Podemos

Espanha

Sánchez volta a recusar proposta de Iglesias

O PSOE e o Unidos Podemos continuam a não chegar a um entendimento que permita desbloquear o impasse político em Espanha. Nova reunião entre Sánchez e Iglesias terá durado apenas dez minutos.
Espanha

PSOE e Podemos voltam à mesa de negociações

O novo encontro sucede a uma reunião na última quinta-feira, que acabou sem fumo branco. Terá sido pedido pelo PSOE, que tenta garantir apoio que viabilize um Governo socialista de Pedro Sánchez.
Espanha

Sánchez. Um plano perfeito que só podia falhar /premium

175
Ao longo de três meses, os adversários acusaram-no de calculismo político na forma como negociava — ou não negociava — os apoios. A estratégia previa encurralar a oposição, mas Sánchez acabou sozinho.
Pedro Sánchez

Negociações entre PSOE e Podemos sem acordo

A proposta final de Sánchez foi a oferta da vice-presidência social e três ministérios. Iglesias recusou, Sánchez vai a votos esta quinta-feira às 13h e a maioria simples é suficiente.
Espanha

Dirigente do Podemos contra consulta sobre governo

Coordenadora do Podemos na Andaluzia, e crítica interna de Pablo Iglesias, rejeita o referendo interno do Podemos para decidir apoio a um governo de Sanchez. E dá o exemplo do BE em Portugal.
Espanha

Sánchez oferece ministérios. Podemos recusa

Sánchez cedeu cargos ministeriais ao Podemos, desde que futuros ministros tenham perfil "técnico e não político". Mas Pablo Iglesias não aceitou.
Podemos

Podemos recusa debater substituição de Iglesias

Depois do resultado das eleições europeias, a oposição interna à liderança de Pablo Iglesias subiu de tom. Ramón Espinar pede renovação da direção. Podemos analisa resultados este sábado.
Podemos

Podemos. Candidatos detidos por produzirem canábis

1.300
Dois candidatos autárquicos do Podemos foram detidos nesta sexta-feira na Cantábria. Em causa estará uma instalação que permitia a produção de mais de 500 plantas de marijuana.
Rapto

Podemos. Assessora ajudou mãe a raptar a filha

1.225
As duas mulheres criariam denúncias falsas de abusos sexuais contra os pais das crianças para os denegrir. María Sevilla, assessora do Podemos, foi detida em abril por raptar o filho de 11 anos.
Espanha

Espanha. Empresários querem Sánchez sozinho

104
A Confederação de Organizações Empresariais apela ao sentido de Estado e pede que PP e Ciudadanos se abstenham para que Sánchez governe sozinho. Empresários não querem que PSOE dependa do Podemos.
Espanha

Três avisos por causa das eleições espanholas /premium

196
O luxo de excluir partidos ditos de “extrema-direita” ou “extrema-esquerda” durou, após a Guerra Fria, apenas enquanto os outros partidos não precisaram deles para disputarem o poder.
Espanha

Os discursos da noite eleitoral nas entrelinhas /premium

O líder do PSOE deixou a porta aberta para negociar com todos. Casado passou culpas, Rivera reclamou estatuto de partido de poder e Iglesias chutou para canto. Abascal disparou em todas as direções.
Espanha

Espanha. As reações dos candidatos aos resultados

Pedro Sánchez fez o discurso da vitória, e o líder do Vox comemorou entrada no parlamento. Pablo Casado, do PP, assumiu a culpa pelos maus resultados, enquanto Albert Rivera prometeu ser governo.
Ciudadanos

Espanha. Os três incidentes que marcam as eleições

Do dia de votos em Espanha, destacam-se 3 incidentes: uma candidata teve de enfrentar separatistas catalães, outra ficou pendurada num cumprimento e um elemento do Vox quis atrapalhar a imprensa.
Espanha

BICA. Espanha vai a eleições num saco de gatos

Que forças se vão unir depois de domingo, em Espanha? Entre os extremos e o centro, os cenários possíveis são inúmeros e confusos. A análise de Filomena Martins, Nuno Vinha e Sara Antunes de Oliveira.
Espanha

Dois dias e dois debates para convencer indecisos

Em Espanha, há debate dia sim, dia sim. O primeiro é esta segunda-feira e na terça já vai haver outro. Esta fórmula inédita foi atingida após várias recusas — e uma cedência — de Sánchez.
Podemos

Polícia espanhola fabricou provas contra o Podemos

339
Uma divisão da polícia espanhola criada nos anos de Rajoy reuniu provas falsas para implicar o Podemos com a Venezuela de Chávez. No final, fizeram relatório que o Ministério Público não aceitou.
Podemos

"Ele". Podemos critica o seu próprio cartaz

108
Pablo Iglesias, líder do Podemos, vai voltar de baixa de paternidade. Ou seja, "ele volta", como diz o partido num cartaz. Contudo, a utilização do pronome levou Iglesias a falar em machismo.
Espanha

Traições e demissões: o pior mês do Podemos

Entre a traição do ex-porta-voz, a demissão do secretário-geral em Madrid e a condenação do secretário em tribunal, sobra pouco espaço para otimismo — e as sondagens são prova disso.
Podemos

Eleições em Madrid causam nova guerra no Podemos

O ex-porta-voz do Podemos causou "surpresa" ao anunciar candidatura às regionais de Madrid em lista rival. Pablo Iglesias disse estar "triste" com esta "manobra" e garante que Podemos vai às eleições.
Espanha

Espanha volta a discutir pena de prisão perpétua

321
A morte violenta de uma professora em Espanha está a chocar o país, agora os partidos voltaram a discutir em pleno Congresso uma possível revisão à pena de prisão perpétua renovável.
Podemos

Pablo Iglesias: "Situação na Venezuela é terrível"

3.102
Pablo Iglesias confessou-se arrependido pelas opiniões favoráveis que teve sobre o regime da Venezuela. Há muito que se suspeita que o Podemos recebeu financiamento do governo chavista.
Espanha

Quando os muros caem, caem para os dois lados /premium

735
A questão levantada pelas eleições na Andaluzia é esta: por que razão deveríamos admitir que compete aos fãs do chavismo e do estalinismo julgar os méritos democráticos dos outros actores políticos?
Podemos

Chávez financiou partido espanhol, garante juiz

1.976
A ligação da Venezuela ao Podemos foi feita assim: "Todos víamos na televisão o sr. Pablo Iglesias e o sr. Juan Carlos Monedero. Chávez gostava de se gabar deles". A Interpol já terá documentos.
Podemos

Podemos elogia Maduro, entrevistador indigna-se

8.411
Dirigente do partido espanhol Podemos defende, em entrevista a um jornal chileno, que o governo venezuelano fez "avanços". O jornalista não o largou: "Então por que há tanta gente a fugir do país?"
Espanha

Iglesias agradece aos reis pelo apoio aos filhos

332
Pablo Iglesias e Irene Montero escreveram carta aberta onde elogiam SNS e agradecem aos "reis" e "adversários políticos" pelas mensagens de apoio. Filhos gémeos nasceram prematuros em julho.
Espanha

PSOE dispara para primeiro nas sondagens

Dois meses depois de ter subido ao poder, o PSOE de Pedro Sánchez tem uma boa notícia: o barómetro do CIS dá-lhe o primeiro lugar, com 29,9% dos votos. PP afunda mas a queda do Podemos é ainda maior.
Espanha

Sánchez acusado de "oferecer" TVE ao Podemos

Governo de Pedro Sánchez está a ser acusado de "oferecer" a televisão e rádio públicas ao Podemos, depois de aceitar o nome do jornalista Andrés Gil para presidente da TVE. Bascos devem bloqueá-lo.
Extrema Esquerda

A nova esquerda entre chalets e princesas /premium

1.287
O código de conduta dos novos progressistas é assim: podem ter chalets de 600 mil euros, não podem é chamar “princesas” às filhas.
Pablo Iglesias

Modesta e "bien a gustito": a ex-casa de Iglesias

1.888
Em 2015, o líder do Podemos recebeu a jornalista Ana Rosa Quintana em sua casa. Mostrou-lhe o frigorífico, os 60 metros quadrados em que vivia e disparou contra a elite. Tudo mudou.
Espanha

Pedro Sánchez escolhe equipa pequena e a prazo

854
Líder do PSOE é o sétimo presidente do Governo, um ano depois de ter recuperado a liderança do seu partido, e conta com o apoio de apenas 84 deputados. Sánchez e Costa já têm um encontro combinado.
Pablo Iglesias

Militantes do Podemos querem Iglesias na liderança

193
Já se conhecem os resultados da votação pela permanência de Pablo Iglesias e Irene Montero nos cargos que ocupam no Podemos. Perto de 70% dos militantes querem o casal à frente do partido espanhol.
Política

A hipocrisia das casas da esquerda /premium

1.200
Costa fez negócios de especulação imobiliária com idosos que tanto criticou. Iglesias comprou um chalet de luxo e violou o código de ética que impôs no Podemos. É a hipocrisia moralista da esquerda.
Pablo Iglesias

O chalé que pode tirar Iglesias do Podemos

1.547
Comprar um chalé de 615 mil euros pode sair caro a Pablo Iglesias, líder do Podemos. A vivenda tem 3 quartos, uma decoração neocolonial, uma piscina e um riacho. Veja como é a casa por dentro.
Espanha

Liderança do Podemos em risco por causa de casa

607
O secretário-geral do Podemos, Pablo Iglesias, e a porta-voz do partido, Irene Montero, puseram os lugares à disposição através de um plebiscito. Em causa está a compra de uma vivenda.
Podemos

Espanha. Luta interna no Podemos agita aniversário

Pablo Iglesias e Íñigo Errejón, o provável candidato do Podemos à Comunidade Autónoma de Madrid, estão em desacordo quanto ao formato das primárias do partido. O Podemos celebrou 4 anos de existência.
Podemos

Quem substitui Iglesias e Montero na licença?

O líder do partido e a porta-voz anunciaram que estavam à espera de gémeos. Nascimento está previsto para o outubro. Quem fica na liderança do partido durante a sua ausência?
Espanha

Sondagem coloca Ciudadanos em primeiro com 28,9%

Subida do Ciudadanos é feita à custa do PP e do PSOE, que perdem votos para o partido formado por Albert Rivera. Unidos Podemos fica em quarto lugar.
Espanha

Sondagens. Cuidadanos reforça vantagem

É um resultado à condição: se as eleições gerais espanholas fossem hoje, o partido de Albert Rivera deixaria o Partido Popular a mais de seis pontos de distância. Socialistas são a terceira opção.
Espanha

"Efeito Arrimadas": Ciudadanos já é o mais votado

129
O Ciudadanos surge como o partido mais votado nas sondagens espanholas mais recentes. PP e PSOE podem ver-se obrigados a negociar com Albert Rivera para formar Governo. É o "efeito Arrimadas".
Espanha

Pablo Iglesias financiado por Venezuela e Irão

2.626
O diretor de antigo canal de TV de Iglésias acusou o líder do Podemos de ser financiado por Venezuela e Irão. Em 2013, já Inglésias tinha confirmado que era financiado: "A política é a assim"
Catalunha

Rajoy recusa qualquer mediação com a Catalunha

158
Mariano Rajoy rejeita uma proposta do líder do Podemos, Pablo Iglesias, para iniciar uma mediação com o Governo da Catalunha. O presidente do Governo espanhol insiste que a condição é "inegociável".
Espanha

Chumbada moção de censura ao Governo de Rajoy

O parlamento espanhol chumbou a moção de censura ao Governo de direita de Mariano Rajoy apresentada pela coligação de extrema-esquerda Unidos Podemos.
Espanha

Onze horas a discutir moção de censura do Podemos

O primeiro dia de debate da moção de censura ao Governo espanhol apresentada pelo Podemos terminou esta noite, após mais de 11 horas de discussão.
Espanha

Rajoy: Podemos só quer "dar espetáculo" com moção

Mariano Rajoy considerou hoje em Madrid que a moção de censura apresentada pelo Podemos não tem razão de ser e que este partido só quer dar "espetáculo" com uma iniciativa votada ao insucesso.
Espanha

Milhares na rua pedem censura ao governo de Rajoy

Milhares de pessoas juntaram-se este sábado em Madrid numa manifestação convocada pelo partido Unidos Podemos, de apoio à moção de censura contra o governo de Mariano Rajoy.
Espanha

Sondagem. PP vence eleições e PS volta ao 2º lugar

Mariano Rajoy perde terreno para o segundo classificado. Em plena campanha para a liderança, o PSOE recupera o segundo lugar das intenções de voto, atirando o Podemos para a terceira posição.
Espanha

Vá lá PSOE, juntos Podemos

111
Pablo Iglésias, secretário-geral do Podemos, enviou uma carta a Javier Fernández, líder da Comissão de Gestão do PSOE, para tentar reunir forças para fazer avançar a moção de censura contra o PP.
Espanha

Podemos avança com moção de censura a Rajoy

Podemos vai avançar com uma moção de censura ao Governo de Rajoy por causa das suspeitas de corrupção que envolvem o PP. Iniciativa terá de contar com o apoio do PSOE, algo improvável neste momento.
Podemos

O Podemos desrespeita a liberdade de imprensa?

Um grupo de jornalistas espanhóis juntou-­se para denunciar “ameaças” e “bullying” por parte do Podemos. O partido de Pablo Iglesias nega as acusações.
Podemos

SMS e trolls: como o Podemos intimida jornalistas

2.539
Depois de Associação de Imprensa de Madrid ter acusado o Podemos de promover um "assédio" sistemático contra jornalistas, o El País revela os métodos de pressão do partido de esquerda populista.
Podemos

Podemos. Pablo Iglesias derrotou Íñigo Errejón

A liderança do Podemos está decidida e o vencedor foi Pablo Iglesias, distanciando-se nos resultados finais do seu ex-número dois, Íñigo Errejó.
Mariano Rajoy

Rajoy critica Podemos, com alusão a touradas

Sem mencionar nomes, restam poucas dúvidas a quem se destinavam as ironias de Rajoy no congresso dos Populares espanhóis: ao Podemos, que também está reunido em congresso numa praça de touros.
Espanha

Podemos. Do "assalto aos céus" à lama

345
No início, o Podemos queria "assaltar os céus" e governar Espanha. Não conseguiu. Agora os militantes escolhem entre Iglesias e Errejón. Depois de uma campanha cheia de lama, a união é uma miragem.
Marcelo Rebelo de Sousa

Desejos para 2017

Um dos meu desejos para 2017 é que o Presidente refreie a sua vocação para Oliveira da Figueira dos afectos, vendendo toda a espécie de coisas inúteis. O país não deve ser uma indesligável TV Marcelo.
Espanha

Iglesias vs. Errejón: a maior crise do Podemos

327
Com congresso marcado para fevereiro, o Podemos atravessa a sua pior crise interna. A disputa é entre Iglesias e Errejón, velhos amigos que divergem no estilo e na visão para o futuro do partido.
Espanha

Podemos boicota minuto de silêncio por Barberá

496
A coligação Unidos Podemos abandonou o plenário do Congresso dos Deputados antes do início da homenagem à ex-presidente da Câmara Municipal de Valência Rita Barberá, que morreu esta quarta-feira.
Donald Trump

Em Portugal, o perigo não é um Trump, mas um Putin

1.196
A ameaça à democracia em Portugal não vem do populismo, mas do estatismo: das cliques políticas decididas a usar o Estado para expandir as suas clientelas e constranger a vida pública.
Espanha

PP e Podemos sobem em sondagem. PSOE afunda-se

Partido do primeiro-ministro cresce, mas não chega à maioria absoluta. Podemos de Iglesias ultrapassa socialistas do PSOE, que caem a pique após viabilizarem o governo da direita.
Bloco de Esquerda

O bloquismo, doença infantil da geringonça

1.297
O PS acusou o PSD e o CDS de se terem rendido ao “radicalismo neo-liberal” da troika. Agora deixa o PSD e o CDS acusarem-no de estar submetido ao "radicalismo neo-comunista" do BE e do PCP.
Eleições Espanha 2016

Como Rajoy falhou investidura. Eleições no Natal?

114
Mariano Rajoy voltou a não passar na segunda votação no Congresso dos Deputados, confirmando o impasse político que Espanha vive desde as eleições de dezembro de 2015. Poderá haver eleições no Natal.
Eleições Espanha 2016

Mariano Rajoy acaba de ser chumbado - como aconteceu

Espanha continua sem governo, depois do chumbo de mais uma tentativa do PP em formar governo. Agora, se a oposição não conseguir fazer uma coligação, haverá novas eleições
Eleições Espanha 2016

Parlamento espanhol chumba Governo de Rajoy - como aconteceu

113
Mais de dois meses depois das eleições, Mariano Rajoy levou a sua solução de Governo a votos no parlamento, depois de ter discursado na véspera. Voto contra dos socialistas chumbaram-no.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)