A Al-Qaeda pode estar a planear um ataque semelhante ao perpetrado em Paris esta quarta-feira, de acordo com os serviços secretos britânicos. Andrew Parker, diretor do MI-5, revelou que a “ameaça de um ataque em massa” naquela região está a crescer e que os serviços de inteligência já identificaram vários alvos potenciais dos terroristas, cita o The Telegraph.

Até ao momento, as medidas de segurança nos portos britânicos foram reforçadas e o policiamento da estação de comboios Eurostar, em St. Pancras, Londres, que liga o Reino Unido a Paris, Lille e Bruxelas, foi aumentado. A vigilância aos jihadistas já referenciados pelos serviços de inteligência também se intensificou depois do ataque ao jornal satírico francês Charlie Hebdo, mas o regresso dos militantes britânicos do Estado Islâmico que combateram na Síria e no Iraque pode tornar ainda mais difícil a missão de travar os terroristas.

O diretor dos serviços secretos revelou, ainda, que foram desmantelados três planos terroristas nos últimos meses. No entanto, admitiu que, apesar dos esforços das autoridades, é quase inevitável que um ataque de proporções semelhantes ao de Paris acabe por ser bem-sucedido.

O grande desafio do MI-5 e da polícia britânica é tentar descortinar a verdadeira ameaça. A multiplicação dos potenciais alvos e o modus operandi dos atacantes é muito difícil de prever. As organizações terroristas, ou simplesmente jihadistas que atuam sozinhos, podem estar a planear ataques semelhantes ao de Bombaim, quando em 2008, vários militantes dispararam sobre centenas de pessoas, matando 195 pessoas e ferindo mais de 327. Ou podem, ainda, fazer explodir um avião comercial ou tentar ataques isolados a alvos mais pequenos.

“Apesar de tanto nós como os nossos parceiros estarmos a tentar o nosso melhor, sabemos que não podemos parar tudo”, confessou Andrew Parker, acrescentado ainda que a falta de cooperação das companhias de Internet está a tornar difícil rastrear os suspeitos. Em breve, os terroristas podem “operar fora do nosso alcance”, lamentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR