480kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

PSOE

Espanha

A transformação da esquerda espanhola

Neste artigo, o segundo sobre a vida política em Espanha, analisa-se a descaracterização do PSOE e as transformações introduzidas pelo Podemos no movimento social de esquerda. Ensaio de Diogo Noivo.
Espanha

A encruzilhada da direita espanhola

Neste ensaio sobre a direita espanhola, o primeiro de três sobre a vida política em Espanha, procuram-se os factos e as dinâmicas que definiram o estado actual da direita. Ensaio de Diogo Noivo.
Espanha

PP. Feijóo, o barão que todos querem que seja rei

Barões querem ver o problema sanado. Demissão de Egea já não basta e querem que Feijóo force um congresso extraordinário, subindo ao poder. Casado não se demite e convoca órgão máximo do partido.
Espanha

Espanha. Sondagem põe Vox à frente do PP

Guerra interna no PP poderão estar a ajudar Abascal. Vox surge pela primeira vez à frente do Partido Popular nas intenções de voto numa das mais recentes sondagens em Espanha.
Espanha

Ayuso e Casado. No final, só um ficará de pé

A guerra interna pode ter custos elevados para um partido que ambicionava mudar o ciclo político em Espanha naquilo que mais importa quando se quer ser governo, a contagem de votos.
Espanha

Abusos na Igreja a caminho do parlamento espanhol

Sanchéz quer o Provedor de Justiça a liderar uma investigação independente sobre os abusos sexuais denunciados na igreja espanhola. O relatório final deverá ser alvo de discussão no Parlamento.
Espanha

Sánchez consegue aprovar OE em Espanha

O Orçamento inclui aumento de salários de funcionários públicos e de pensões, apoio a pessoas com até 35 anos no pagamento de rendas e um cheque-cultura de 400 euros para jovens de 18 anos.
Espanha

Sánchez indemniza PP em 2.420 euros

O primeiro-ministro foi multado em 2020 por ter feito campanha no Palácio da Moncloa. Pedro Sánchez recorreu da decisão, mas perdeu e teve de indemnizar o Partido Popular.
Catalunha

Indultos de Sánchez para "assegurar estabilidade"

Maioria dos espanhóis é contra, mas Sánchez está disposto a arriscar para garantir estabilidade a curto prazo. ERC recusa via unilateral para a independência, abrindo brechas no bloco independentista.
PSOE

Liderança do PSOE Andaluzia decidida em primárias

Impacto da vitória do PP na capital espanhola começa a fazer-se sentir nas hostes socialistas. Susana Díaz vai disputar primárias na Andaluzia com Juan Espadas e pede disputa "sem empurrões".
Espanha

Madrid: vencedores, vencidos e o "nim" 

Isabel Ayuso teve vitória arrasadora, com mais votos do que toda a esquerda, e só precisa da abstenção do Vox para governar. Pablo Iglesias abandona vida política. PSOE ultrapassado pelo Más Madrid.
Espanha

O que está em causa nas eleições de Madrid

Campanha eleitoral foi marcada por uma retórica agressiva e momentos de grande tensão. Direita parte em vantagem, mas esquerda ainda acredita numa surpresa. Partidos jogam em Madrid o seu futuro.
Espanha

Madrid. Ayuso ataca Sánchez e prevê queda do PSOE

Candidata do PP lidera as sondagens endurece o discurso contra Pedro Sánchez, ofuscando Angel Gabilondo, candidato do PSOE. Eleições autonómicas realizam-se na próxima terça-feira.
PSOE

Iglesias sai do governo para tentar Madrid

O líder do Podemos pretende "roubar" o lugar à atual líder da capital espanhola, Isabel Díaz Ayuso, do PP. Iglesias diz ter tomado esta posição para travar o avanço do Vox.
Comentário

Catalunha "Relação PSOE/Podemos pode ser alterada"

Professor do ISCSP acredita que resultado das eleições na Catalunha pode ter influência no governo central. "As relações dos três partidos da direita também está em causa nestas eleições"
Noticiário

11h. Catalunha. Relação PSOE/Podemos em causa

Marcos Farias Ferreira defende que todos os partidos "têm muito a ganhar e muito a perder". Votantes divididos em três faixas horárias para evitar contágios por Covid-19
Espanha

Manifesto pede "destituição imediata" de Iglesias

196 figuras políticas de vários partidos pedem a demissão do vice-presidente do governo espanhol. "A democracia espanhola não pode permitir a presença de um incendiário no Conselho de Ministros."
Espanha

Caso Dina. Iglesias, de lesado a autor do crime?

Juiz pediu ao Supremo Tribunal espanhol que investigue o vice-presidente do governo. Em causa estão crimes de falsa denúncia, revelação de segredos e simulação de crime.
Espanha

Iglesias não tem de explicar acusações ao Podemos

O PP e o Ciudadanos queriam o líder do Podemos a responder no Congresso de Deputados sobre as acusações que recaem sobre o partido. Mas o PSOE e outros partidos de esquerda votaram contra.
Espanha

Espanha. Rendimento mínimo universal já em maio

Pedro Sánchez e Pablo Iglesias chegaram a acordo e vão avançar esta quinta-feira com a apresentação da medida que vai apoiar as famílias mais vulneráveis já a partir de maio.
Espanha

Pedro Sánchez usa helicóptero que fazia buscas

O chefe de governo de Espanha, Pedro Sánchez, utilizou o único helicóptero da Guarda Civil em Palma de Maiorca para sobrevoar a ilha, parando as operações de busca de um homem de 34 anos.
Espanha

O que Sánchez teve de ceder para formar governo

Com 120 deputados, Pedro Sánchez teve de fazer o que recusou em julho: negociar. Deu ministérios ao Podemos e fez cedências à Catalunha. Os 7 acordos dão uma maioria à justa e fragilizam o governo.
Espanha

Governo de Sánchez pode depender de deputado único

Tomás Guitarte, deputado único do Teruel Existe, tem sido pressionado dos dois lados e as atenções estão focadas nele. Com um parlamento espanhol dividido, o seu voto é fundamental para Sánchez.
Pedro Sánchez

Sánchez sintonizado com Iglesias, Catalunha a mais

Troca de elogios e até um abraço no Congresso, mas a Catalunha não deixa de incomodar o acordo para governar em Espanha e ocupou grande parte da sessão de investidura, da esquerda à direita.
Espanha

Rei espanhol recebe partidos antes de propor PM

O Rei de Espanha vai receber os líderes de partidos com assento parlamentar antes de propor primeiro-ministro. Pedro Sánchez, do PSOE, deverá continuar em funções como chefe de governo.
PS

PS e PSOE com relações políticas "muito boas"

O secretário-geral adjunto do PS considera ultrapassado incidente com PSOE sobre independentismo na Catalunha. José Luís Carneiro garante boa relação política do partido com os socialistas espanhóis.
PSOE

PSOE espera que PS corrija posição "infeliz"

O PSOE espera que o PS português "corrija" a posição "infeliz" dos seus membros na Assembleia Municipal de Lisboa, que apoiaram a moção de denúncia à situação de "repressão" na Catalunha.
PSOE

PSOE apresenta queixa a PS sobre moção

O Partido Socialista Operário Espanhol vai enviar uma "queixa formal" ao PS português para expressar a sua inquietação face à moção aprovada pelo PS. A Catalunha já agradeceu solidariedade.
Podemos

PSOE diz que está "zangado" com Podemos 

Questionada sobre o Podemos, a porta-voz do PSOE usou palavras como "desconfiança" e "chantagem" mas também garantiu que as relações entre os partidos se mantêm. Só não explicou em que moldes.
Espanha

Sánchez falha acordo. Espanha perto de eleições

Felipe VI decidiu não propor qualquer candidato para formar Governo, o que deixa Espanha a caminho de novas eleições. Acordo ainda é possível até terça-feira, mas Sánchez diz que já tentou tudo.
Espanha

Ciudadanos propõe pacto com PP e PSOE

Há 5 meses, o eleitorado de Sánchez gritava "com Rivera não!", mas a investidura pode mesmo passar pelo Ciudadanos. Rivera propõe abstenção com o PP e impõe 3 condições. PSOE diz que já são cumpridas.
Espanha

Sánchez volta a recusar proposta de Iglesias

O PSOE e o Unidos Podemos continuam a não chegar a um entendimento que permita desbloquear o impasse político em Espanha. Nova reunião entre Sánchez e Iglesias terá durado apenas dez minutos.
Espanha

PSOE e Podemos voltam à mesa de negociações

O novo encontro sucede a uma reunião na última quinta-feira, que acabou sem fumo branco. Terá sido pedido pelo PSOE, que tenta garantir apoio que viabilize um Governo socialista de Pedro Sánchez.
Igualdade de Género

Espanha debate alunas isentas em "cursos de homem"

O PSOE propôs, num programa em que pisca o olho ao Podemos, que as alunas não paguem o primeiro ano de matrícula em "cursos de homens". Há quem fale em machismo e pergunte: e os alunos de enfermagem?
PSOE

Proposta de Unidas Podemos é "inviável", diz PSOE

Unidas Podemos propõe retomar do diálogo e continua a insistir numa vice-presidência e três ministérios. Socialistas afirmam que uma coligação não está em cima da mesa.
Pedro Sánchez

Negociações entre PSOE e Podemos sem acordo

A proposta final de Sánchez foi a oferta da vice-presidência social e três ministérios. Iglesias recusou, Sánchez vai a votos esta quinta-feira às 13h e a maioria simples é suficiente.
Espanha

Espanha. Sánchez e Iglesias falham acordo

A reunião entre o primeiro-ministro espanhol e Pablo Iglesias, líder do Unidas Podemos falhou e assim cresce a probabilidade de Espanha ter eleições antecipadas.
PSOE

PSOE mandata Sánchez para governar sozinho

O PSOE aprovou por unanimidade um documento que vai permitir ao primeiro-ministro avançar para um governo apenas socialista. Partido vai negociar apoio parlamentar com a Unidas Podemos.
Espanha

Apelo a PP e Ciudadanos para viabilizarem Sánchez

A porta-voz do governo espanhol veio pedir a dois dos principais partidos da oposição que se abstenham na investidura de Pedro Sánchez com o objetivo de viabilizarem um futuro Governo socialista.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.