270kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Podemos

Podemos

Ione Belarra eleita secretária-geral do Podemos

A ministra dos Direitos Sociais, Ione Belarra, foi eleita a nova secretária-geral do Podemos, substituindo Pablo Iglesias, com 85,61% dos votos nas primárias do partido.
Pablo Iglesias

Fotografia de Iglesias: o cabelo e o livro

149
A fotografia era uma mensagem pessoal, mas o jornalista viu ali uma notícia. Uma análise mais detalhada da fotografia mostra outro pormenor, mas sem ser necessariamente uma ligação a Estaline.
Pablo Iglesias

Espanha. A curta era de Pablo Iglesias na política /premium

116
Em 2014 foi a estrela que desequilibrou o sistema partidário espanhol. Apenas sete anos depois, abandonou a política ativa após uma votação desastrosa. A ascensão e queda de Pablo Iglesias.
Espanha

Madrid: vencedores, vencidos e o "nim"  /premium

796
Isabel Ayuso teve vitória arrasadora, com mais votos do que toda a esquerda, e só precisa da abstenção do Vox para governar. Pablo Iglesias abandona vida política. PSOE ultrapassado pelo Más Madrid.
Espanha

Madrid. Ayuso ataca Sánchez e prevê queda do PSOE /premium

Candidata do PP lidera as sondagens endurece o discurso contra Pedro Sánchez, ofuscando Angel Gabilondo, candidato do PSOE. Eleições autonómicas realizam-se na próxima terça-feira.
Espanha

Iglesias abandona debate entre candidatos na rádio

O debate da rádio espanhola Ser acabou após três dos cinco candidatos abandonarem a mesa. O líder do Unidas Podemos já anunciou que não vai mais participar em debates em que o Vox também esteja.
Podemos

É possível imaginar o Podemos sem Pablo Iglesias?  /premium

Iglesias joga tudo em Madrid enquanto começa a sair de cena e a abrir caminho para Yolanda Díaz. Sem vozes dissidentes, mas também sem figuras carismáticas, Podemos enfrenta incerteza quanto ao futuro
Podemos

Iglesias denuncia ataque da "extrema-direita"

672
Líder do Podemos e candidato às próximas eleições da Comunidade de Madrid, Pablo Iglesias, denunciou no Twitter um ataque "da extrema-direita", com material explosivo, a uma sede do partido.
Espanha

Iglesias avança em Madrid para salvar o Podemos /premium

Perante uma pesada derrota que se avizinhava, o líder do Unidas Podemos concorre às autonómicas de Madrid para tentar salvar o futuro do partido e aliviar a tensão no governo com os socialistas.
Politicamente Correto

Tenham medo de quem tem poder /premium

732
Na cerimónia dos prémios Tony, em 2018, Robert de Niro gritou “fuck Trump”. Aconteceu-lhe alguma coisa? Talvez lhe tivesse acontecido, como a Gina Carano, se tivesse gritado “viva Trump”.
Comentário

Catalunha "Relação PSOE/Podemos pode ser alterada"

Professor do ISCSP acredita que resultado das eleições na Catalunha pode ter influência no governo central. "As relações dos três partidos da direita também está em causa nestas eleições"
Noticiário

11h. Catalunha. Relação PSOE/Podemos em causa

Marcos Farias Ferreira defende que todos os partidos "têm muito a ganhar e muito a perder". Votantes divididos em três faixas horárias para evitar contágios por Covid-19
Espanha

Manifesto pede "destituição imediata" de Iglesias /premium

273
196 figuras políticas de vários partidos pedem a demissão do vice-presidente do governo espanhol. "A democracia espanhola não pode permitir a presença de um incendiário no Conselho de Ministros."
Fact Check

Pablo Iglesias comprou um Porsche?

Publicação alega que o vice-presidente do governo espanhol adquiriu um automóvel milionário. Trata-se de uma brincadeira do Dia dos Inocentes em Espanha.
Fact Check

Victoria Donda fotografada a consumir droga?

A imagem já foi associada a deputadas de esquerda de vários países, como Espanha, Argentina ou México. A fotografia circula pelo menos desde 2016 em páginas de memes, onde parece ter tido origem.
Pablo Iglesias

Imagem de Pablo Iglesias usada para vender alarmes

366
Uma empresa chinesa usou o vice-presidente do Governo espanhol para vender alarmes. A imagem de Pablo Iglesias diz respeito a um programa emitido em 2016 na Telecinco.
Espanha

Podemos acusado de crime eleitoral

1306
O Podemos pediu e o juiz de instrução esclareceu quais eram os indícios sobre os quais tinha sido aberto o processo. O Ministério Público não concorda com tudo, mas mantém a decisão do juiz.
Espanha

Caso Dina. Iglesias, de lesado a autor do crime? /premium

552
Juiz pediu ao Supremo Tribunal espanhol que investigue o vice-presidente do governo. Em causa estão crimes de falsa denúncia, revelação de segredos e simulação de crime.
Espanha

Iglesias não tem de explicar acusações ao Podemos

550
O PP e o Ciudadanos queriam o líder do Podemos a responder no Congresso de Deputados sobre as acusações que recaem sobre o partido. Mas o PSOE e outros partidos de esquerda votaram contra.
Podemos

Advogado viu "suborganização corrupta" no Podemos

2079
Advogado despedido do partido, José Manuel Calvente, denunciou desvio de fundos e gestão desleal. Segundo o El Mundo, há "coerção", "silenciamento" de dissidentes e pagamentos de "bónus" para alguns.
Podemos

Justiça investiga financiamento do Podemos

462
Denúncias feitas por um advogado que foi demitido do Podemos no final de 2019 vão ser investigadas pela justiça espanhola. Um dos envolvidos é um dos braços direitos de Pablo Iglesias no Governo.
Espanha

Unidas Podemos questiona utilidade da monarquia

Fontes do partido consideraram que o escândalo mais recente envolvendo Juan Carlos I, acusado de ter contas secretas em paraísos fiscais, põe em causa o atual rei e a "utilidade da monarquia".
Extrema Esquerda

O fiasco do radicalismo burguês  /premium

369
O radicalismo, que há pouco tempo prometia partilhar o mundo com o "populismo", está em crise. Isso, porém, pode deixá-lo mais perigoso, como se está a ver nas ruas americanas.
Coronavírus

Iglesias. "Palhaço com honra" vestido de Joker

100
Um opositor político chamou "palhaço" a Pablo Iglesias, vice-presidente do governo Espanhol. Como resposta, Iglesias disse que há "muita honra em ser palhaço". Contudo, usou a imagem do vilão Joker.
Espanha

Espanha. Rendimento mínimo universal já em maio

3393
Pedro Sánchez e Pablo Iglesias chegaram a acordo e vão avançar esta quinta-feira com a apresentação da medida que vai apoiar as famílias mais vulneráveis já a partir de maio.
Espanha

O que Sánchez teve de ceder para formar governo /premium

Com 120 deputados, Pedro Sánchez teve de fazer o que recusou em julho: negociar. Deu ministérios ao Podemos e fez cedências à Catalunha. Os 7 acordos dão uma maioria à justa e fragilizam o governo.
Espanha

Governo de Sánchez pode depender de deputado único

Tomás Guitarte, deputado único do Teruel Existe, tem sido pressionado dos dois lados e as atenções estão focadas nele. Com um parlamento espanhol dividido, o seu voto é fundamental para Sánchez.
Pedro Sánchez

Sánchez sintonizado com Iglesias, Catalunha a mais

Troca de elogios e até um abraço no Congresso, mas a Catalunha não deixa de incomodar o acordo para governar em Espanha e ocupou grande parte da sessão de investidura, da esquerda à direita.
Podemos

Advogado do Podemos afastado por denunciar fraude

661
Partido de Iglésias diz que denúncia é infundada e despediu José Calvente por acusações de assédio sexual. Denunciante diz que só foi despedido por ter descoberto irregularidades financeiras.
Podemos

PSOE diz que está "zangado" com Podemos 

Questionada sobre o Podemos, a porta-voz do PSOE usou palavras como "desconfiança" e "chantagem" mas também garantiu que as relações entre os partidos se mantêm. Só não explicou em que moldes.
Espanha

Sánchez volta a recusar proposta de Iglesias

O PSOE e o Unidos Podemos continuam a não chegar a um entendimento que permita desbloquear o impasse político em Espanha. Nova reunião entre Sánchez e Iglesias terá durado apenas dez minutos.
Espanha

PSOE e Podemos voltam à mesa de negociações

O novo encontro sucede a uma reunião na última quinta-feira, que acabou sem fumo branco. Terá sido pedido pelo PSOE, que tenta garantir apoio que viabilize um Governo socialista de Pedro Sánchez.
Espanha

Sánchez. Um plano perfeito que só podia falhar /premium

175
Ao longo de três meses, os adversários acusaram-no de calculismo político na forma como negociava — ou não negociava — os apoios. A estratégia previa encurralar a oposição, mas Sánchez acabou sozinho.
Pedro Sánchez

Negociações entre PSOE e Podemos sem acordo

A proposta final de Sánchez foi a oferta da vice-presidência social e três ministérios. Iglesias recusou, Sánchez vai a votos esta quinta-feira às 13h e a maioria simples é suficiente.
Espanha

Dirigente do Podemos contra consulta sobre governo

Coordenadora do Podemos na Andaluzia, e crítica interna de Pablo Iglesias, rejeita o referendo interno do Podemos para decidir apoio a um governo de Sanchez. E dá o exemplo do BE em Portugal.
Espanha

Sánchez oferece ministérios. Podemos recusa

Sánchez cedeu cargos ministeriais ao Podemos, desde que futuros ministros tenham perfil "técnico e não político". Mas Pablo Iglesias não aceitou.
Podemos

Podemos recusa debater substituição de Iglesias

Depois do resultado das eleições europeias, a oposição interna à liderança de Pablo Iglesias subiu de tom. Ramón Espinar pede renovação da direção. Podemos analisa resultados este sábado.
Podemos

Podemos. Candidatos detidos por produzirem canábis

1300
Dois candidatos autárquicos do Podemos foram detidos nesta sexta-feira na Cantábria. Em causa estará uma instalação que permitia a produção de mais de 500 plantas de marijuana.
Rapto

Podemos. Assessora ajudou mãe a raptar a filha

1225
As duas mulheres criariam denúncias falsas de abusos sexuais contra os pais das crianças para os denegrir. María Sevilla, assessora do Podemos, foi detida em abril por raptar o filho de 11 anos.
Espanha

Espanha. Empresários querem Sánchez sozinho

104
A Confederação de Organizações Empresariais apela ao sentido de Estado e pede que PP e Ciudadanos se abstenham para que Sánchez governe sozinho. Empresários não querem que PSOE dependa do Podemos.
Espanha

Três avisos por causa das eleições espanholas /premium

196
O luxo de excluir partidos ditos de “extrema-direita” ou “extrema-esquerda” durou, após a Guerra Fria, apenas enquanto os outros partidos não precisaram deles para disputarem o poder.
Espanha

Os discursos da noite eleitoral nas entrelinhas /premium

O líder do PSOE deixou a porta aberta para negociar com todos. Casado passou culpas, Rivera reclamou estatuto de partido de poder e Iglesias chutou para canto. Abascal disparou em todas as direções.
Atualidade

Espanha. As reações dos candidatos aos resultados

Pedro Sánchez fez o discurso da vitória, e o líder do Vox comemorou entrada no parlamento. Pablo Casado, do PP, assumiu a culpa pelos maus resultados, enquanto Albert Rivera prometeu ser governo.
Atualidade

Espanha. Os três incidentes que marcam as eleições

Do dia de votos em Espanha, destacam-se 3 incidentes: uma candidata teve de enfrentar separatistas catalães, outra ficou pendurada num cumprimento e um elemento do Vox quis atrapalhar a imprensa.
B.I.C.A.

BICA. Espanha vai a eleições num saco de gatos

Que forças se vão unir depois de domingo, em Espanha? Entre os extremos e o centro, os cenários possíveis são inúmeros e confusos. A análise de Filomena Martins, Nuno Vinha e Sara Antunes de Oliveira.
Espanha

Dois dias e dois debates para convencer indecisos

Em Espanha, há debate dia sim, dia sim. O primeiro é esta segunda-feira e na terça já vai haver outro. Esta fórmula inédita foi atingida após várias recusas — e uma cedência — de Sánchez.
Podemos

Polícia espanhola fabricou provas contra o Podemos

339
Uma divisão da polícia espanhola criada nos anos de Rajoy reuniu provas falsas para implicar o Podemos com a Venezuela de Chávez. No final, fizeram relatório que o Ministério Público não aceitou.
Podemos

"Ele". Podemos critica o seu próprio cartaz

108
Pablo Iglesias, líder do Podemos, vai voltar de baixa de paternidade. Ou seja, "ele volta", como diz o partido num cartaz. Contudo, a utilização do pronome levou Iglesias a falar em machismo.
Espanha

Traições e demissões: o pior mês do Podemos

Entre a traição do ex-porta-voz, a demissão do secretário-geral em Madrid e a condenação do secretário em tribunal, sobra pouco espaço para otimismo — e as sondagens são prova disso.
Podemos

Eleições em Madrid causam nova guerra no Podemos

O ex-porta-voz do Podemos causou "surpresa" ao anunciar candidatura às regionais de Madrid em lista rival. Pablo Iglesias disse estar "triste" com esta "manobra" e garante que Podemos vai às eleições.
Espanha

Espanha volta a discutir pena de prisão perpétua

321
A morte violenta de uma professora em Espanha está a chocar o país, agora os partidos voltaram a discutir em pleno Congresso uma possível revisão à pena de prisão perpétua renovável.
Podemos

Pablo Iglesias: "Situação na Venezuela é terrível"

3102
Pablo Iglesias confessou-se arrependido pelas opiniões favoráveis que teve sobre o regime da Venezuela. Há muito que se suspeita que o Podemos recebeu financiamento do governo chavista.
Espanha

Quando os muros caem, caem para os dois lados /premium

735
A questão levantada pelas eleições na Andaluzia é esta: por que razão deveríamos admitir que compete aos fãs do chavismo e do estalinismo julgar os méritos democráticos dos outros actores políticos?
Podemos

Chávez financiou partido espanhol, garante juiz

1976
A ligação da Venezuela ao Podemos foi feita assim: "Todos víamos na televisão o sr. Pablo Iglesias e o sr. Juan Carlos Monedero. Chávez gostava de se gabar deles". A Interpol já terá documentos.
Podemos

Podemos elogia Maduro, entrevistador indigna-se

8411
Dirigente do partido espanhol Podemos defende, em entrevista a um jornal chileno, que o governo venezuelano fez "avanços". O jornalista não o largou: "Então por que há tanta gente a fugir do país?"
Espanha

Iglesias agradece aos reis pelo apoio aos filhos

332
Pablo Iglesias e Irene Montero escreveram carta aberta onde elogiam SNS e agradecem aos "reis" e "adversários políticos" pelas mensagens de apoio. Filhos gémeos nasceram prematuros em julho.
Espanha

PSOE dispara para primeiro nas sondagens

Dois meses depois de ter subido ao poder, o PSOE de Pedro Sánchez tem uma boa notícia: o barómetro do CIS dá-lhe o primeiro lugar, com 29,9% dos votos. PP afunda mas a queda do Podemos é ainda maior.
Espanha

Sánchez acusado de "oferecer" TVE ao Podemos

Governo de Pedro Sánchez está a ser acusado de "oferecer" a televisão e rádio públicas ao Podemos, depois de aceitar o nome do jornalista Andrés Gil para presidente da TVE. Bascos devem bloqueá-lo.
Extrema Esquerda

A nova esquerda entre chalets e princesas /premium

1287
O código de conduta dos novos progressistas é assim: podem ter chalets de 600 mil euros, não podem é chamar “princesas” às filhas.
Pablo Iglesias

Modesta e "bien a gustito": a ex-casa de Iglesias

1888
Em 2015, o líder do Podemos recebeu a jornalista Ana Rosa Quintana em sua casa. Mostrou-lhe o frigorífico, os 60 metros quadrados em que vivia e disparou contra a elite. Tudo mudou.
Espanha

Pedro Sánchez escolhe equipa pequena e a prazo

854
Líder do PSOE é o sétimo presidente do Governo, um ano depois de ter recuperado a liderança do seu partido, e conta com o apoio de apenas 84 deputados. Sánchez e Costa já têm um encontro combinado.
Pablo Iglesias

Militantes do Podemos querem Iglesias na liderança

193
Já se conhecem os resultados da votação pela permanência de Pablo Iglesias e Irene Montero nos cargos que ocupam no Podemos. Perto de 70% dos militantes querem o casal à frente do partido espanhol.
Política

A hipocrisia das casas da esquerda /premium

1200
Costa fez negócios de especulação imobiliária com idosos que tanto criticou. Iglesias comprou um chalet de luxo e violou o código de ética que impôs no Podemos. É a hipocrisia moralista da esquerda.
Pablo Iglesias

O chalé que pode tirar Iglesias do Podemos

1547
Comprar um chalé de 615 mil euros pode sair caro a Pablo Iglesias, líder do Podemos. A vivenda tem 3 quartos, uma decoração neocolonial, uma piscina e um riacho. Veja como é a casa por dentro.
Espanha

Liderança do Podemos em risco por causa de casa

607
O secretário-geral do Podemos, Pablo Iglesias, e a porta-voz do partido, Irene Montero, puseram os lugares à disposição através de um plebiscito. Em causa está a compra de uma vivenda.
Podemos

Espanha. Luta interna no Podemos agita aniversário

Pablo Iglesias e Íñigo Errejón, o provável candidato do Podemos à Comunidade Autónoma de Madrid, estão em desacordo quanto ao formato das primárias do partido. O Podemos celebrou 4 anos de existência.
Podemos

Quem substitui Iglesias e Montero na licença?

O líder do partido e a porta-voz anunciaram que estavam à espera de gémeos. Nascimento está previsto para o outubro. Quem fica na liderança do partido durante a sua ausência?
Espanha

Sondagem coloca Ciudadanos em primeiro com 28,9%

Subida do Ciudadanos é feita à custa do PP e do PSOE, que perdem votos para o partido formado por Albert Rivera. Unidos Podemos fica em quarto lugar.
Espanha

Sondagens. Cuidadanos reforça vantagem

É um resultado à condição: se as eleições gerais espanholas fossem hoje, o partido de Albert Rivera deixaria o Partido Popular a mais de seis pontos de distância. Socialistas são a terceira opção.
Espanha

"Efeito Arrimadas": Ciudadanos já é o mais votado

129
O Ciudadanos surge como o partido mais votado nas sondagens espanholas mais recentes. PP e PSOE podem ver-se obrigados a negociar com Albert Rivera para formar Governo. É o "efeito Arrimadas".
Espanha

Pablo Iglesias financiado por Venezuela e Irão

2626
O diretor de antigo canal de TV de Iglésias acusou o líder do Podemos de ser financiado por Venezuela e Irão. Em 2013, já Inglésias tinha confirmado que era financiado: "A política é a assim"
Catalunha

Rajoy recusa qualquer mediação com a Catalunha

158
Mariano Rajoy rejeita uma proposta do líder do Podemos, Pablo Iglesias, para iniciar uma mediação com o Governo da Catalunha. O presidente do Governo espanhol insiste que a condição é "inegociável".
Espanha

Chumbada moção de censura ao Governo de Rajoy

O parlamento espanhol chumbou a moção de censura ao Governo de direita de Mariano Rajoy apresentada pela coligação de extrema-esquerda Unidos Podemos.
Espanha

Onze horas a discutir moção de censura do Podemos

O primeiro dia de debate da moção de censura ao Governo espanhol apresentada pelo Podemos terminou esta noite, após mais de 11 horas de discussão.
Espanha

Rajoy: Podemos só quer "dar espetáculo" com moção

Mariano Rajoy considerou hoje em Madrid que a moção de censura apresentada pelo Podemos não tem razão de ser e que este partido só quer dar "espetáculo" com uma iniciativa votada ao insucesso.
Espanha

Milhares na rua pedem censura ao governo de Rajoy

Milhares de pessoas juntaram-se este sábado em Madrid numa manifestação convocada pelo partido Unidos Podemos, de apoio à moção de censura contra o governo de Mariano Rajoy.
Espanha

Sondagem. PP vence eleições e PS volta ao 2º lugar

Mariano Rajoy perde terreno para o segundo classificado. Em plena campanha para a liderança, o PSOE recupera o segundo lugar das intenções de voto, atirando o Podemos para a terceira posição.
Espanha

Vá lá PSOE, juntos Podemos

111
Pablo Iglésias, secretário-geral do Podemos, enviou uma carta a Javier Fernández, líder da Comissão de Gestão do PSOE, para tentar reunir forças para fazer avançar a moção de censura contra o PP.
Espanha

Podemos avança com moção de censura a Rajoy

Podemos vai avançar com uma moção de censura ao Governo de Rajoy por causa das suspeitas de corrupção que envolvem o PP. Iniciativa terá de contar com o apoio do PSOE, algo improvável neste momento.
Atualidade

O Podemos desrespeita a liberdade de imprensa?

Um grupo de jornalistas espanhóis juntou-­se para denunciar “ameaças” e “bullying” por parte do Podemos. O partido de Pablo Iglesias nega as acusações.
Podemos

SMS e trolls: como o Podemos intimida jornalistas

2534
Depois de Associação de Imprensa de Madrid ter acusado o Podemos de promover um "assédio" sistemático contra jornalistas, o El País revela os métodos de pressão do partido de esquerda populista.
Podemos

Podemos. Pablo Iglesias derrotou Íñigo Errejón

A liderança do Podemos está decidida e o vencedor foi Pablo Iglesias, distanciando-se nos resultados finais do seu ex-número dois, Íñigo Errejó.
Mariano Rajoy

Rajoy critica Podemos, com alusão a touradas

Sem mencionar nomes, restam poucas dúvidas a quem se destinavam as ironias de Rajoy no congresso dos Populares espanhóis: ao Podemos, que também está reunido em congresso numa praça de touros.
Espanha

Podemos. Do "assalto aos céus" à lama

344
No início, o Podemos queria "assaltar os céus" e governar Espanha. Não conseguiu. Agora os militantes escolhem entre Iglesias e Errejón. Depois de uma campanha cheia de lama, a união é uma miragem.
Marcelo Rebelo de Sousa

Desejos para 2017

Um dos meu desejos para 2017 é que o Presidente refreie a sua vocação para Oliveira da Figueira dos afectos, vendendo toda a espécie de coisas inúteis. O país não deve ser uma indesligável TV Marcelo.
Espanha

Iglesias vs. Errejón: a maior crise do Podemos

327
Com congresso marcado para fevereiro, o Podemos atravessa a sua pior crise interna. A disputa é entre Iglesias e Errejón, velhos amigos que divergem no estilo e na visão para o futuro do partido.
Espanha

Podemos boicota minuto de silêncio por Barberá

496
A coligação Unidos Podemos abandonou o plenário do Congresso dos Deputados antes do início da homenagem à ex-presidente da Câmara Municipal de Valência Rita Barberá, que morreu esta quarta-feira.
Donald Trump

Em Portugal, o perigo não é um Trump, mas um Putin

1190
A ameaça à democracia em Portugal não vem do populismo, mas do estatismo: das cliques políticas decididas a usar o Estado para expandir as suas clientelas e constranger a vida pública.
Espanha

PP e Podemos sobem em sondagem. PSOE afunda-se

Partido do primeiro-ministro cresce, mas não chega à maioria absoluta. Podemos de Iglesias ultrapassa socialistas do PSOE, que caem a pique após viabilizarem o governo da direita.
Bloco de Esquerda

O bloquismo, doença infantil da geringonça

1294
O PS acusou o PSD e o CDS de se terem rendido ao “radicalismo neo-liberal” da troika. Agora deixa o PSD e o CDS acusarem-no de estar submetido ao "radicalismo neo-comunista" do BE e do PCP.
Eleições Espanha 2016

Como Rajoy falhou investidura. Eleições no Natal?

114
Mariano Rajoy voltou a não passar na segunda votação no Congresso dos Deputados, confirmando o impasse político que Espanha vive desde as eleições de dezembro de 2015. Poderá haver eleições no Natal.
Eleições Espanha 2016

Parlamento espanhol chumba Governo de Rajoy - como aconteceu

113
Mais de dois meses depois das eleições, Mariano Rajoy levou a sua solução de Governo a votos no parlamento, depois de ter discursado na véspera. Voto contra dos socialistas chumbaram-no.
Eleições Espanha 2016

Ao 255º dia, Rajoy disse que é a única alternativa

Mariano Rajoy fez a sua proposta de Governo esta terça-feira, sabendo de antemão que deverá ser chumbada. Defendeu um Governo "estável e duradouro", por oposição a solução de "radical e ineficaz".
Explicador

Porque é que Espanha ainda não tem governo?

O parlamento espanhol começa a debater hoje um novo Governo de Mariano Rajoy. As votações, na 4ª e na 6ª-feira, deverão chumbá-lo. Já se fala em terceiras eleições — que poderão ser no dia de Natal.
TTIP

Em direcção aos anos 30?

162
Andamos sempre à procura de paralelismos com os ano 30. Pois se algo caracterizou essa época, foram os protecionismos. Oxalá o anúncio de Sigmar Gabriel sobre a morte do TTIP seja exagerado.
Espanha

Ciudadanos admite facilitar um Governo de Rajoy

Albert Rivera tinha prometido não facilitar a vida a Mariano Rajoy. Mas agora, com Espanha em risco de uma terceira ida às urnas, admite rever a sua posição e abster-se para deixar o PP Governar.
Eleições Espanha 2016

PP mais forte mas sem maioria terá de negociar

Seis meses depois, as eleições espanholas mostraram que, como em dezembro, os partidos terão de negociar. Mas permitiram a Mariano Rajoy deixar a mensagem mais forte: "Ganhámos o direito de governar".
Eleições Espanha 2016

Calculadora na mão, señores. Temos coligação?

Depois das eleições, só é possível ter uma solução de Governo com acordos entre partidos. Neste momento, Rajoy, Sánchez, Iglesias e Rivera bem podem olhar para a calculadora. Mas vão ter de falar.
Podemos

Venezuela pede ajuda para investigar o Podemos

A assembleia venezuelana continua as investigações sobre o financiamento do Podemos por parte do governo venezuelano. Pablo Iglesias disse que não irá à Venezuela para testemunhar.
Eleições Espanha 2016

É desta que se entendem, señores?

Este domingo Espanha vai ter novas eleições, depois do impasse de dezembro. Mas até pode ficar tudo na mesma. Recorde os últimos seis meses de desacordo — e saiba ao que vão os quatro candidatos.
Eleições Espanha 2016

PP vence, Podemos em segundo. Problema mantém-se

A uma semana das eleições espanholas, o problema mantém-se. PP segue na frente, Podemos consolida segundo lugar, à frente do PSOE, mas não há coligações à vista.
Podemos

Podemos transforma programa em catálogo do IKEA

É literalmente um catálogo, com o design copiado do IKEA. Os candidatos do Podemos aparecem nas salas, escritórios e cozinhas de suas casas. As propostas são explicadas como se Espanha fosse uma casa.
Podemos

Hugo Chávez financiou o Podemos

784
Rafael Isea, antigo ministro das Finanças do governo de Hugo Chávez, afirmou que o ex-presidente venezuelano financiou a criação do Podemos, de Pablo Iglesias. O partido espanhol foi fundado em 2014.
PSOE

Socialistas recusam aliança com Podemos

O Podemos propôs esta terça-feira uma aliança aos socialistas para as próximas eleições gerais, marcadas para 26 de junho. PSOE respondeu de imediato: "Não, obrigado."
Espanha

Podemos: partido informal ou de "rufias"?

223
Pablo Iglesias é o homem do partido anti-formalidades. Em fim de legislatura, os deputados puseram-se de pé e gritaram pelo Podemos. Deixaram o Rei à espera e fizeram levantar um coro de críticas.
Espanha

O “26 J” ou as próximas eleições em Espanha

Com o crescimento do extremismo e a erosão política e moral dos partidos que governaram Espanha desde a década de 1980, o país vizinho dificilmente será governável nos próximos tempos.
Podemos

Jornalistas deixam Pablo Iglesias a falar sozinho 

1029
Numa conferência universitária, o líder do Podemos referiu-se por diversas vezes a um jornalista específico. "Isto não é uma conferência de imprensa, é uma universidade", justificou.
Podemos

Podemos consulta bases sobre acordo de governo

Pablo Iglesias anunciou que vai consultar os militantes sobre um eventual apoio ao acordo de governo entre o PSOE e o Ciudadanos. E garante que "assumirá as responsabilidades políticas" da consulta.
Espanha

Ciudadanos: acordo com Podemos é "impossível"

Ainda esta quinta-feira,o líder do Podemos, Pablo Iglesias, desmarcou a conferência de imprensa que deveria dar no final de uma reunião a três com o PSOE e o Ciudadanos.
Espanha

PSOE, Ciudadanos e Podemos reúnem quinta-feira

Ciudadanos querem entrar no governo de Pedro Sánchez, líder do Partido Socialista de Espanha. Próximo objetivo é puxar o Podemos para garantir apoios suficientes para a investidura até 3 de maio.
Podemos

Podemos. Fundadores receberam 7 milhões de Chávez

2641
O jornal ABC teve acesso a documento que mostra que fundação ligada aos fundadores do Podemos recebeu 7 milhões de euros e visava criar forças em Espanha que fossem favoráveis ao regime venezuelano.
Podemos

Iglesias e Errejón estão numa relação complicada

Depois da onda de demissões em Madrid, o afastamento do número 3 do partido, que era muito próximo de Íñigo Errejón, terá acentuado a crise. Luta pela liderança à vista?
Pedro Sánchez

Sánchez pede a Tsipras que fale com Iglesias

Pedro Sánchez afirmou que vai pedir a Tsipras que interceda a seu favor junto de Iglesias. A falta de apoio do Podemos tem sido um grande entrave para a formação de governo.
Espanha

Número 3 do Podemos cai. Nova crise no partido?

163
Pablo Iglesias afastou Sergio Pascual, número 3 do Podemos, alegando "gestão deficiente" das estruturas orgânicas do partido. El País fala em "golpe" para "fulminar" a oposição interna.
Podemos

Pablo Iglesias. Ou como a "máquina" cria um líder

175
Da noite para o dia, e com eleições (autonómicas e municipais) à porta, a imagem de Pablo Iglesias degradou-se e o Podemos caiu nas sondagens. Aí, a assessoria de comunicação entrou em campo.
Podemos

Nove demissões agravam a crise interna do Podemos

610
Os dirigentes demitiram-se hoje do Conselho Cidadão da Comunidade de Madrid, descontentes com a "deriva" ideológica da direcção de Luis Alegre. Demissões a juntar à de Emilio Delgado, segunda-feira.
Dia da Mulher

Podemos. Campanha do Dia da Mulher causa polémica

133
A nova campanha do partido espanhol provocou reacções críticas por mostrar a cara de membros do partido em vez de imagens alusivas ao Dia Internacional da Mulher.
Podemos

Beijos na boca? O Podemos é uma "fábrica de amor"

1638
O líder do Podemos cumprimentou o deputado catalão Xavier Domènech de forma efusiva no centro do hemiciclo. Pablo Iglesias ironiza e diz que o Podemos é "uma fábrica de amor".
Eleições Espanha 2015

Podemos suspende negociações com o PSOE

105
"O acordo de Sanchez e Rivera não é compatível connosco", confirmou, esta quarta-feira, o número dois do Podemos. O partido de Iglesias já suspendeu as negociações com os socialistas.
Livros

A "Guerra dos Tronos" segundo o Podemos

Com o Podemos no centro do impasse governativo em Espanha faz sentido regressar a "Ganar o Morir", a analogia que Pablo Iglesias fez entre a série de TV e a política, publicada em 2014
Eleições Espanha 2015

"O Podemos não tem vontade de fazer acordos"

Faz este sábado dois meses que houve eleições legislativas em Espanha, mas o governo continua a parecer uma miragem. Será mesmo? Entrevista com o analista político Cristóbal Herrera.
Eleições Espanha 2015

Mais vale prevenir do que remediar

126
Se o Podemos chegar ao poder em Espanha, o melhor é começarmos todos a preparar as nossas confissões. Por mim já ando a preparar a coisa: foi por pura inadvertência que li Popper, Hayek e até Habermas
Eleições Espanha 2015

Sánchez. Reunião com Iglesias se "for para pactar"

O líder do PSOE afirmou que aceita o pedido feito por Iglesias para discutir as exigências apresentadas pelo Podemos desde que envolvam as equipas de negociação para garantir a sua investidura.
Eleições Espanha 2015

Podemos apresenta 98 páginas de condições ao PSOE

Um referendo na Catalunha, a reformulação das estruturas do Estado, a reposição dos direitos sociais e a luta contra a corrupção marcam o documento. Investidura de Sánchez começa a 2 de março.
Eleições Espanha 2015

Podemos puxa PSOE para a esquerda com novo acordo

O partido de Pablo Iglesias vai enviar um conjunto de propostas ao PSOE, na esperança de afastar os socialistas da mesa de negociações do Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

Sánchez reúne-se com Rajoy, mas o impasse continua

O líder do PSOE vai reunir-se com Mariano Rajoy esta quarta-feira. Os socialistas enviaram esta segunda-feira um programa de governo às forças com quem negoceiam, excluindo os independentistas e o PP.
Eleições Espanha 2015

Sondagem: Podemos ultrapassa PSOE e PP cresce

179
Uma nova sondagem dá vantagem ao partido de Pablo Iglesias face ao PSOE, enquanto o PP de Rajoy continua a crescer. Números que vêm baralhar as negociações para um Governo liderado pelos socialistas.
Eleições Espanha 2015

Quais são as opções de Sánchez para governar?

Aliar-se ao Podemos de Pablo Iglesias ou procurar entendimentos com o PP? O líder do PSOE pediu um mês para formar Governo, mas este tempo pode não chegar para encontrar acordo definitivo.
Eleições Espanha 2015

Governo à esquerda? Podemos já sugere ministros

Pedro Sánchez a PM, Iglesias como vice. 6 ministros para o PSOE, 4 para o Podemos, 1 para a Esquerda Unida e outro para a coligação catalã "Juntos Podemos": é a proposta do Podemos Saragoça.
Eleições Espanha 2015

Espanha. Quando acabará a caminhada no deserto?

Os espanhóis foram às urnas há mês e meio e ainda não há governo à vista. Novas eleições são hipótese muito provável. Perguntas e respostas de uma história sem desfecho previsível.
Eleições Espanha 2015

PSOE reage a entrevista demolidora de González

O PSOE já reagiu às declarações do ex-primeiro-ministro socialista Filipe González: respeita a opinião, mas mantém o "não" a um governo de Rajoy. Sábado reune-se o comité federal do partido.
Espanha

"PP e PSOE não devem impedir que o outro governe"

958
O ex-primeiro ministro de Espanha dá uma entrevista ao El País e deixa fortes críticas ao líder do PSOE, por não ter percebido a derrota e pelo possível aliado Podemos: "São puro leninismo 3.0".
Espanha

Presidente de Barcelona quer criar força política

Ada Colau, presidente da Câmara de Barcelona e líder da coligação Barcelona em comum (que tem membros do Podemos), anunciou que pretende criar uma nova força política de esquerda na Catalunha.
Eleições Espanha 2015

Sánchez e Iglesias conversam, mas para discordarem

Numa conversa telefónica de 20 minutos, Pedro Sánchez mostrou o desagrado em relação à proposta feita pelo Podemos ao Rei e ambos discordam em relação à altura do começo das negociações.
Eleições Espanha 2015

PSOE acusa Podemos de chantagem. Em que ficamos?

571
O PSOE emitiu um comunicado no qual reitera a ideia de que deve ser o PP a tentar formar governo. Numa alusão ao Podemos, fala de chantagem para um acordo governativo à esquerda.
Espanha

Podemos aceita criar "governo de mudança" com PSOE

"Se o PSOE quiser, pode haver um governo de mudança" para Espanha, disse Pablo Iglesias, líder do Podemos, depois de um encontro do o Rei. Podemos deixa cair linha vermelha do referendo catalão.
Podemos

Iglesias e o Irão: "A geopolítica é assim"

O Podemos está a ser acusado de ter sido financiado pelo governo iraniano. Em 2013, Iglesias explicava que o Irão queria o crescimento do Podemos: e que estes se aproveitavam disso.
Espanha

Acordo dos socialistas com Podemos mais perto

Sondagem dá vitória mais folgada a Rajoy, mas começa a parecer menos provável que haja novas eleições. Ciudadanos poderá aceitar abster-se, viabilizando um governo PSOE e Podemos.
Eleições Espanha 2015

Podemos abdica de ter quatro grupos parlamentares

O partido de Pablo Iglesias decidiu abdicar da exigência em ter quatro grupos parlamentares distintos. As forças regionais que se candidataram autonomamente juntar-se-ão assim numa única coligação.
Espanha

Aliados do Podemos pedem deputados a PSOE 

Partidos das regiões autónomas querem garantir que tanto o partido liderado por Pablo Iglesias como os seus aliados autonómicos na Catalunha, Valência e Galiza conseguem formar grupos parlamentares.
Eleições Espanha 2015

PSOE quer o Podemos e o Ciudadanos

Pedro Sánchez parece ter sido confrontado com a inevitabilidade de estar "obrigado a entender-se com o Podemos" para formar uma alternativa de Governo. Mas também pisca o olho ao Ciudadanos.
Espanha

Pablo Iglesias e um bebé. A foto do novo Congresso

583
Na votação da presidência da mesa do Congresso, a estrela foi um bebé, filho da nº3 do Podemos, ao colo de Pablo Iglesias. Os fotógrafos não resistiram. A mãe amamentou e levou o filho à urna.
Espanha

Investigação. Podemos financiado por Irão?

Dinheiro terá chegado às contas dos dirigentes do partido alegadamente através de uma produtora de televisão de um iraniano, que produzia o programa "Fort Apache", apresentado por Pablo Iglesias.
Eleições Espanha 2015

Presidente do Congresso será um socialista

O PSOE e o Ciudadanos chegaram a acordo para levar o socialista Patxi López à presidência do Congresso de Espanha. O PP aceitou o acordo e retirou a sua candidatura.
Catalunha

Catalunha: o que aí vem

O novo presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, tem 18 meses para criar um Estado independente. Mas não é certo que consiga. Para o país, o acordo independentista traz (ainda mais) incertezas.
Eleições Espanha 2015

Mesmo sem referendo, Rivera diz "no" a Podemos

"Há outras diferenças de caráter social, económico e constitucional", argumentou Rivera, perante o Podemos de Pablo Iglesias. "Nao é só o referendo."
Presidenciais 2016

O exaspero do consenso

190
Continuando assim, está selado: a esquerda ganhará as presidenciais (mesmo que ganhe Marcelo Rebelo de Sousa). A direita foi enxotada e nem apareceu. O que, lá está, precisa de pipocas.
Eleições Espanha 2015

Barões do PSOE já antecipam novas eleições

Perante o impasse, com o PSOE preso entre viabilizar um governo de Rajoy ou negociar à sua esquerda, até com separatistas, barões socialistas já preveem novas eleições e querem Susana Díaz como líder.
Eleições Espanha 2015

Podemos repete que vai opor-se a governo do PP

O secretário-geral do Podemos reiterou hoje que vai opor-se a um eventual governo do PP em Espanha, considerando que o seu partido é a única oposição a um "bloco imobilista a três" entre "populares", PSOE e Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

PSOE recusa negociar com quem quiser referendo

Os socialistas espanhóis estendem a mão a todos os partidos, "novos" ou "clássicos", mas recusam que a discussão da independência da Catalunha. Podemos já disse que referendo é "imprescindível".
Eleições Espanha 2015

Governo em Espanha. O que impede um acordo

Os quatro partidos espanhóis têm linhas vermelhas, das quais não querem abdicar: mas se não o fizerem não haverá governo. Saiba o que está a impedir um acordo de governação.
Eleições Espanha 2015

Podemos quer independente à frente do Governo

O líder do Podemos, Pablo Iglesias, propôs hoje uma "figura independente de prestígio" como presidente do Governo espanhol, caso os próprios socialistas impeçam Pedro Sánchez de "tentar sê-lo".
Eleições Espanha 2015

Sanchéz rejeita acordo e quer "governo de mudança"

Líder do PSOE foi esta quarta feira a Moncloa dizer "não" a Mariano Rajoy, independentemente que este venha a apresentar cedências. Pedro Sánchez quer novas eleições como "última das opções".
Eleições Espanha 2015

E agora, Espanha?

Os resultados das eleições de 20 de dezembro mergulharam a Espanha num impasse político. O PP ganhou, sem maioria nem hipótese de coligações, depois de o PSOE lhe fechar a porta. O que se segue?
Eleições Espanha 2015

Rajoy abre negociações com Ciudadanos e PSOE

O vencedor das eleições espanholas lembra que é tempo de "ser responsável" e ter "vistas largas". Rajoy disse ainda que haverá um congresso do PP depois do processo de formação do Governo.
Eleições Espanha 2015

PSOE tem "a bola nos pés" no jogo das coligações

O PSOE já garantiu que não vai viabilizar um governo de Rajoy, o que indica disponibilidade para se virar à esquerda. O Podemos pede-lhe um referendo à independência da Catalunha.
Eleições Espanha 2015

O 20-D

Nenhum dos bloqueios da vida política e social espanhola será resolvido com uma tão profunda balcanização do parlamento. A Espanha irá talvez viver sem governo durante um par de anos.
Eleições Espanha 2015

Mercados. Juros espanhóis disparam e bolsa derrapa

108
"Resultado inconclusivo" que deverá levar a eleições antecipadas. É esta a leitura dos analistas ao resultado da eleição em Espanha. Subida dos juros apanha BCE "de férias".
A página está a demorar muito tempo.