O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, chegou esta sexta-feira a Monróvia, Libéria, no seguimento de uma viagem a zonas da África Ocidental atingidas pelo vírus do ébola.

O secretário-geral das Nações Unidas está, desde esta sexta de manhã, na capital da Libéria proveniente do Gana, onde se encontra instalada a sede da missão da ONU para a luta contra o ébola (UNMEER).

Ban Ki-moon foi recebido pelo vice-presidente da Libéria, Joseph Boakai e deve reunir-se ainda hoje com a chefe de Estado, Ellen Johnson Sirleaf, e encontrar-se também com os responsáveis pela UNMEER no país, prevendo ainda visitar uma unidade médica do Exército dos Estados Unidos.

“A ONU está com as populações da região até que tenhamos a certeza de que já não há nenhum caso” de ébola, disse o secretário-geral das Nações Unidas na capital do Gana na quinta-feira.

“Temos de refletir sobre a forma de reforçar os sistemas de saúde da região para que possam resistir a futuras epidemias e doenças contagiosas”, acrescentou.

Ainda esta sexta, Ban Ki-moon desloca-se a Freetown na Serra Leoa e no sábado é esperado na Guiné Conacri prevendo-se que no mesmo dia visita Bamako no Mali.

O secretário-geral das Nações Unidas viaja acompanhado pela diretora geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, pelo coordenador da ONU para a luta contra as epidemias, David Nabarro e pelo chefe da UNMEER, Anthony Bandury.

Segundo a OMS o vírus do ébola já provocou a morte a 6.900 pessoas, sobretudo na Libéria, Serra Leoa e Guiné Conacri.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR