciudadanos

Espanha. Os três incidentes que marcam as eleições

Do dia de votos em Espanha, destacam-se 3 incidentes: uma candidata teve de enfrentar separatistas catalães, outra ficou pendurada num cumprimento e um elemento do Vox quis atrapalhar a imprensa.
Espanha

BICA. Espanha vai a eleições num saco de gatos

Que forças se vão unir depois de domingo, em Espanha? Entre os extremos e o centro, os cenários possíveis são inúmeros e confusos. A análise de Filomena Martins, Nuno Vinha e Sara Antunes de Oliveira.
Espanha

Dois dias e dois debates para convencer indecisos

Em Espanha, há debate dia sim, dia sim. O primeiro é esta segunda-feira e na terça já vai haver outro. Esta fórmula inédita foi atingida após várias recusas — e uma cedência — de Sánchez.
Espanha

Governo de Sánchez nas mãos de independentistas

As sondagens dão todas a vitória ao PSOE, mas nunca com maioria. Além da ajuda do Podemos (que quer mandar nas polícias) vão ter de estender a mãos aos independentistas (que querem um referendo).
Espanha

Espanha. "Guerra dos Tronos" na campanha eleitoral

Partido Popular e PSOE tentam tirar partido da estreia da última temporada da série de George R. R. Martin. Os populares dizem que Espanha não tem sete reinos e o PSOE fala em "caminhantes brancos".
Espanha

Direita pode recuperar o governo em Espanha

112
PP, Ciudadanos e Vox estão a 3 deputados de controlar a maioria do parlamento espanhol. O PSOE é o partido mais votado, com 28,6%. Há eleições em Espanha a 28 de abril.
Espanha

Pessimismo espanhol aumenta na era Sánchez

102
O tombo em relação a 2017 é gigante, mas a tendência não melhorou com a mudança no Governo -- antes pelo contrário. A direita, juntamente com a extrema-direita, tem 50% das intenções de voto.
Espanha

Andaluzia. PP e Ciudadanos dividem governação

104
Acordo fechado na Andaluzia deixa PP com o governo autonómico e o Ciudadanos com a presidência do Parlamento. A extrema-direita não entrou no acordo político, mas terá um lugar na Mesa do Parlamento.
Espanha

Espanha volta a discutir pena de prisão perpétua

321
A morte violenta de uma professora em Espanha está a chocar o país, agora os partidos voltaram a discutir em pleno Congresso uma possível revisão à pena de prisão perpétua renovável.
Espanha

Espanha. Vox é o 5.º partido nas intenções de voto

358
Destacou-se nas eleições andaluzas e agora está a marcar as sondagens para as eleições no Parlamento nacional. As sondagens já apontam para 16 ou mais deputados eleitos.
Espanha

O partido que quer Espanha "orgulhosa do passado"

374
Dizem-se de "extrema necessidade", não de "extrema-direita". O VOX abalou o bastião socialista da Andaluzia. Nacionalista, contra a imigração, que partido é este que quer "Espanha grande de novo"?
PSOE

Eleições na Andaluzia podem mudar rumo do PSOE

"O primeiro grande teste à governação de Pedro Sánchez está na Andaluzia", e pode alterar a estratégia do governo socialista espanhol, afirma Jordi Rodríguez Virgili à agência Lusa.
Pedro Sánchez

Suspeitas de plágio ensombram governo de Sanchéz

256
Imprensa espanhola acedeu à tese de Pedro Sanchéz e alguns insistem que houve plágio no seu trabalho académico. Socialista nega, ameaça com processos e vai tornar a tese pública esta sexta-feira.
Espanha

PSOE dispara para primeiro nas sondagens

Dois meses depois de ter subido ao poder, o PSOE de Pedro Sánchez tem uma boa notícia: o barómetro do CIS dá-lhe o primeiro lugar, com 29,9% dos votos. PP afunda mas a queda do Podemos é ainda maior.
Espanha

A novela de Pedro Sánchez, o concerto e o avião

Pedro Sánchez viajou no Falcon oficial para ver um concerto dos The Killers. O avião voltou a Madrid e depois voltou a Valência para ir buscar o presidente do Governo espanhol. Que não tinha agenda.
Espanha

Sánchez acusado de "oferecer" TVE ao Podemos

Governo de Pedro Sánchez está a ser acusado de "oferecer" a televisão e rádio públicas ao Podemos, depois de aceitar o nome do jornalista Andrés Gil para presidente da TVE. Bascos devem bloqueá-lo.
Espanha

PSOE recupera nas sondagens

O Ciudadanos continua a ser o partido mais votado em Espanha, mas os socialistas recuperam nas preferências de voto, revela a primeira sondagem do El Español já com o governo de Sánchez em funções.
Pedro Sánchez

Governo espanhol "comprometido com a igualdade"

215
O socialista Pedro Sánchez apresentou ao rei Felipe VI os nomes que compõem o novo governo espanhol, que tem mais mulheres do que homens e está "comprometido com a igualdade".
Espanha

Espanha. O Governo mais feminino de sempre 

438
Os nomes dos novos ministros espanhóis foram conhecidos oficialmente esta quarta-feira, 6 de junho. Mais de 60% são mulheres. Conheça os novos governantes.
Espanha

Pedro Sánchez escolhe equipa pequena e a prazo

854
Líder do PSOE é o sétimo presidente do Governo, um ano depois de ter recuperado a liderança do seu partido, e conta com o apoio de apenas 84 deputados. Sánchez e Costa já têm um encontro combinado.
Espanha

Juncker: plena confiança no compromisso de Sánchez

Presidente da Comissão Europeia enviou mensagem de felicitações ao novo chefe de Governo espanhol, Pedro Sánchez, na qual diz ter "plena confiança no seu compromisso com o projeto europeu".
Mariano Rajoy

Rajoy perde moção de censura, Sánchez é Presidente - como aconteceu

595
O socialista Pedro Sánchez conseguiu reunir os apoios necessários para derrubar Mariano Rajoy — e suceder-lhe na liderança do governo de Espanha. O voto de independentistas foram cruciais.
Espanha

Moção. Albert Rivera quer eleições no outono

O Ciudadanos está disposto a negociar com o PP. Se Rajoy não aceitar a proposta negociará com o PSOE. A ideia para ambos é a mesma: ter eleições no outono, depois de aprovado o Orçamento de Estado.
Espanha

Sondagem. Líder do Ciudadanos bate todos os rivais

204
Se Espanha fosse hoje a votos, o líder do Ciudadanos, Albert Rivera, ganharia a preferência dos eleitores, revela uma sondagem do El Espanol. Socialista Pedro Sanchez segue-o, mas a distância aumenta.
Espanha

Sondagem coloca Ciudadanos em primeiro com 28,9%

Subida do Ciudadanos é feita à custa do PP e do PSOE, que perdem votos para o partido formado por Albert Rivera. Unidos Podemos fica em quarto lugar.
Espanha

Sondagens. Cuidadanos reforça vantagem

É um resultado à condição: se as eleições gerais espanholas fossem hoje, o partido de Albert Rivera deixaria o Partido Popular a mais de seis pontos de distância. Socialistas são a terceira opção.
Espanha

"Efeito Arrimadas": Ciudadanos já é o mais votado

129
O Ciudadanos surge como o partido mais votado nas sondagens espanholas mais recentes. PP e PSOE podem ver-se obrigados a negociar com Albert Rivera para formar Governo. É o "efeito Arrimadas".
Espanha

Sondagem El País: Ciudadanos à frente do PP e PSOE

Sondagem do maior jornal espanhol põe partido de Albert Rivera à frente dos tradicionais partidos mais votados em Espanha, o partido popular (PP) e o partido socialista (PSOE).
PSOE

Sánchez: "É hora de Rajoy encontrar uma solução"

O líder do PSOE colocou toda a pressão do lado do primeiro-ministro espanhol: depois de "anos a olhar para o lado", é Rajoy quem tem de encontrar "uma solução política" para o impasse na Catalunha.
Eurogrupo

Líder do PSOE apoia candidatura de Centeno

Pedro Sánchez declarou que apoia a candidatura do ministro das Finanças à presidência do Eurogrupo. O líder do PSOE disse que "seria uma boa notícia ter um ibérico" à frente da instituição.
Catalunha

Catalunha. Governo e PSOE marcam eleições

O governo espanhol e o principal partido da oposição chegaram a acordo para convocar eleições na Catalunha em janeiro. O governo reúne-se no sábado em Conselho de Ministros extraordinário.
PSOE

PSOE espanhol critica "fuga para frente de Maduro"

O secretário de Relações Internacionais do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) considerou hoje que a "fuga em frente" do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, leva o país para o "precipício"
PSOE

Pedro Sánchez afasta barões da direção do PSOE

O reeleito secretário-geral do PSOE, Pedro Sánchez encerrou, o 39.º Congresso do partido em que os 'barões' mais críticos foram afastados dos órgãos diretivos, que agora são da sua inteira confiança.
Socialismo

Acabou o mar de rosas socialista na Europa?

1.103
Os partidos socialistas europeus vivem a sua maior crise — com destaque para o PS francês, um histórico à beira da extinção. Austeridade, coligações impopulares e erros de cálculo explicam o fracasso.
PSOE

Uma vitória de Pirro

É a deriva dos antigos partidos socialistas perante a concorrência dos movimentos populistas que se reclamam da esquerda que está a provocar a actual crise.
PSOE

Quem será o novo líder dos socialistas espanhóis?

Uma mulher sem papas na língua, o obreiro de consensos e um ex-líder que se mantém popular por se recusar a apoiar Mariano Rajoy, mesmo tendo perdido duas eleições. O PSOE escolhe hoje o novo líder.
PSOE

Sánchez apoia "a via portuguesa de Antonio Soares"

110
Pedro Sánchez confundiu Costa com Soares mas elogiou a "la via portuguesa" de governação. Mas a frase do debate pela liderança do PSOE foi outra: "No mientas, cariño!", pediu Susana Diaz a Sánchez.
Espanha

Sondagem. PP vence eleições e PS volta ao 2º lugar

Mariano Rajoy perde terreno para o segundo classificado. Em plena campanha para a liderança, o PSOE recupera o segundo lugar das intenções de voto, atirando o Podemos para a terceira posição.
PSOE

Sánchez admite apresentar moção de censura a Rajoy

Ex-líder do PSOE admite apresentar uma moção de censura contra Rajoy, caso seja eleito nas primárias de 21 de maio. Garante, porém, que não o fará a curto prazo. Quer um PSOE "virado à esquerda".
Espanha

Vá lá PSOE, juntos Podemos

111
Pablo Iglésias, secretário-geral do Podemos, enviou uma carta a Javier Fernández, líder da Comissão de Gestão do PSOE, para tentar reunir forças para fazer avançar a moção de censura contra o PP.
Espanha

Como um café mudou a vida de Zapatero e Carme

Antigo presidente do governo escreveu um comovente texto a recordar ex-ministra da Habitação e da Defesa, onde explica o trabalho no passado e o legado para o futuro no presente dividido do PSOE.
Espanha

Ex-ministra da Defesa espanhola morre aos 46 anos

1.024
Carme Chacón foi a primeira mulher a chegar ao cargo de ministra da Defesa em Espanha. Ex-ministra socialista tinha 46 anos e sofria do síndrome do "coração invertido". Morreu em casa este domingo.
PSOE

Susana Díaz rejeita PSOE envolvido em "geringonça"

A presidente da Andaluzia já é oficialmente candidata às primárias do PSOE e só quer formar Governo se o PSOE for o partido mais votado nas eleições. Quer contrariar "imitação" do Podemos.
Catalunha

Espanha. Governo volta a recusar referendo catalão

Espanha não é a Escócia. Responsáveis do governo regional querem que Madrid siga os passos de Londres e aceite dialogar os termos de um referendo. Governo não dá qualquer hipótese.
Espanha

Díaz vai avançar para primárias do PSOE este mês

A presidente da junta da Andaluzia, Susana Díaz, já tem data para anunciar a sua candidatura ao cargo de secretária-geral do PSOE. Pedro Sánchez já avançou, em janeiro.
PSOE

Ex-líder dos PSOE em "campanha" por Espanha

Pedro Sánchez já não é líder dos socialistas espanhóis mas não desistiu de voltar à liderança do partido e por isso vai iniciar, "já para a semana", um périplo pelo país.
PSOE

Barões do PSOE preferem apoiar Patxi López

O primeiro candidato a entrar no PSOE foi Pedro Sánchez, que convidou Patxi López a juntar-se ao projeto. Mas agora os barões críticos do partido preferem que Sánchez apoie Patxi.
Espanha

López quer que PSOE tire o socialismo da gaveta

O primeiro candidato à sucessão de Sánchez apresentou a candidatura e rejeita a "terceira via" como desculpa para apoiar "políticas de direita". Diz que permitir governo de Rajoy foi "um erro".
Espanha

Patxi López é candidato à liderança do PSOE

Socialistas espanhóis marcaram congresso para 17 e 18 de junho. O antigo presidente do parlamento espanhol apresenta a candidatura no domingo e deverá ter a oposição de Susana Díaz.
PSOE

PSOE prepara-se para ter novo líder antes do verão

Este sábado o calendário para as primárias e o congresso do partido socialista espanhol deve ficar fechado. As eleições devem realizar-se em maio e o congresso a meio de junho.
PSOE

PSOE. Díaz e Sánchez perto do duelo

Segundo a imprensa espanhola, Susana Díaz e Pedro Sánchez estão apenas a fazer tempo até lançarem as suas candidaturas à liderança do PSOE. Tanto para um como para outro, as sondagens não são boas.
Espanha

Salário mínimo em Espanha vai aumentar 52,4 euros

O Governo espanhol e o PSOE chegaram a acordo para um aumento de 8% do salário mínimo em 2017, o que significa mais 52,4 euros por mês e uma remuneração que passa para os 707,6 euros.
Espanha

PP e Podemos sobem em sondagem. PSOE afunda-se

Partido do primeiro-ministro cresce, mas não chega à maioria absoluta. Podemos de Iglesias ultrapassa socialistas do PSOE, que caem a pique após viabilizarem o governo da direita.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)