O advogado de José Sócrates entrega esta sexta-feira de manhã no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), em Lisboa, um recurso a pedir a libertação do ex-primeiro-ministro.

O advogado de José Sócrates contava entregar o recurso na última segunda-feira, mas acabou por não o fazer, dizendo sentir necessidade de consultar primeiro o seu cliente.

Na altura, João Araújo referiu que “com a máxima extensão possível, a defesa irá transmitir as pertinentes informações sobre nova iniciativa processual” a entregar no TCIC.

Numa das visitas que fez à prisão de Évora, onde o antigo primeiro-ministro se encontra detido preventivamente, o advogado afirmou aos jornalistas estava na “altura de José Sócrates se defender publicamente”.

“Há um cidadão injustamente preso, em meu entender” e, por isso, “tem que ser libertado, logo que alguém se aperceba da injustiça, da ilegalidade”, sustentou na ocasião, acrescentando esperar que Sócrates “vá passar o Natal a casa porque, só o facto de estar preso há 15 dias, é um abuso”, o qual “tem que cessar o mais depressa possível”.

O recurso é entregue no TCIC, tribunal que decretou a prisão preventiva ao antigo primeiro-ministro socialista, subindo depois para o Tribunal da Relação.

Antes do recurso do advogado de José Sócrates, deram entrada no Supremo Tribunal de Justiça três pedidos de ‘habeas corpus’, todos à revelia da defesa do antigo primeiro-ministro.

Dois dos pedidos de ‘habeas corpus’ não foram sequer analisados e um foi indeferido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR