814kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

PSOE

Eleições Europeias

Yolanda Díaz demite-se no Sumar e PP ganha ânimo

Sumar obteve 4,7% dos votos e elege apenas 3 eurodeputados. Yolanda Díaz demite-se da liderança do partido, mas mantém-se vice-presidente do governo. PP ganha e pede demissão de Sánchez, PSOE rejeita.
A História do Dia

O número político de Pedro Sánchez serve a quem?

O presidente do Governo espanhol fica. Decisão tomada depois de 5 dias de profunda reflexão, mas tudo isto para quê e porquê? José Carlos Duarte, jornalista, é o nosso convidado.
Espanha

Feijóo pede que espanhóis não se deixem enganar

Ameaça de demissão do primeiro-ministro é, diz líder do PP, uma "frivolidade absoluta". Sánchez tem "um problema judicial", atira Feijóo.
Espanha

PSOE na rua para pedir a Sánchez que fique

Partido denuncia o que considera ser uma "guerra suja" da direita e extrema-direita contra o primeiro-ministro e a sua família. E pede a Sánchez que não abandone Moncloa.
Pedro Sánchez

Demissão de Sánchez: revolta, "vitimismo" ou UE?

"Cansaço" após anos a liderar governo e a proteção da mulher, tática política ou sonho de ocupar o cargo de presidente do Conselho Europeu. O que terá levado Sánchez a ameaçar com a demissão?
Pedro Sánchez

Espanha. Pedro Sánchez admite demitir-se

Pedro Sánchez admite sair do cargo de chefe de governo espanhol. Numa carta, diz que necessita de "parar e refletir" e cancela agenda política nos próximos dias. Anuncia se se demite na segunda-feira.
Conflito Israelo-palestiniano

Sánchez criticado por não condenar o Irão

Presidente do governo espanhol não condenou inicialmente o Irão por levar a cabo os ataques contra Israel. Corrigiu posição após ser criticado por membros do governo israelita e pela oposição.
Mariano Rajoy

Extremismo "jamais trouxe algo útil à democracia"

Ao Observador, Mariano Rajoy antecipa que executivo de Sánchez "não pode aguentar muito tempo", porque está sob" chantagem permanente" dos independentistas. E apoia governação ao centro em Portugal.
Espanha

PSOE, ERC e Junts chegam a acordo sobre amnistia

Os partidos chegaram a um acordo para aprovar a lei da amnistia aos independentistas da Catalunha. O texto definitivo vai ser conhecido quinta-feira, antes da votação na Comissão de Justiça.
Espanha

PSOE abre processo de expulsão contra ex-ministro

Ex-ministro José Luis Ábalos recusou ultimato do partido para renunciar ao mandato no parlamento espanhol. Em causa está um esquema de corrupção envolvendo 10 milhões de euros para compra de máscaras.
Espanha

PP e PSOE de acordo que UE medeie reforma judicial

Feijóo e Sánchez têm encontro para tentar desbloquear renovação do Conselho Geral do Poder Judicial. Acordo está longe, mas líderes concordaram na mediação da Comissão Europeia.
Espanha

Felipe VI pede Espanha unida e sem confrontos

O Rei de Espanha, Felipe VI, disse aos deputados e ao novo Governo liderado pelo socialista Pedro Sánchez que têm obrigação de trabalhar por "uma Espanha sólida e unida, sem divisões nem confrontos".
Espanha

Geringonças à moda da Ibéria

As linhas vermelhas exigidas à direita moderada e que esta, e bem, entendeu assumir, não podem deixar de ser exigidas à esquerda moderada, sob risco de estarmos a executar um exercício de hipocrisia.
Madrid

Nova noite de protestos frente à sede do PSOE

A Polícia Nacional deteve seis pessoas durante a concentração de sábado em frente à sede do PSOE, acusadas de causar desacatos e agredir agentes da polícia.
Partido Popular

Feijóo garante que fará tudo para travar amnistia

Na sua primeira entrevista enquanto líder da oposição, Feijóo assegura que vai combater "injustiça" que diz ser a lei da amnistia. À UE, manda recado e avisa que não pode colaborar com Sánchez.
Resposta Pronta

"A contestação em Espanha vai continuar"

Marcos Farias Fernandes destaca que se "trata de uma questão pessoal contra Sánchez". Refere que as manifestações vão continuar, mas garante que acordo entre Espanha e Catalunha "é a decisão correta".
Espanha

Sánchez reeleito, mas legislatura será "complexa"

Com uma megacoligação de oito partidos, Sánchez enfrentará "negociações diárias" e uma legislatura "complicada". PSOE promete "estabilidade", mas rivalidades entre aliados podem complicar cenário.
Noticiário

14h. Espanha: Sánchez reeleito chefe de Governo 

O líder do PSOE teve 179 votos a favor e 171 votos contra e conseguiu assim a maioria para governar. Ainda neste jornal, um idoso morre em Matosinhos infetado com legionella.
Resposta Pronta

Espanha. "Vamos assistir a governo Frankenstein"

Paulo Sande, especialista em assuntos europeus, acredita na "luz verde à investidura de Pedro Sánchez, mas lembra que problemas "políticos e jurídicos" vão arrastar-se nos próximos meses.
Resposta Pronta

Espanha. Ameaças dos separatistas são "encenação"

João Diogo Barbosa, especialista em relações internacionais, considera que as ameaças do Junts Per Catalunya não põem em causa a investidura de Pedro Sánchez como primeiro-ministro espanhol.
Espanha

Sánchez tentou unir congresso, mas Junts quis mais

Sánchez usou aliança PP e VOX para se assumir como um "muro" para impedir governo com extrema-direita. Feijóo critica "corrupção" que implicou lei da amnistia e Junts deixa investidura em aberto.
Noticiário

20h. Espanha. Junts avisa Pedro Sanchez

Investidura pode estar em risco. Imprensa espanhola dá conta de um alegado descontentamento de Carles Puidgemont em relação ao discurso de hoje de Pedro Sanchez.
Espanha

Espanha. Amnistia para mais de 300 pessoas

O PSOE revelou que a amnistia irá abranger 309 pessoas ligadas à autodeterminação da Catalunha e 73 polícias. No grupo estão políticos, funcionários públicos, bombeiros ou diretores de escolas.
Espanha

Sánchez será reeleito, mas direita pede ação da UE

PSOE consegue acordo com sete partidos que deverão, salvo surpresa, viabilizar investidura de Sánchez. Cedências aos independentistas catalães irritam oposição, que quer que a UE intervenha no tema.
Espanha

Borrel: "Bastantes preocupações" sobre acordos

Josep Borrell afirmou ter "bastantes preocupações" sobre os acordos com independentistas catalães para um novo governo de esquerda em Espanha. Borrell revelou que “se trata de um problema complexo".
Espanha

PSOE entrega proposta de lei de amnistia sozinho

PSOE entregou no parlamento a proposta de lei de amnistia para os envolvidos na tentativa de autodeterminação da Catalunha. Proposta só levou assinatura dos socialistas por questões de tempo.
PSOE

PSOE fecha acordo com bascos para Sánchez ser PM

Com a assinatura do acordo com o Partido Nacionalista Basco, o PSOE consegue reunir os apoios parlamentares necessários para Sánchez ser reconduzido a primeiro-ministro de Espanha.
Noticiário

9h. Espanha. PSOE fecha acordo com catalães

Imprensa espanhola adianta que dois partidos chegaram a acordo sobre abrangência da amnistia dos independentistas. Por cá, detidos no âmbito da operação Influencer começam a ser ouvidos em Lisboa.
Noticiário

8h. Influencer. Arguidos começam a ser ouvidos

Cinco arguidos estiveram ontem no tribunal, mas apenas para ser identificados. Defesa fala em falta de provas. Ainda neste jornal, PSOE e Juntos pela Catalunha chegam a acordo sobre a amnistia.
Espanha

PSOE fecha sedes por manifestações contra amnistia

Sedes do PSOE têm sido palco de manifestações contra a amnistia a independentistas catalães. Sánchez diz que "atacar as sedes do PSOE é atacar a democracia e todos aqueles que acreditam nela".
Espanha

Espanha. Milhares protestam contra amnistia

Polícia usou gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes em Madrid. Há pelo menos 3 pessoas detidas. Sánchez fala em ataque à democracia.
Espanha

PSOE fecha acordo com nacionalistas da Galiza

Acordo entre PSOE e BNG prevê questões relacionadas com o financiamento e a dívida pública da Galiza. Sánchez precisa do apoio parlamentar de cinco partidos para ser reconduzido primeiro-ministro.
Espanha

Somar. Investidura de Sánchez dentro de "dias"

Yolanda Díaz assegura que está comprometida com "todas e cada uma das medidas" no acordo do PSOE e defende que esta tem de ser a legislatura da redução do tempo laboral, sem redução de salário.
Espanha

Milhares protestam em Barcelona contra amnistia

Em causa está a negociação, entre o PSOE e partidos independentistas catalães para formar governo em Espanha, de uma amnistia para os envolvidos na tentativa de autodeterminação da Catalunha.
Explicador

"Geringonça" do PSOE pode sair cara a Espanha?

Paulo Sande, especialista em assuntos europeus, diz que "amnistia, por si só, será muito complicada". Dorotea Cevada, colunista do Observador, levanta dúvidas sobre "coerência política" de Sánchez.
A História do Dia

Espanha vai de novo a eleições?

Filipe VI pediu ao líder do PSOE, o segundo mais votado, para tentar formar um governo depois da tentativa falhada do PP. José Carlos Duarte, jornalista de Internacional, é o nosso convidado.
Espanha

Sánchez. Investidura, a "competição" dos catalães

Forças catalãs vão tentar capitalizar investidura de Sánchez para liderar movimento independentista. No entanto, o socialista tem um trunfo na manga: nem o Juntos nem a ERC quererão novas eleições.
Espanha

Yolanda Díaz adverte Sánchez: "Acordo está longe"

Após reunir-se com o Rei Felipe VI, Yolanda Díaz avisou que acordo entre PSOE e Sumar está "longe" e indicou que a coligação quer "ampliar direitos" — e socialistas querem apenas "consolidá-los".
Espanha

PP perde, mas catalães complicam a vida a Sánchez

Feijóo sai derrotado da investidura, mas recebe aplausos dentro do PP e espera por novas eleições. Independentistas exigem referendo a Sánchez, mas essa deverá ser uma linha vermelha para o PSOE.
Espanha

Deputado do Junts engana-se e vota a favor do PP

Eduard Pujol enganou-se no momento em que tinha de revelar o sentido de voto e concordou com a investidura de Alberto Núñez Feijóo. No final, após um impasse da Mesa do Congresso, voto foi anulado.
Resposta Pronta

Espanha. "Os próximos passos são do Monarca"

O analista político Diogo Noivo afirma que muito provavelmente o Rei Felipe VI vai sugerir o nome de Sánchez, "que terá de se submeter a um debate de investidura".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos