O Reddit é uma rede social baseado num fórum de discussão bastante ativo. É dos locais menos moderados da internet – ou, pelo menos, é essencialmente moderado pelos seus utilizadores. Na época natalícia, organiza o evento “Secret Santa“, que não é mais que uma versão virtual de um jogo de “amigo secreto” e que existe desde 2009. Foram 212.541 pessoas as que se inscreveram, de 189 países, entrando diretamente para o Guiness Book.

O mecanismo de participação é simples de explicar: quem quer inscreve-se e aguarda que seja sorteado o seu amigo secreto (que pode ser qualquer participante em qualquer parte do mundo). Depois é ir ver o perfil dessa pessoa, procurando aquilo que ela deseja, encontrando algo compatível com os seus interesses e enviando o presente alguns dias antes do natal. Depois é esperar que os presentes cheguem ao destino e que os utilizadores coloquem fotos na página criada pelo Reddit para o efeito.

O que é interessante é que várias figuras famosas participam também do evento. Bill Gates, por exemplo, tradicional do Reddit, insiste em participar todos os anos. E este ano satisfez o desejo de uma utilizadora anónima, conhecida apenas como Calid7, oferecendo-lhe um capacete usado por uma personagem do filme Thor. O antigo presidente da Microsoft incluiu também uma doação em nome da utilizadora para a ONG Shot@Life, que fornece vacinas essenciais a crianças em países em desenvolvimento. E a utilizadora não hesitou em colocar na internet as fotografias que comprovam a oferta, junto com um texto emocionado de agradecimento.

Em anos anteriores participaram também outras figuras conhecidas como Shaquille O’Neal, Bear Grills, Stephen Colbert e Arnold Schwarzenegger. O fenómeno vai muito para lá das fronteiras norte-americanas, tem vindo a crescer e espera-se que em 2015 venha a bater novos recordes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR