PSOE
Podemos

PSOE diz que está "zangado" com Podemos 

Questionada sobre o Podemos, a porta-voz do PSOE usou palavras como "desconfiança" e "chantagem" mas também garantiu que as relações entre os partidos se mantêm. Só não explicou em que moldes.
Espanha

Sánchez falha acordo. Espanha perto de eleições

Felipe VI decidiu não propor qualquer candidato para formar Governo, o que deixa Espanha a caminho de novas eleições. Acordo ainda é possível até terça-feira, mas Sánchez diz que já tentou tudo.
Espanha

Ciudadanos propõe pacto com PP e PSOE

Há 5 meses, o eleitorado de Sánchez gritava "com Rivera não!", mas a investidura pode mesmo passar pelo Ciudadanos. Rivera propõe abstenção com o PP e impõe 3 condições. PSOE diz que já são cumpridas.
Espanha

Sánchez volta a recusar proposta de Iglesias

O PSOE e o Unidos Podemos continuam a não chegar a um entendimento que permita desbloquear o impasse político em Espanha. Nova reunião entre Sánchez e Iglesias terá durado apenas dez minutos.
Espanha

PSOE e Podemos voltam à mesa de negociações

O novo encontro sucede a uma reunião na última quinta-feira, que acabou sem fumo branco. Terá sido pedido pelo PSOE, que tenta garantir apoio que viabilize um Governo socialista de Pedro Sánchez.
Igualdade de Género

Espanha debate alunas isentas em "cursos de homem"

1322
O PSOE propôs, num programa em que pisca o olho ao Podemos, que as alunas não paguem o primeiro ano de matrícula em "cursos de homens". Há quem fale em machismo e pergunte: e os alunos de enfermagem?
PSOE

Proposta de Unidas Podemos é "inviável", diz PSOE

Unidas Podemos propõe retomar do diálogo e continua a insistir numa vice-presidência e três ministérios. Socialistas afirmam que uma coligação não está em cima da mesa.
Pedro Sánchez

Negociações entre PSOE e Podemos sem acordo

A proposta final de Sánchez foi a oferta da vice-presidência social e três ministérios. Iglesias recusou, Sánchez vai a votos esta quinta-feira às 13h e a maioria simples é suficiente.
Espanha

Espanha. Sánchez e Iglesias falham acordo

149
A reunião entre o primeiro-ministro espanhol e Pablo Iglesias, líder do Unidas Podemos falhou e assim cresce a probabilidade de Espanha ter eleições antecipadas.
PSOE

PSOE mandata Sánchez para governar sozinho

O PSOE aprovou por unanimidade um documento que vai permitir ao primeiro-ministro avançar para um governo apenas socialista. Partido vai negociar apoio parlamentar com a Unidas Podemos.
Espanha

Apelo a PP e Ciudadanos para viabilizarem Sánchez

A porta-voz do governo espanhol veio pedir a dois dos principais partidos da oposição que se abstenham na investidura de Pedro Sánchez com o objetivo de viabilizarem um futuro Governo socialista.
Espanha

Espanha. Empresários querem Sánchez sozinho

104
A Confederação de Organizações Empresariais apela ao sentido de Estado e pede que PP e Ciudadanos se abstenham para que Sánchez governe sozinho. Empresários não querem que PSOE dependa do Podemos.
Espanha

Três avisos por causa das eleições espanholas /premium

196
O luxo de excluir partidos ditos de “extrema-direita” ou “extrema-esquerda” durou, após a Guerra Fria, apenas enquanto os outros partidos não precisaram deles para disputarem o poder.
PSOE

PSOE admite tentar governar sozinho, em minoria

A vice-presidente do Executivo espanhol disse que o PSOE vai tentar governar com 123 deputados, defendendo um governo progressista no sentido de conseguir "quatro anos de tranquilidade".
Espanha

O "triunfo socialista" nas capas de jornais

Os jornais espanhóis destacam a vitória do PSOE mas dão, também, enfoque à "pressão sobre Rivera" (Ciudadanos) e, ainda, ao colapso do Partido Popular (PP).
Espanha

Como os jornais lêem os resultados das eleições

O PSOE de Pedro Sánchez -- o "outro rei" de Espanha -- teve uma "grande vitória", apesar de ficar aquém da maioria. Imprensa espanhola e estrangeira diz que a direita precisa de fazer uma "reflexão".
Espanha

Os discursos da noite eleitoral nas entrelinhas /premium

O líder do PSOE deixou a porta aberta para negociar com todos. Casado passou culpas, Rivera reclamou estatuto de partido de poder e Iglesias chutou para canto. Abascal disparou em todas as direções.
Espanha

Espanha. As reações dos candidatos aos resultados

Pedro Sánchez fez o discurso da vitória, e o líder do Vox comemorou entrada no parlamento. Pablo Casado, do PP, assumiu a culpa pelos maus resultados, enquanto Albert Rivera prometeu ser governo.
Ciudadanos

Espanha. Os três incidentes que marcam as eleições

Do dia de votos em Espanha, destacam-se 3 incidentes: uma candidata teve de enfrentar separatistas catalães, outra ficou pendurada num cumprimento e um elemento do Vox quis atrapalhar a imprensa.
Espanha

BICA. Espanha vai a eleições num saco de gatos

Que forças se vão unir depois de domingo, em Espanha? Entre os extremos e o centro, os cenários possíveis são inúmeros e confusos. A análise de Filomena Martins, Nuno Vinha e Sara Antunes de Oliveira.
Espanha

Dois dias e dois debates para convencer indecisos

Em Espanha, há debate dia sim, dia sim. O primeiro é esta segunda-feira e na terça já vai haver outro. Esta fórmula inédita foi atingida após várias recusas — e uma cedência — de Sánchez.
Espanha

Governo de Sánchez nas mãos de independentistas

As sondagens dão todas a vitória ao PSOE, mas nunca com maioria. Além da ajuda do Podemos (que quer mandar nas polícias) vão ter de estender a mãos aos independentistas (que querem um referendo).
Espanha

Espanha. "Guerra dos Tronos" na campanha eleitoral

Partido Popular e PSOE tentam tirar partido da estreia da última temporada da série de George R. R. Martin. Os populares dizem que Espanha não tem sete reinos e o PSOE fala em "caminhantes brancos".
Espanha

Direita pode recuperar o governo em Espanha

112
PP, Ciudadanos e Vox estão a 3 deputados de controlar a maioria do parlamento espanhol. O PSOE é o partido mais votado, com 28,6%. Há eleições em Espanha a 28 de abril.
Espanha

Pessimismo espanhol aumenta na era Sánchez

102
O tombo em relação a 2017 é gigante, mas a tendência não melhorou com a mudança no Governo -- antes pelo contrário. A direita, juntamente com a extrema-direita, tem 50% das intenções de voto.
Espanha

Andaluzia. PP e Ciudadanos dividem governação

104
Acordo fechado na Andaluzia deixa PP com o governo autonómico e o Ciudadanos com a presidência do Parlamento. A extrema-direita não entrou no acordo político, mas terá um lugar na Mesa do Parlamento.
Espanha

Espanha volta a discutir pena de prisão perpétua

321
A morte violenta de uma professora em Espanha está a chocar o país, agora os partidos voltaram a discutir em pleno Congresso uma possível revisão à pena de prisão perpétua renovável.
Espanha

Espanha. Vox é o 5.º partido nas intenções de voto

358
Destacou-se nas eleições andaluzas e agora está a marcar as sondagens para as eleições no Parlamento nacional. As sondagens já apontam para 16 ou mais deputados eleitos.
Espanha

O partido que quer Espanha "orgulhosa do passado"

374
Dizem-se de "extrema necessidade", não de "extrema-direita". O VOX abalou o bastião socialista da Andaluzia. Nacionalista, contra a imigração, que partido é este que quer "Espanha grande de novo"?
PSOE

Eleições na Andaluzia podem mudar rumo do PSOE

"O primeiro grande teste à governação de Pedro Sánchez está na Andaluzia", e pode alterar a estratégia do governo socialista espanhol, afirma Jordi Rodríguez Virgili à agência Lusa.
Pedro Sánchez

Suspeitas de plágio ensombram governo de Sanchéz

256
Imprensa espanhola acedeu à tese de Pedro Sanchéz e alguns insistem que houve plágio no seu trabalho académico. Socialista nega, ameaça com processos e vai tornar a tese pública esta sexta-feira.
Espanha

PSOE dispara para primeiro nas sondagens

Dois meses depois de ter subido ao poder, o PSOE de Pedro Sánchez tem uma boa notícia: o barómetro do CIS dá-lhe o primeiro lugar, com 29,9% dos votos. PP afunda mas a queda do Podemos é ainda maior.
Espanha

A novela de Pedro Sánchez, o concerto e o avião

Pedro Sánchez viajou no Falcon oficial para ver um concerto dos The Killers. O avião voltou a Madrid e depois voltou a Valência para ir buscar o presidente do Governo espanhol. Que não tinha agenda.
Espanha

Sánchez acusado de "oferecer" TVE ao Podemos

Governo de Pedro Sánchez está a ser acusado de "oferecer" a televisão e rádio públicas ao Podemos, depois de aceitar o nome do jornalista Andrés Gil para presidente da TVE. Bascos devem bloqueá-lo.
Espanha

PSOE recupera nas sondagens

O Ciudadanos continua a ser o partido mais votado em Espanha, mas os socialistas recuperam nas preferências de voto, revela a primeira sondagem do El Español já com o governo de Sánchez em funções.
Pedro Sánchez

Governo espanhol "comprometido com a igualdade"

215
O socialista Pedro Sánchez apresentou ao rei Felipe VI os nomes que compõem o novo governo espanhol, que tem mais mulheres do que homens e está "comprometido com a igualdade".
Espanha

Espanha. O Governo mais feminino de sempre 

438
Os nomes dos novos ministros espanhóis foram conhecidos oficialmente esta quarta-feira, 6 de junho. Mais de 60% são mulheres. Conheça os novos governantes.
Espanha

Pedro Sánchez escolhe equipa pequena e a prazo

854
Líder do PSOE é o sétimo presidente do Governo, um ano depois de ter recuperado a liderança do seu partido, e conta com o apoio de apenas 84 deputados. Sánchez e Costa já têm um encontro combinado.
Espanha

Juncker: plena confiança no compromisso de Sánchez

Presidente da Comissão Europeia enviou mensagem de felicitações ao novo chefe de Governo espanhol, Pedro Sánchez, na qual diz ter "plena confiança no seu compromisso com o projeto europeu".
Mariano Rajoy

Rajoy perde moção de censura, Sánchez é Presidente - como aconteceu

595
O socialista Pedro Sánchez conseguiu reunir os apoios necessários para derrubar Mariano Rajoy — e suceder-lhe na liderança do governo de Espanha. O voto de independentistas foram cruciais.
Espanha

Moção. Albert Rivera quer eleições no outono

O Ciudadanos está disposto a negociar com o PP. Se Rajoy não aceitar a proposta negociará com o PSOE. A ideia para ambos é a mesma: ter eleições no outono, depois de aprovado o Orçamento de Estado.
Espanha

Sondagem. Líder do Ciudadanos bate todos os rivais

204
Se Espanha fosse hoje a votos, o líder do Ciudadanos, Albert Rivera, ganharia a preferência dos eleitores, revela uma sondagem do El Espanol. Socialista Pedro Sanchez segue-o, mas a distância aumenta.
Espanha

Sondagem coloca Ciudadanos em primeiro com 28,9%

Subida do Ciudadanos é feita à custa do PP e do PSOE, que perdem votos para o partido formado por Albert Rivera. Unidos Podemos fica em quarto lugar.
Espanha

Sondagens. Cuidadanos reforça vantagem

É um resultado à condição: se as eleições gerais espanholas fossem hoje, o partido de Albert Rivera deixaria o Partido Popular a mais de seis pontos de distância. Socialistas são a terceira opção.
Espanha

"Efeito Arrimadas": Ciudadanos já é o mais votado

129
O Ciudadanos surge como o partido mais votado nas sondagens espanholas mais recentes. PP e PSOE podem ver-se obrigados a negociar com Albert Rivera para formar Governo. É o "efeito Arrimadas".
Espanha

Sondagem El País: Ciudadanos à frente do PP e PSOE

Sondagem do maior jornal espanhol põe partido de Albert Rivera à frente dos tradicionais partidos mais votados em Espanha, o partido popular (PP) e o partido socialista (PSOE).
PSOE

Sánchez: "É hora de Rajoy encontrar uma solução"

O líder do PSOE colocou toda a pressão do lado do primeiro-ministro espanhol: depois de "anos a olhar para o lado", é Rajoy quem tem de encontrar "uma solução política" para o impasse na Catalunha.
Eurogrupo

Líder do PSOE apoia candidatura de Centeno

Pedro Sánchez declarou que apoia a candidatura do ministro das Finanças à presidência do Eurogrupo. O líder do PSOE disse que "seria uma boa notícia ter um ibérico" à frente da instituição.
Catalunha

Catalunha. Governo e PSOE marcam eleições

O governo espanhol e o principal partido da oposição chegaram a acordo para convocar eleições na Catalunha em janeiro. O governo reúne-se no sábado em Conselho de Ministros extraordinário.
PSOE

PSOE espanhol critica "fuga para frente de Maduro"

O secretário de Relações Internacionais do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) considerou hoje que a "fuga em frente" do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, leva o país para o "precipício"
PSOE

Pedro Sánchez afasta barões da direção do PSOE

O reeleito secretário-geral do PSOE, Pedro Sánchez encerrou, o 39.º Congresso do partido em que os 'barões' mais críticos foram afastados dos órgãos diretivos, que agora são da sua inteira confiança.
Socialismo

Acabou o mar de rosas socialista na Europa?

1102
Os partidos socialistas europeus vivem a sua maior crise — com destaque para o PS francês, um histórico à beira da extinção. Austeridade, coligações impopulares e erros de cálculo explicam o fracasso.
PSOE

Uma vitória de Pirro

É a deriva dos antigos partidos socialistas perante a concorrência dos movimentos populistas que se reclamam da esquerda que está a provocar a actual crise.
PSOE

Quem será o novo líder dos socialistas espanhóis?

Uma mulher sem papas na língua, o obreiro de consensos e um ex-líder que se mantém popular por se recusar a apoiar Mariano Rajoy, mesmo tendo perdido duas eleições. O PSOE escolhe hoje o novo líder.
PSOE

Sánchez apoia "a via portuguesa de Antonio Soares"

109
Pedro Sánchez confundiu Costa com Soares mas elogiou a "la via portuguesa" de governação. Mas a frase do debate pela liderança do PSOE foi outra: "No mientas, cariño!", pediu Susana Diaz a Sánchez.
Espanha

Sondagem. PP vence eleições e PS volta ao 2º lugar

Mariano Rajoy perde terreno para o segundo classificado. Em plena campanha para a liderança, o PSOE recupera o segundo lugar das intenções de voto, atirando o Podemos para a terceira posição.
PSOE

Sánchez admite apresentar moção de censura a Rajoy

Ex-líder do PSOE admite apresentar uma moção de censura contra Rajoy, caso seja eleito nas primárias de 21 de maio. Garante, porém, que não o fará a curto prazo. Quer um PSOE "virado à esquerda".
Espanha

Vá lá PSOE, juntos Podemos

111
Pablo Iglésias, secretário-geral do Podemos, enviou uma carta a Javier Fernández, líder da Comissão de Gestão do PSOE, para tentar reunir forças para fazer avançar a moção de censura contra o PP.
Espanha

Como um café mudou a vida de Zapatero e Carme

Antigo presidente do governo escreveu um comovente texto a recordar ex-ministra da Habitação e da Defesa, onde explica o trabalho no passado e o legado para o futuro no presente dividido do PSOE.
Espanha

Ex-ministra da Defesa espanhola morre aos 46 anos

1022
Carme Chacón foi a primeira mulher a chegar ao cargo de ministra da Defesa em Espanha. Ex-ministra socialista tinha 46 anos e sofria do síndrome do "coração invertido". Morreu em casa este domingo.
PSOE

Susana Díaz rejeita PSOE envolvido em "geringonça"

A presidente da Andaluzia já é oficialmente candidata às primárias do PSOE e só quer formar Governo se o PSOE for o partido mais votado nas eleições. Quer contrariar "imitação" do Podemos.
Catalunha

Espanha. Governo volta a recusar referendo catalão

Espanha não é a Escócia. Responsáveis do governo regional querem que Madrid siga os passos de Londres e aceite dialogar os termos de um referendo. Governo não dá qualquer hipótese.
Espanha

Díaz vai avançar para primárias do PSOE este mês

A presidente da junta da Andaluzia, Susana Díaz, já tem data para anunciar a sua candidatura ao cargo de secretária-geral do PSOE. Pedro Sánchez já avançou, em janeiro.
PSOE

Ex-líder dos PSOE em "campanha" por Espanha

Pedro Sánchez já não é líder dos socialistas espanhóis mas não desistiu de voltar à liderança do partido e por isso vai iniciar, "já para a semana", um périplo pelo país.
PSOE

Barões do PSOE preferem apoiar Patxi López

O primeiro candidato a entrar no PSOE foi Pedro Sánchez, que convidou Patxi López a juntar-se ao projeto. Mas agora os barões críticos do partido preferem que Sánchez apoie Patxi.
Espanha

López quer que PSOE tire o socialismo da gaveta

O primeiro candidato à sucessão de Sánchez apresentou a candidatura e rejeita a "terceira via" como desculpa para apoiar "políticas de direita". Diz que permitir governo de Rajoy foi "um erro".
Espanha

Patxi López é candidato à liderança do PSOE

Socialistas espanhóis marcaram congresso para 17 e 18 de junho. O antigo presidente do parlamento espanhol apresenta a candidatura no domingo e deverá ter a oposição de Susana Díaz.
PSOE

PSOE prepara-se para ter novo líder antes do verão

Este sábado o calendário para as primárias e o congresso do partido socialista espanhol deve ficar fechado. As eleições devem realizar-se em maio e o congresso a meio de junho.
PSOE

PSOE. Díaz e Sánchez perto do duelo

Segundo a imprensa espanhola, Susana Díaz e Pedro Sánchez estão apenas a fazer tempo até lançarem as suas candidaturas à liderança do PSOE. Tanto para um como para outro, as sondagens não são boas.
Espanha

Salário mínimo em Espanha vai aumentar 52,4 euros

O Governo espanhol e o PSOE chegaram a acordo para um aumento de 8% do salário mínimo em 2017, o que significa mais 52,4 euros por mês e uma remuneração que passa para os 707,6 euros.
Espanha

PP e Podemos sobem em sondagem. PSOE afunda-se

Partido do primeiro-ministro cresce, mas não chega à maioria absoluta. Podemos de Iglesias ultrapassa socialistas do PSOE, que caem a pique após viabilizarem o governo da direita.
Espanha

Sánchez renuncia ao lugar de deputado

Ex-líder do PSOE renunciou ao lugar de deputado para evitar a obrigação de respeitar a orientação de voto do seu partido e abster-se na votação que irá eleger Mariano Rajoy chefe do Governo.
PSOE

PSOE. Ex-líder não revela se irá abster-se

O ex-secretário-geral do PSOE indicou que irá votar "não" na primeira votação de investidura de Mariano Rajoy, mas não revelou se irá respeitar a disciplina de voto e abster-se na segunda votação.
PSOE

MNE espanhol: abstenção do PSOE é "boa notícia"

José Manuel García-Margallo qualificou como positiva a decisão do PSOE de abster-se numa próxima votação de investidura: "é uma boa notícia que a Espanha possa, finalmente, ter um Governo".
Eleições Espanha 2016

Socialistas concentrados para dizer "não" a Rajoy

Centenas de pessoas concentraram-se em frente à sede do PSOE, em Madrid, apelando ao Comité Federal do partido para que não se pronuncie por uma abstenção que facilite a investidura de Mariano Rajoy.
Mariano Rajoy

Mariano Rajoy estende a mão a socialistas do PSOE

"Não vou colocar qualquer condição para uma investidura". Mariano Rajoy descarta a especulação de que poderia querer terceiras eleições ou colocar condições ao PSOE.
PSOE

E agora, quem manda no PSOE?

A partir deste fim de semana, o partido socialista espanhol será liderado por uma comissão gestora dirigida por Javier Fernández, do PSOE das Astúrias, e composta pelos opositores de Pedro Sanchéz.
PSOE

Sánchez demite-se. PSOE decidirá se apoia Rajoy

148
Pedro Sánchez demitiu-se após PSOE chumbar um congresso extraordinário. Partido será liderado por comissão gestora e comité decidirá se irá ou não dar a mão a Mariano Rajoy no governo espanhol.
Espanha

Sánchez ameaça demitir-se se PSOE viabilizar Rajoy

249
O líder do PSOE anunciou esta sexta-feira que se o partido decidir viabilizar um Governo de Mariano Rajoy através da abstenção, então apresentará a demissão do cargo de secretário-geral socialista.
Eleições Espanha 2016

Com o PSOE em cacos, Pedro Sánchez marca primárias

157
Depois da demissão de 17 membros da equipa de Pedro Sánchez, o PSOE está mergulhado numa guerra interna cujo desfecho ainda é incerto. Líder do órgão máximo diz que Sánchez já não manda no partido.
PSOE

17 membros do comité executivo do PSOE demitem-se

506
Demissão em bloco pode levar à queda de Pedro Sánchez, segundo a leitura que os seus opositores fazem dos estatutos do partido. Mas as regras não são claras e cada lado olha para elas a seu gosto.
Espanha

Felipe González sente-se enganado por Sánchez

O antigo presidente espanhol Felipe González sente-se enganado por Pedro Sánchez uma vez que garante que o secretário-geral do PSOE lhe disse que se ia abster.
Espanha

Pedro Sánchez recusa demitir-se. E agora PSOE?

O Comité federal do PSOE decide sábado se há ou não primárias e congresso antecipado, como Sánchez propôs. Se decidir que não, líder socialista não se demite. Vozes divergentes ouvem-se cada mais.
Eleições Espanha 2016

Como Rajoy falhou investidura. Eleições no Natal?

114
Mariano Rajoy voltou a não passar na segunda votação no Congresso dos Deputados, confirmando o impasse político que Espanha vive desde as eleições de dezembro de 2015. Poderá haver eleições no Natal.
Eleições Espanha 2016

Mariano Rajoy acaba de ser chumbado - como aconteceu

Espanha continua sem governo, depois do chumbo de mais uma tentativa do PP em formar governo. Agora, se a oposição não conseguir fazer uma coligação, haverá novas eleições
Eleições Espanha 2016

Parlamento espanhol chumba Governo de Rajoy - como aconteceu

113
Mais de dois meses depois das eleições, Mariano Rajoy levou a sua solução de Governo a votos no parlamento, depois de ter discursado na véspera. Voto contra dos socialistas chumbaram-no.
Eleições Espanha 2016

Ao 255º dia, Rajoy disse que é a única alternativa

Mariano Rajoy fez a sua proposta de Governo esta terça-feira, sabendo de antemão que deverá ser chumbada. Defendeu um Governo "estável e duradouro", por oposição a solução de "radical e ineficaz".
Política

PSOE garante que irá chumbar orçamentos de Rajoy

275
Mesmo sob a ameaça de um terceiro ato eleitoral para 25 de dezembro, dia de Natal, o PSOE não desarma. Pedro Sánchez garante que não irá viabilizar orçamentos de Mariano Rajoy.
PSOE

PSOE nega coligação com o PP de Rajoy

O PSOE recusa a criação de uma "grande coligação" e vai votar contra a investidura de Mariano Rajoy como presidente do novo executivo.
Eleições Espanha 2016

Rajoy quer negociar com PSOE mas tem outras opções

Segundo a número dois de Rajoy, o Presidente do Governo em funções está disposto a "falar com todos os grupos políticos" e quer que as negociações sejam feitas de forma "discreta".
Eleições Espanha 2016

No bairro da direita em Madrid pede-se um acordo

Chamartín é o bairro onde o PP conseguiu o melhor resultado em Madrid: 57% escolheram Rajoy. A nível nacional não foi bem assim e um acordo parece distante. Em Chamartín, desespera-se por um pacto.
Eleições Espanha 2016

PP mais forte mas sem maioria terá de negociar

Seis meses depois, as eleições espanholas mostraram que, como em dezembro, os partidos terão de negociar. Mas permitiram a Mariano Rajoy deixar a mensagem mais forte: "Ganhámos o direito de governar".
Espanha

Coligação de Podemos ultrapassa PSOE

144
Coligação entre o partido liderado por Pablo Iglesias e Esquerda Unida ultrapassa o PSOE a cerca de um mês das eleições em Espanha. PP ainda lidera sondagens com 29,9%.
PSOE

Socialistas recusam aliança com Podemos

O Podemos propôs esta terça-feira uma aliança aos socialistas para as próximas eleições gerais, marcadas para 26 de junho. PSOE respondeu de imediato: "Não, obrigado."
Espanha

Ciudadanos: acordo com Podemos é "impossível"

Ainda esta quinta-feira,o líder do Podemos, Pablo Iglesias, desmarcou a conferência de imprensa que deveria dar no final de uma reunião a três com o PSOE e o Ciudadanos.
Espanha

PSOE, Ciudadanos e Podemos reúnem quinta-feira

Ciudadanos querem entrar no governo de Pedro Sánchez, líder do Partido Socialista de Espanha. Próximo objetivo é puxar o Podemos para garantir apoios suficientes para a investidura até 3 de maio.
Pedro Sánchez

Sánchez pede a Tsipras que fale com Iglesias

Pedro Sánchez afirmou que vai pedir a Tsipras que interceda a seu favor junto de Iglesias. A falta de apoio do Podemos tem sido um grande entrave para a formação de governo.
PSOE

Rajoy acusa Sánchez de querer ser António Costa

903
"Se outros perdedores conseguiram, porque não eu?" Esta foi, segundo Rajoy, a inspiração que o PSOE de Pedro Sánchez veio buscar a Portugal. A afirmação foi feita durante o debate da investidura.
Eleições Espanha 2015

PSOE e Ciudadanos chegam a acordo

Pedro Sánchez e Albert Rivera chegaram a acordo para o apoio a um eventual Governo socialista. No entanto, sem a abstenção do PP o acordo pode ter vida curta.
Eleições Espanha 2015

"O Podemos não tem vontade de fazer acordos"

Faz este sábado dois meses que houve eleições legislativas em Espanha, mas o governo continua a parecer uma miragem. Será mesmo? Entrevista com o analista político Cristóbal Herrera.
Eleições Espanha 2015

PP oferece vice-presidência a Pedro Sánchez

Pressentindo que o PSOE e o Podemos não vão conseguir entender-se, o partido de Rajoy volta a insistir num governo de bloco central alargado. Mas Sánchez está mais inclinado para o Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

Podemos apresenta 98 páginas de condições ao PSOE

Um referendo na Catalunha, a reformulação das estruturas do Estado, a reposição dos direitos sociais e a luta contra a corrupção marcam o documento. Investidura de Sánchez começa a 2 de março.
Eleições Espanha 2015

Podemos puxa PSOE para a esquerda com novo acordo

O partido de Pablo Iglesias vai enviar um conjunto de propostas ao PSOE, na esperança de afastar os socialistas da mesa de negociações do Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

Sánchez reúne-se com Rajoy, mas o impasse continua

O líder do PSOE vai reunir-se com Mariano Rajoy esta quarta-feira. Os socialistas enviaram esta segunda-feira um programa de governo às forças com quem negoceiam, excluindo os independentistas e o PP.
Eleições Espanha 2015

Espanhóis preferem um governo com Ciudadanos

Uma sondagem realizada para o El País refere que mais de 50% dos espanhóis prefere um governo de coligação entre PSOE e Ciudadanos. Em último lugar nas escolhas ficou o Podemos de Pablo Iglésias.
Eleições Espanha 2015

Sondagem: Podemos ultrapassa PSOE e PP cresce

179
Uma nova sondagem dá vantagem ao partido de Pablo Iglesias face ao PSOE, enquanto o PP de Rajoy continua a crescer. Números que vêm baralhar as negociações para um Governo liderado pelos socialistas.
Eleições Espanha 2015

Sánchez inicia negociações: "Isto começa bem"

O líder socialista iniciou esta quarta-feira as negociações com outros partidos, para a formação de governo. "Isto começa bem", disse à saída. A Esquerda Unida junta-se ao PSOE e pressiona o Podemos.
Eleições Espanha 2015

Rei propõe a Sánchez (PSOE) que forme governo

204
O Rei de Espanha propôs ao líder do PSOE, Pedro Sánchez, que tente formar governo. Sánchez agradeceu-lhe a "confiança" depositada e diz que chamará "todas as forças de mudança" para chegar a acordo.
Eleições Espanha 2015

Governo à esquerda? Podemos já sugere ministros

Pedro Sánchez a PM, Iglesias como vice. 6 ministros para o PSOE, 4 para o Podemos, 1 para a Esquerda Unida e outro para a coligação catalã "Juntos Podemos": é a proposta do Podemos Saragoça.
Eleições Espanha 2015

Sánchez: "Estou disposto a tentar formar Governo"

O secretário geral do PSOE informou esta terça-feira o rei de Espanha que está "disposto a formar Governo" caso Mariano Rajoy não queira avançar.
Eleições Espanha 2015

Rivera: Rajoy deve sair e PSOE tentar governar

O líder do Ciudadanos dá uma entrevista ao jornal El Mundo e parte para o ataque. "Rajoy e Sánchez jogam ao gato e ao rato. É uma irresponsabilidade. Estão a passar a batata quente ao rei".
Eleições Espanha 2015

Espanha. Quando acabará a caminhada no deserto?

Os espanhóis foram às urnas há mês e meio e ainda não há governo à vista. Novas eleições são hipótese muito provável. Perguntas e respostas de uma história sem desfecho previsível.
Espanha

PSOE promete consultar militantes sobre acordos

O resultado de eventuais negociações do PSOE com outras forças políticas para tentar formar Governo será ratificado "pelo Comité Federal do partido" e através de uma "consulta à militância".
Eleições Espanha 2015

PSOE reage a entrevista demolidora de González

O PSOE já reagiu às declarações do ex-primeiro-ministro socialista Filipe González: respeita a opinião, mas mantém o "não" a um governo de Rajoy. Sábado reune-se o comité federal do partido.
Espanha

"PP e PSOE não devem impedir que o outro governe"

958
O ex-primeiro ministro de Espanha dá uma entrevista ao El País e deixa fortes críticas ao líder do PSOE, por não ter percebido a derrota e pelo possível aliado Podemos: "São puro leninismo 3.0".
Espanha

Presidente de Barcelona quer criar força política

Ada Colau, presidente da Câmara de Barcelona e líder da coligação Barcelona em comum (que tem membros do Podemos), anunciou que pretende criar uma nova força política de esquerda na Catalunha.
Eleições Espanha 2015

Sánchez e Iglesias conversam, mas para discordarem

Numa conversa telefónica de 20 minutos, Pedro Sánchez mostrou o desagrado em relação à proposta feita pelo Podemos ao Rei e ambos discordam em relação à altura do começo das negociações.
Eleições Espanha 2015

Ciudadanos nem pensa em viabilizar Governo do PSOE

As conversações entre os líderes do PSOE e do Ciudadanos não permitiram qualquer negociação. Pedro Sánchez não terá o voto da força política liderada por Rivera "em nenhuma circunstância".
Eleições Espanha 2015

PSOE acusa Podemos de chantagem. Em que ficamos?

571
O PSOE emitiu um comunicado no qual reitera a ideia de que deve ser o PP a tentar formar governo. Numa alusão ao Podemos, fala de chantagem para um acordo governativo à esquerda.
Eleições Espanha 2015

Sánchez negoceia, Rajoy acusa-o de indignidade

146
O líder do PSOE, Pedro Sánchez, vai falar este fim de semana com Pablo Iglesias, do Podemos, e Albert Rivera, do Ciudadanos, com vista a um acordo de Governo. Rajoy acusa-o de não ter dignidade.
Espanha

Podemos aceita criar "governo de mudança" com PSOE

"Se o PSOE quiser, pode haver um governo de mudança" para Espanha, disse Pablo Iglesias, líder do Podemos, depois de um encontro do o Rei. Podemos deixa cair linha vermelha do referendo catalão.
Espanha

Acordo dos socialistas com Podemos mais perto

Sondagem dá vitória mais folgada a Rajoy, mas começa a parecer menos provável que haja novas eleições. Ciudadanos poderá aceitar abster-se, viabilizando um governo PSOE e Podemos.
Espanha

Impasse. Espanhóis não querem novas eleições

Sondagem publicada pelo El Pais revela que novas eleições não iriam alterar de forma significativa o impasse político em Espanha. 61% dos inquiridos é contra outra ida às urnas.
PS

O plano chama-se tranquibérnia da regionalização

1093
Agora que já não sobra ninguém para casar, nem causas para arrebatar os activistas, a eleição dos presidentes das áreas metropolitanas é folclore qb para entreter este país que se afunda ainda mais.
Eleições Espanha 2015

PSOE quer o Podemos e o Ciudadanos

Pedro Sánchez parece ter sido confrontado com a inevitabilidade de estar "obrigado a entender-se com o Podemos" para formar uma alternativa de Governo. Mas também pisca o olho ao Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

Presidente do Congresso será um socialista

O PSOE e o Ciudadanos chegaram a acordo para levar o socialista Patxi López à presidência do Congresso de Espanha. O PP aceitou o acordo e retirou a sua candidatura.
Catalunha

Catalunha: o que aí vem

O novo presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, tem 18 meses para criar um Estado independente. Mas não é certo que consiga. Para o país, o acordo independentista traz (ainda mais) incertezas.
Eleições Espanha 2015

A Espanha é diferente de Portugal

A aparente concordância entre o PS e o PSOE é mero fruto do confusionismo dos dois partidos, ambos relegados para claro segundo lugar nas legislativas dos respectivos países.
Eleições Espanha 2015

Rajoy. Governo do PSOE não é "o mais conveniente"

O líder do Partido Popular criticou Pedro Sánchez por se recusar a viabilizar um novo governo de Rajoy. O Presidente do Governo em funções diz que está em "conversas discretas" com outros partidos.
Eleições Espanha 2015

PSOE. Barões alertam para diferenças em Portugal

Os líderes regionais do PSOE avisam Sánchez para as diferenças entre Portugal e Espanha. É que cá não existem partidos que colocam em causa a unidade do país.
Eleições Espanha 2015

PP quer PSOE a olhar para Alemanha e não Portugal

O porta-voz do Partido Popular, Rafael Hernando, pediu ao PSOE para se fixar antes num país como a Alemanha, e não em Portugal, onde o líder do PSOE se reuniu com Costa.
Espanha

Sánchez pede conselhos a Costa

596
O líder dos socialistas espanhóis vem a Lisboa esta quinta-feira para um encontro com António Costa. Pedro Sánchez está em negociações em Espanha e quer pôr em cima da mesa um "pacto à portuguesa".
Eleições Espanha 2015

Estes gémeos não podiam ser mais diferentes

Era a história a repetir-se: Pedro Sánchez perdia as eleições e chegava a primeiro-ministro. Espanha igual a Portugal. Mas as diferenças são gritantes e o espanhol pode não repetir o feito de Costa.
Eleições Espanha 2015

PSOE recusa negociar com quem quiser referendo

Os socialistas espanhóis estendem a mão a todos os partidos, "novos" ou "clássicos", mas recusam que a discussão da independência da Catalunha. Podemos já disse que referendo é "imprescindível".
Eleições Espanha 2015

Governo em Espanha. O que impede um acordo

Os quatro partidos espanhóis têm linhas vermelhas, das quais não querem abdicar: mas se não o fizerem não haverá governo. Saiba o que está a impedir um acordo de governação.
Eleições Espanha 2015

Podemos quer independente à frente do Governo

O líder do Podemos, Pablo Iglesias, propôs hoje uma "figura independente de prestígio" como presidente do Governo espanhol, caso os próprios socialistas impeçam Pedro Sánchez de "tentar sê-lo".
Eleições Espanha 2015

Sanchéz rejeita acordo e quer "governo de mudança"

Líder do PSOE foi esta quarta feira a Moncloa dizer "não" a Mariano Rajoy, independentemente que este venha a apresentar cedências. Pedro Sánchez quer novas eleições como "última das opções".
Eleições Espanha 2015

Rajoy: as primeiras cedências para chegar a acordo

O líder do Partido Popular quer negociar com o PSOE. Está disposto a oferecer aos socialistas o lugar da presidência do Congresso, ou, em alternativa, uma reforma constitucional.
Eleições Espanha 2015

A luta de Pedro Sánchez dentro do PSOE

O líder do PSOE já garantiu que não viabilizará o governo de Rajoy, abrindo a porta aos partidos da esquerda. Mas primeiro terá que olhar para dentro de casa e enfrentar os críticos do PSOE.
Eleições Espanha 2015

E agora, Espanha?

Os resultados das eleições de 20 de dezembro mergulharam a Espanha num impasse político. O PP ganhou, sem maioria nem hipótese de coligações, depois de o PSOE lhe fechar a porta. O que se segue?
Eleições Espanha 2015

PSOE tem "a bola nos pés" no jogo das coligações

O PSOE já garantiu que não vai viabilizar um governo de Rajoy, o que indica disponibilidade para se virar à esquerda. O Podemos pede-lhe um referendo à independência da Catalunha.
Eleições Espanha 2015

Espanhóis na dúvida sobre possíveis acordos

Muitos espanhóis admitem que as negociações pós-eleitorais para formar governo se vão arrastar e ressalvam que os partidos não deixaram claro aos eleitores que opções aceitam ou não.
Eleições Espanha 2015

Tensão e troca de acusações entre Rajoy e Sánchez

Foi um debate quente e crispado onde a corrupção e a economia tiveram papel principal. No fim as sondagens online parecem dar alguma vantagem ao actual primeiro-ministro espanhol.
Eleições Espanha 2015

PP de Rajoy lidera. Restantes seguem taco-a-taco

O Partido Popular liderado por Mariano Rajoy segue na frente das intenções de voto. O PSOE está logo atrás, mas as sondagens de quatro jornais colocam-no muito perto do Podemos e do Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

Surpresa à vista. PSOE cai para o quarto lugar

184
Surpresa à vista nas eleições de dia 20 em Espanha. PS de Pedro Sánchez está em queda livre e pode ser a quarta força, ultrapassado pelo Podemos. PP de Rajoy lidera, seguido do Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

Eleições em Espanha: Costa revisitado?

A chave do próximo governo de Madrid estará nas mãos do Ciudadanos, um partido que já foi colocado à esquerda e à direita mas com uma praxis que não se revê por inteiro na dicotomia tradicional.
Eleições Espanha 2015

PS espanhol não descarta ser segundo e governar?

232
O líder do PSOE diz que não o fará: só governará se ficar à frente do PP de Rajoy (nem que seja com "um voto a mais"). Mas fontes do partido dizem ao El Español que é estratégia.
Eleições Espanha 2015

PP venceria, mas precisaria do Ciudadanos

A nova sondagem do Centro de Investigações Sociológicas mostra que Rajoy venceria com 28% dos votos, mas precisaria do Ciudadanos para governar. Ciudadanos consolida-se como terceira força.
Eleições Espanha 2015

Espanha à procura de uma coligação para governar

À beira de eleições, a política espanhola está num impasse: sem maioria absoluta em vista, o futuro passará por uma coligação. PSOE e Ciudadanos confirmam proximidade no primeiro debate da campanha.
Eleições Espanha 2015

PP e PSOE sobem nas sondagens, após Paris

Falta menos de um mês para as eleições gerais espanholas. Os partidos do "arco da governação", apesar de elegerem menos deputados que em 2011, estão a subir. E tudo por causa dos atentados em França.
Eleições Espanha 2015

Rajoy abre porta a reforma da Constituição

Medidas não vão estar no programa do PP, mas já estão no seu discurso pré-eleitoral. Alterações visam contrariar a independência da Catalunha e devem ter apoio do PSOE e do Ciudadanos.
Espanha

A revisão constitucional que o PSOE quer

As eleições legislativas espanholas realizam-se em dezembro, mas os partidos já se desdobram em propostas. Pedro Sánchez vai propor o direito ao salário mínimo na Constituição. Entre outras coisas.
Espanha

Cinco promessas de Sanchéz para liderar Espanha

O PSOE apresentou esta semana o seu programa eleitoral e para além das medidas económicas, há propostas para rever a Concordata com o Vaticano ou obrigar a que todos os partidos tenham primárias.
Podemos

Sondagem. PSOE e PP empatados, Podemos em queda

A popularidade de Rajoy já teve dias melhores, mas a verdade é que está a crescer. As remodelações no governo e no seio do PP trouxeram os populares para o cimo das sondagens, logo atrás do PSOE.
Espanha

Felipe González: reconhecer Catalunha como nação

Ex-primeiro-ministro espanhol dividiu o PSOE depois de se ter mostrado a favor de uma reformulação na Constituição que permita que a Catalunha seja reconhecida como uma nação independente.
Espanha

Bipartidarismo volta a ganhar força em Espanha

De acordo com a última sondagem publicada pelo jornal El Mundo, o PP e o PSOE sobem na intenção de votos, enquanto o Podemos e o Ciudadanos registam ligeiras quedas.
Sondagens

Espanhóis preferem coligação PSOE/Ciudadanos

De acordo com a sondagem do instituto Metroscopia publicada pelo El País, 45% dos espanhóis é favor da coligação entre os dois partidos caso não haja maioria absoluta nas eleições.
Futuro da Grécia

Grexit. Costa diz que Passos "agiu mal"

António Costa e Pedro Sanchèz quiseram mostrar que Espanha e Portugal estão com a Grécia, mas não são a Grécia. Líder do PS aponta o dedo à atuação de Passos Coelho.
PS

Costa e Sanchèz querem espécie de governo ibérico

655
Os dois líderes dos partidos socialistas assinaram esta sexta-feira em Lisboa um compromisso para uma maior cooperação entre Portugal e Espanha.
PS

A receita dos socialistas de Portugal e Espanha

"O novo impulso para a convergência" assinado por Costa e Sanchez aposta no Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos de Juncker. Ingredientes, contudo, não são todos iguais.
A página está a demorar muito tempo.