Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Charlie Hebdo

Charlie Hebdo

Charlie Hebdo. 5 anos depois "há novas censuras"

Cartoonistas do Charlie Hebdo relembram o ataque de 7 de janeiro de 2015, quando 12 pessoas morreram num ataque terrorista. Cinco anos depois, o que resta do "Je suis Charlie"?
Terrorismo

Detido mandante de ataque ao Charlie Hebdo

Peter Chérif, suspeito de ser o mandante do ataque ao Charlie Hebdo, que foi executado pelos irmãos Kouachi em 2015, terá sido detido em Djibuti, em África, no domingo.
Charlie Hebdo

Barcelona. Charlie Hebdo faz capa provocadora

1017
A nova capa do jornal satírico Charlie Hebdo retrata o atentado de Barcelona, que matou 15 pessoas. A imagem e mensagem associada, "Islão, religião de paz... eterna", estão a gerar controvérsia.
Charlie Hebdo

Dez detidos por fornecerem armas a terroristas

Dez pessoas foram detidas desde segunda-feira em França e na Bélgica por suspeita de terem fornecido armas aos terroristas que atacaram a revista Charlie Hebdo e um supermercado judeu.
Charlie Hebdo

Charlie Hebdo continua a combater fundamentalismos

Corinne Rey, uma das desenhadoras que sobreviveu ao ataque de 7 de janeiro de 2015, garante que o "Charlie Hebdo" vai continuar a lutar pelos mesmos valores.
Charlie Hebdo

"A autocensura seria a morte do Charlie Hebdo"

Dois anos depois do ataque ao jornal satírio, Willem, um dos colaboradores históricos do "Charlie Hebdo" garante que tudo continua igual e que nunca pensou em parar de desenhar.
Charlie Hebdo

Charlie Hebdo lança edição especial

O jornal satírico francês Charlie Hebdo lançou uma publicação especial para marcar os dois anos que passaram do atentado à redação que ocorreu a 6 de janeiro de 2015.
Charlie Hebdo

Cartoon sobre o sismo de Itália causa polémica

456
O jornal satírico francês lançou um cartoon polémico em que compara as vitimas do sismo em Itália a pratos típicos italianos. As redes sociais encheram-se de comentários negativos.
Cartoon

Morreu Siné, antigo cartoonista do "Charlie Hebdo"

Maurice Sinet, mais conhecido por Siné, morreu na manhã desta quinta-feira depois de uma intervenção cirúrgica. O antigo colaborador do jornal satírico "Charlie Hebdo" tinha 87 anos.
Terrorismo

Detido homem por vender armas a Amedy Coulibaly

As autoridades espanholas detiveram em Málaga um homem suspeito de ter vendido armas a Amedy Coulibaly, autor do ataque a um supermercado judeu em Paris, em janeiro do ano passado.
Panama Papers

Panama Papers na capa do Charlie Hebdo

367
A nova edição do semanário satírico chega amanhã às bancas e traz na capa aquilo a que chama o último caso de "terrorismo fiscal".
Atentados de Bruxelas

Atentados de Bruxelas na capa de Charlie Hebdo

O jornal satírico francês voltou a fazer das suas ao criar uma capa polémica dedicada aos atentados em Bruxelas, que vitimaram mais de 30 pessoas. As opiniões, como é costume, dividem-se.
Atentados de Bruxelas

Je suis já nem sei o quê

2174
Enquanto diligentemente não afirmarmos com contundência que os valores europeus são incompatíveis com o estatuto das mulheres no islão, estaremos a apimentar o caldo onde se desenvolve o terrorismo.
Charlie Hebdo

Charlie Hebdo distribui 4,1 milhões pelas vítimas

O jornal satírico francês Charlie Hebdo vai distribuir 4,1 milhões de euros recolhidos após os atentados de janeiro de 2015, pelas vítimas. A verba foi recolhida através de recolhas de fundos.
Charlie Hebdo

Colónia e Aylan Kurdi. O polémico Charlie Hebdo

101
O Charlie Hebdo pegou nos abusos sexuais na cidade alemã de Colónia e a morte da criança síria numa praia turca para criar mais um cartoon polémico: "O que seria do pequeno Aylan quando crescesse?"
Charlie Hebdo

Hollande visita mesquita de Paris

O presidente francês, François Hollande, fez hoje uma visita surpresa à grande mesquita de Paris, um ano após os ataques jihadistas na capital francesa.
Charlie Hebdo

Um ano depois de o mundo se ter tornado "Charlie"

Há um ano, dois atacantes entraram na redação do jornal satírico Charlie Hebdo e mataram 12 pessoas ferindo outras cinco. O objetivo era matar o jornal mas este não parou nem mudou.
Exposições

Portugal lembra Charlie Hebdo com exposições

Lisboa, Amadora e Porto inauguram exposições com cartoons e algumas capas dos jornais de todo o mundo à época do ataque à sede do jornal. 12 pessoas morreram. A RTP vai transmitir um documentário.
Charlie Hebdo

Charlie. Primeiro aniversário assinalado em Paris

Esta quinta-feira assinala-se o primeiro aniversário dos atentados terroristas registados entre os dias 07 e 09 de janeiro de 2015, com a realização de várias cerimónias de homenagem às vítimas.
Charlie Hebdo

Charlie. Paris assinala aniversário dos atentados

Paris multiplica cerimónias de homenagem às vítimas dos atentados de 7 a 9 de janeiro do ano passado.
Charlie Hebdo

Charlie Hebdo.1 ano depois, Deus assassino na capa

134
O Charlie Hebdo vai lançar um número especial com um Deus barbudo na capa e uma legenda desafiadora: "Um ano depois, o assassino ainda está em fuga".
Charlie Hebdo

Charlie Hebdo: edição especial um ano após ataque

O jornal satírico francês Charlie Hebdo anunciou, esta quarta-feira, que vai lançar uma edição especial para assinalar o primeiro aniversário do atentado, que fez 12 mortos.
Atentados de Paris

Hollande 22% mais popular após ataques de Paris

A popularidade do Presidente francês, François Hollande, aumentou 22% após os atentados de 13 de novembro em Paris, chegando a 50%. É o melhor resultado de Hollande desde que foi eleito, em 2012.
Atentados de Paris

Van Rompuy: A guerra na Síria também é nossa

292
ENTREVISTA. Os países da União Europeia têm de se coordenar e atacar já o Estado Islâmico, que tem de ser destruído, defende o ex-presidente do Conselho Europeu.
Atentados de Paris

O principado de Zouheir

1171
Combater o terrorismo pressupõe o tempo longo dos pactos e a resiliência que nasce das convicções. Ora nós vivemos o esboroamento do centro e trocámos as convicções pelas indignações.
Acidentes de Aviação

Já não sou Charlie!

209
A União Europeia apresenta-se como um espaço democrático, mas a iniciativa do Charlie Hebdo é daquelas que me leva a dizer: “amigos russos, peço-vos desculpa, tenho vergonha de publicações como estas"
Charlie Hebdo

Charlie Hebdo muda-se para novas instalações

Depois do ataque sofrido, a redacção do jornal satírico Charlie Hebdo irá mudar-se para novas instalações em janeiro. As ameaças e a pressão contínua já motivaram a saída de alguns membros.
Crise dos Refugiados

Charlie: mais uma polémica. Agora com Aylan Kurdi

870
O jornal satírico Charlie Hebdo está outra vez no centro da polémica ao publicar duas capas a retratar a morte de Aylan Kurdi. Há acusações de racismo, mas também quem defenda a revista.
França

Charlie Hebdo diz adeus aos desenhos de Maomé

237
O editor da revista francesa assegurou, em entrevista, que chegou o fim dos desenhos alusivos ao profeta, uma vez que a publicação já cumpriu o objetivo de defender o seu direito à caricatura.
Al-Qaeda

Drone americano mata líder da Al-Qaeda no Iémen

Nasser Al-Ansi, alto responsável que reivindicou o ataque da organização contra o Charlie Hebdo, foi morto por um drone norte-americano no Iémen.
França

França aprova diploma antiterrorista polémico

Deputados franceses aprovaram diploma que prevê o reforço dos poderes dos serviços secretos - se entrar em vigor, vai permitir a vigilância de suspeitos de terrorismo sem autorização judicial.
Mundo

Texas não foi o Charlie Hebdo, dizem cartoonistas

Dois cartoonistas do Charlie Hebdo rejeitaram quaisquer semelhanças entre o atentado ao jornal satírico francês e o ataque ocorrido no domingo num concurso de caricaturas de Maomé no Texas.
Charlie Hebdo

PEN American Center: Ser ou não ser Charlie Hebdo

Críticas ao jornal e à fuga do âmbito do prémio estão entre as principais razões apresentadas por seis escritores para não comparecerem na gala onde seriam anfitriões.
Atentados de Paris

Redação do Charlie Hebdo reclama parte dos lucros

133
Onze trabalhadores do jornal satírico Charlie Hebdo reclamam parte dos 30 milhões euros recebidos com a edição especial após o atentado à redação que acabou na morte de doze elementos da equipa.
Charlie Hebdo

Wolinski. Mulher recorda cartoonista do Charlie

O apartamento do casal está forrado por mensagens em post-it que Georges costumava deixar à mulher. Ela recorda-o assim. E não esquece aquele dia 7 de janeiro.
Atentados de Paris

Detidas quatro pessoas. Uma delas é polícia

Polícia francesa deteve quatro pessoas ligadas a Amedy Coulibaly, o terrorista que se barricou num supermercado e matou quatro reféns, na sequência dos ataques ao Charlie Hebdo, em Paris.
Charlie Hebdo

Papa, Le Pen e Sarkozy raivosos no Charlie Hebdo

A edição desta quarta-feira inclui cartoons sobre os atentados em Copenhaga, o julgamento de Strauss-Kahn e uma entrevista a Varoufakis.
Islamismo

A liberdade depois de Charlie Hebdo

111
Quando somos incapazes de nomear o Estado Islâmico e quando abolimos os nossos valores para não ferir os das comunidades muçulmanas, temos mesmo razões para nos sentirmos livres?
Atentados de Paris

Um SMS bastou para lançar os atentados em Paris

O inquérito policial confirma que os atacantes estavam coordenados nos atentados e que se encontraram na véspera do tiroteio no Charlie Hebdo. Mas as falhas dos serviços secretos preocupam o Governo.
Atentados de Paris

Foram vendidos 8 milhões de Charlie Hebdo

A edição depois dos atentados foi vendida em 25 países. De acordo com o distribuidor, foram vendidos cerca de oito milhões de exemplares
Atentados de Paris

Paris vai banir filmagens de cenas de ação

As autoridades parisienses decidiram restringir as filmagens de cenas de ação e perseguições policiais nos espaços públicos da cidade, porque podem causar confusão num período "altamente sensível".
Atentados de Paris

Irão lança concurso de cartoons sobre o Holocausto

É um concurso internacional de cartoons sobre o Holocausto que está a ser organizado para protestar contra a última capa do jornal Charlie Hebdo. O vencedor vai ganhar um prémio de 10,6 mil euros.
França

Criança interrogada por "apologia ao terrorismo"

Aconteceu em França, depois de Ahmed, de oito anos, ter dito na escola que estava do lado dos terroristas que atacaram a sede do Charlie Hebdo. O caso está a indignar o país.
Charlie Hebdo

Palestinianos protestaram contra o Charlie Hebdo

Na segunda-feira, em Gaza, cerca de 200 radicais tentaram invadir o centro cultural francês e incendiaram bandeiras francesas.
Papa Francisco

O estilo de Francisco

545
Na Igreja há espaço para os mais variados estilos pastorais, desde que em sintonia com Cristo que, apesar da enérgica expulsão dos vendilhões do templo, é, como disse, “manso e humilde de coração".
Atentados de Paris

Dostoiévski em Paris

106
A “embriaguez de morte” do anarquista russo do século XIX é semelhante à “embriaguez de Deus” do jihadista do século XXI.Ou Deus não existe e eu tomo o lugar dele, ou Deus existe e eu ajo em nome dele
Atentados de Paris

Os tweets do Ayatollah para a juventude ocidental

107
O guia supremo do Irão pediu aos jovens para manterem a mente aberta no que diz respeito ao Islão e para se afastarem do Estado Islâmico e do Boko Haram.
Charlie Hebdo

Erros sobre o humor

O humor não é um acessório brilhante da nossa cultura. Na medida em que reflecte a nossa capacidade de não nos confundirmos com as nossas opiniões, e a desenvolve, ele é uma parte essencial dela.
Charlie Hebdo

A esquerda radical perante a jihad

156
Para uma parte da esquerda radical europeia, os jihadistas são o elemento de confronto violento necessário para destruir a democracia liberal e o capitalismo. São os Baader-Meinhof com o Corão.
Atentados de Paris

Autarca de Paris quer processar Fox News

O canal norte-americano fez uma série de reportagens onde quis mostrar a existência de zonas interditas a não-muçulmanos em Paris. Autarca queixa-se de ter prejudicado imagem da cidade.
Atentados de Paris

Novo plano anti-terrorista vigia 3.000 jihadistas

Manuel Valls anunciou que a França vai gastar mais 736 milhões de euros na luta contra o terrorismo nos próximos três anos. Cerca de 3.000 jihadistas em França precisam de ser vigiados.
Atentados de Paris

Quatro homens acusados em Paris

O ADN de dois dos homens foram encontrados na arma e no carro usado por Coulibaly no ataque ao supermercado. Estão acusados também da posse de armas.
Reino Unido

Grupo de extrema-direita patrulha ruas londrinas

O grupo "Britain First" estava quase adormecido, não conseguindo financiamento, nem elementos suficientes para as patrulhas.
Exposições

200 cartoons sobre Charlie Hebdo no Museu Virtual

"Je suis Charlie" é o nome da exposição gratuita e à distância de um clique que foi inaugurada no site do Museu Nacional da Imprensa. Veja algumas imagens na fotogaleria.
Médio Oriente

Afinal o que é que se passa no Iémen?

O Iémen voltou a aparecer nas notícias. O país está em desagregação e a crise humanitária agrava-se, pelo que vale a pena perceber o que está em causa.
Guerra

Veículo americano atingido no Iémen

Norte-americanos, aliados e rebeldes do Iémen chegaram a um acordo de cessar-fogo na segunda-feira, após um dia de negociações. No mesmo dia um veículo da embaixada dos Estados Unidos foi atingido.
Atentados de Paris

Tchetchénia saiu à rua contra o Charlie Hebdo

Balões, cartazes, lágrimas, orações. A manifestação organizada na capital da Tchetchénia contra o Charlie Hebdo teve tudo isto. E críticas à Europa.
França

Hollande com salto de popularidade. Valls também 

As ações tomadas por François Hollande após o ataque ao Charlie Hebdo deram um impulso de popularidade ao Presidente francês.
Atentados de Paris

A ilusão da segurança

Das várias propostas de medidas contra o terrorismo sobressai uma grande ilusão: a de que há medidas que possamos tomar para garantir efectivamente a nossa segurança. Não há.
Atentados de Paris

Bruxelas debate leis anti-terrorismo

O combate ao terrorismo vai dominar a reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros, esta segunda-feira em Bruxelas. O Governo prepara legislação que já coordenou com o PS.
Atentados de Paris

Ironizar com religião. Cameron contra Papa

Primeiro-ministro britânico disse que uma sociedade livre tem o direito de ironizar com a religião, discordando da opinião do Papa Francisco.
Charlie Hebdo

D. Duarte: Charlie Hebdo é “um pasquim nojento"

1687
Pretendente ao trono português considerou “não fazerem sentido nenhum, essas homenagens aos jornalistas”. E acrescentou que insultar as pessoas tem consequências.
Atentados de Paris

Países muçulmanos protestam contra capa do Charlie

No Níger já morreram dez pessoas na sequência dos protestos. Manifestantes atacam representações diplomáticas francesas e igrejas. Ministro do Interior já pediu calma.
Liberdade de Expressão

Afinal, somos mesmo todos Charlie?

Como seria se o Charlie Hebdo fosse um jornal português? Há espaço em Portugal para abordagens mais ousadas? O humor português é disciplinado e "mariquinhas", acredita quem o faz.
Atentados de Paris

Charlie Hebdo aumenta tiragem para sete milhões

Semanário satírico francês Charlie Hebdo anunciou que vai novamente aumentar a tiragem, de cinco para sete milhões de exemplares.
Atentados de Paris

Charlie e eu

970
Todo o cristão deve estar disposto a morrer pela liberdade de consciência de todos os homens, sem excluir a dos que o querem matar. Nem sempre foi assim, é certo, mas quero crer que aprendemos a lição
Atentados de Paris

Defender a liberdade, sim; ser Charlie, não

113
Se alguém pensa que basta a ordem jurídica para que numa Sociedade Civil se viva em boa paz e cooperação, em segurança e em solidariedade — em suma, em justiça, paz e progresso —, está muito enganado.
Charlie Hebdo

Charlie Hebdo já vendeu mais 1,9 milhões de cópias

Face à enorme procura, ao contrário da tiragem inicialmente prevista de três milhões de exemplares, a edição teve cinco milhões de cópias. A distribuição foi afetada devido a problemas técnicos.
Mundo

Várias igrejas e edíficios incendiados no Níger

140
Charlie Hebdo: Mais de 4 mil pessoas manifestaram-se na cidade de Zinder (Níger) contra a presença do presidente na marcha de Paris - "insultou o profeta", acusam. Pelo menos dez igrejas destruídas.
Atentados de Paris

Os dias difíceis do professor Boaventura

557
Boaventura Sousa Santos gostaria de justificar os terroristas de Paris, mas desta vez sente que estes foram bárbaros demais. Mas isso não o impede de atacar os nossos valores e questionar o laicismo.
Atentados de Paris

Fundador do Charlie culpa Charb pela morte da equipa

327
Um dos fundadores do Charlie Hebdo, Henri Roussel, de 80 anos, acusou Charb de ter "arrastado a equipa" para a morte, depois das sucessivas reproduções de caricaturas de Maomé.
Atentados de Paris

O que fazer agora? Eurodeputados têm vários caminhos 

199
Intensificar as políticas de policiamento e de controlo das fronteiras é o passo certo na luta contra o terrorismo? Os eurodeputados portugueses dividem-se - e não entre direita e esquerda.
Atentados de Paris

Charlie Hebdo: Jordânia critica novas caricaturas

O chefe da diplomacia jordana criticou a nova publicação de caricaturas do profeta Maomé pelo jornal satírico francês, o que levou a oposição islamita a exigir um pedido de "desculpas".
Atentados de Paris

O ódio ao indivíduo

De Dominique de Villepin a Ana Gomes, a nossa querida especialista nacional no desporto da não-subtileza, não faltou gente para pôr nas nossas sociedades a culpa pelos atentados de Paris.
Atentados de Paris

Hezbollah: nova caricatura "favorece o terrorismo"

O movimento xiita Hezbollah considerou que a nova capa do jornal Charlie Hebdo "fere os sentimentos" dos muçulmanos e pode originar "mais extremismo".
Atentados de Paris

Belga confessa ter vendido armas usadas em Paris

A pistola que Coulibaly usou no sequestro ao supermercado judeu e as "Kalashnikov" e lança-rockets usados pelos irmãos Kouachi no ataque ao Charlie Hebdo foram comprados em Bruxelas e Charleroi.
Redes Sociais

Ana Gomes critica capa do Charlie Hebdo

764
Ana Gomes volta a fazer publicação polémica no Twitter sobre ataque ao Charlie Hebdo. "Porquê insistir na representação do Profeta, que se sabe ofender os muçulmanos?", perguntou a eurodeputada.
França

Livrarias ameaçadas se venderem Charlie Hebdo

As autoridades belgas estão a levar "estas cartas ameaçadoras muito a sério" e vão reforçar a segurança.
Atentados de Paris

Ensaio: A Rainha das Liberdades

104
A liberdade de expressão não é apenas mais uma liberdade. É a rainha das liberdades. Batermo-nos por ela, em vez de procurarmos os seus limites, é o índice mais seguro da qualidade da cultura política
Turquia

Tribunal proíbe acesso à capa do Charlie Hebdo

Decisão judicial impede o acesso às páginas da web que mostram a capa da mais recente edição do Charlie Hebdo, refere a CNN.
Atentados de Paris

França investiga erros de segurança:o que falhou?

Um oficial de segurança do Iémen confirmou que os irmãos Kouachi estiveram no Iémen, onde receberam treino militar. Autoridades francesas suspenderam a vigilância meses antes dos ataques.
Atentados de Paris

A sede do Charlie Hebdo, como ela está hoje

A entrada do edifício da redação do Charlie Hebdo transformou-se num memorial. Uma semana depois, o Observador passou por lá e viu um autêntico memorial de flores, velas, lápis e mensagens.
Atentados de Paris

Uma lei decisiva

Há questões importantes que nunca se tornam notícias. Outras estariam destinadas ao esquecimento até que um acontecimento inesperado as recupera. Os ataques de Paris recuperaram uma proposta perdida.
Atentados de Paris

Ser Charlie, da Arábia Saudita à Câmara de Lisboa

262
Alguma coisa está a dar argumentos às boas almas esclarecidas que ensaiam novamente uma equivalência entre todas as malvadas religiões que, como se sabe, só provocam caos e mortandade.
Atentados de Paris

As origens tolerantes da intolerância

544
Hoje, consideramos ofensivo tudo aquilo com que não concordamos ou de que não gostamos. A indignação é uma indústria. Nas redes sociais, milhares de pessoas circulam à espera de serem ofendidas.
Atentados de Paris

Charlie Hebdo só chega a Portugal sexta-feira

A edição especial do semanário satírico Charlie Hebdo só chega a Portugal sexta-feira e alguns vendedores ainda desconhecem quantos exemplares terão à disposição.
Atentados de Paris

Charlie de volta: sexo, religião e... 'merci'

O Charlie Hebdo já chegou às bancas em França. Enquanto espera que o semanário satírico chegue a Portugal, fique a saber o que ele traz.
Atentados de Paris

Cartoonista do Charlie Hebdo chorou a criar capa

Tal como Maomé na capa da edição desta quarta-feira do Charlie Hebdo, também o cartoonista do semanário chorou ao terminar o esboço. A escolha da capa não foi fácil, contam os sobreviventes do ataque.
Atentados de Paris

Divulgado novo vídeo dos ataques ao Charlie Hebdo

Um novo vídeo mostra os momentos que se seguiram à saída dos terroristas da redação do jornal francês.
Charlie Hebdo

Próxima edição do Charlie Hebdo em cinco línguas

A próxima edição do jornal Charlie Hebdo, a primeira depois do atentado, será traduzida em cinco línguas, como o italiano, o árabe e o turco.
Charlie Hebdo

Michel Houellebecq falou: "Sim, sou Charlie"

O enfant terrible da literatura francesa que, no novo livro, imaginou uma França submetida ao Islão, deu uma entrevista onde refuta qualquer acusação de islamofobia. E chorou a morte de Bernard Maris.
Atentados de Paris

Dezenas em apoio aos irmãos Kouachi no Paquistão

Grupo liderado por um clérigo defende irmãos Kouachi e ataca jornal satírico francês na mesma cidade do Paquistão que há um mês foi alvo de um ataque talibã que provocou a morte a quase 150 pessoas.
Atentados de Paris

Como se espiam os jihadistas portugueses

PSP recebeu o perfil dos atacantes de imediato e tem um oficial em Paris. O Observador foi perceber como são fiscalizados os potenciais terroristas em solo português.
Atentados de Paris

Incidentes com alunos forçam mudanças nas escolas

"Eu mato-te à Kalashnikov", disse um aluno ao professor, durante a homenagem às vítimas do Charlie Hebdo. Depois de vários incidentes, o Governo francês vai criar manuais a promover a secularização.
Atentados de Paris

Al-Qaeda ameaça França com novos ataques

Braço do grupo no Norte de África promete continuar o ataque a França, depois da al-Qaeda no Iémen ter reivindicado o ataque contra o jornal satírico francês Charlie Hebdo.
Atentados de Paris

Charlie Hebdo revela capa da próxima edição

689
De lágrima no olho, Maomé segura um cartaz onde se pode ler "Je suis Charlie". A primeira edição pós-ataque à redação do Charlie Hebdo vai ter três milhões de exemplares e será vendida em Portugal.
Atentados de Paris

O certo e o incerto

Não rio de cartoons sulfúricos ou obscenos. Mas teria sem sombra de hesitação ido para a rua, comungando do mesmo luto e da mesma raiva, enrolada na bandeira da “diferença” da minha civilização.
Atentados de Paris

Charlie Hebdo terá Maomé na próxima edição

A novidade chegou por Richard Malka, advogado e colaborador do jornal que foi alvo de um ataque terrorista que matou 12 pessoas. "Nunca vamos ceder, senão nada disto faria sentido", disse.
Atentados de Paris

Gozar com Maomé, sim. E insultar negros e judeus?

495
O ator Ali Abbasi questionou, no Facebook, se seria aceitável chamar 'Nigger' a um negro ou dizer que Hitler foi um Messias, a propósito das caricaturas de Maomé. Foi bloqueado e o seu post removido.
Atentados de Paris

Anwar al-Awlaki, o fantasma por detrás dos ataques

Morto há três anos por drones norte-americanos, continua a ser uma grande inspiração de atentados terroristas no ocidente. Ataque ao Charlie Hebdo e à maratona de Boston são os mais recentes exemplos.
Atentados de Paris

15 mil agentes de segurança reforçam vigilância

Dez mil soldados nas ruas e cinco mil polícias a controlar escolas judaicas. Foram estas as primeiras medidas do Governo francês após o atentado e sequestro que matou 16 pessoas, em Paris.
Atentados de Paris

O problema não são os outros. Somos nós

3794
Na passagem de ano foram incendiados em França 940 automóveis. As autoridades rejubilaram: afinal em 2014 tinham sido contabilizadas 1 067 viaturas queimadas. Quantas notícias se leram sobre isto?
Atentados de Paris

Heróis por um dia

Certamente que David Bowie não escreveu “Heroes” a pensar nos soldados jihadistas, mas a letra aplica-se a esses “heróis por um dia.”
Atentados de Paris

Choque de civilizações

228
Declarar que «Somos todos Charlie» é politicamente correcto mas pouco convincente e totalmente insuficiente para dar conta do que se está a passar no mundo e não só em França.
Atentados de Paris

Vigilância aos Kouachi parou por falta de meios

188
Há cerca de dois meses, vizinhos dos suspeitos do ataque ao Charlie Hebdo terão entrado na casa dos dois homens e encontraram "um esconderijo de armas". Serviços secretos estavam preocupados com o EI.
Atentados de Paris

França com 3,7 milhões nas ruas

112
As manifestações contra o terrorismo levaram 3,7 milhões de pessoas à rua em França. Merkel, Cameron, Netanyahu, Passos Coelho, entre outros, também estiveram presentes. Acompanhe ao minuto.
Atentados de Paris

"Se não nos atacassem, nós não vos atacávamos"

Sabe-se agora que Amedy Coulibaly, o homem que tomou de assalto o supermercado judaico em Vincennes, matou quatro reféns quando tomou de assalto o estabelecimento e tentou justificar o ato terrorista.
Atentados de Paris

Da blasfémia ao terrorismo: caminho sem retorno?

774
Nenhum insulto pode legitimar um crime contra a liberdade e os direitos humanos, por muito censurável que seja a blasfémia, do ponto de vista ético, pelo seu carácter essencialmente ofensivo.
Atentados de Paris

O nosso modo de vida

284
O “nosso modo de vida” continua a ser agredido por intelectuais, académicos e diletantes que pregam o absoluto relativismo civilizacional, exigindo ao Ocidente que se ajoelhe perante vários exotismos
Atentados de Paris

Os relatos dos sobreviventes do Charlie Hebdo

A jornalista Sigolène Vinson contou que os atiradores disseram que não matavam mulheres, mas que ela tinha de ler o Corão. Já Laurent Léger, outro jornalista do Hebdo, pensava que era uma brincadeira.
Atentados de Paris

Charlie Hebdo. O resumo de 54 horas de terror

Quase ao mesmo tempo, os irmãos Kouachi e Amedy Coulibaly eram abatidos pela polícia. Mas, avisou François Hollande, "a ameaça ainda não acabou". Um suspeito ainda estará a monte.
Atentados de Paris

"A minha Paris é pacífica"

O ataque de quarta-feira não era esperado por portuguesas que dividem a vida entre Paris e Lisboa e que sempre se sentiram em segurança na capital francesa.
Atentados de Paris

Viúva de Charb: "A República é culpada"

562
Jeannette Bougrab, que foi secretária de Estado do Governo de François Fillon, pensa que o massacre podia ter sido evitado.
Atentados de Paris

Je suis Charlie: um grito à escala mundial

De Paris a Montevideu, passando pelo Togo ou por Miami. E também por Lisboa. Em todo saiu-se à rua para homenagear as vítimas do ataque ao Charlie Hebdo. Fotogaleria.
Reino Unido

MI-5: Al-Qaeda pode estar a planear novo ataque

152
Os serviços secretos britânicos admitem que a Al-Qaeda pode estar a planear um ataque semelhante ao de Paris. É quase impossível evitar que tal aconteça, revelou o diretor do MI-5, Andrew Parker.
Atentados de Paris

O que sabemos sobre o atentado em 20 pontos

O Observador resumiu os principais acontecimentos do atentado ao jornal Charlie Hebdo ocorrido na manhã desta quarta-feira em Paris, para que fique a saber o que já ocorreu até o momento.
Atentados de Paris

Morrer de pé em Paris

357
A ideia de que o mal está destinado a perder é uma ideia religiosa que o progressismo secularizou e adoptou. O facto, porém, é que o terror faz sentido e é eficaz.
Atentados de Paris

Charlie Hebdo: o mundo não tem medo

A Torre Eifel apagou as luzes. Acenderam-se velas, fizeram-se sair bandeiras e canetas à rua. Milhares de pessoas reuniram-se para homenagear as vítimas do ataque terrorista ao jornal Charlie Hebdo.
Atentados de Paris

Charlie Hebdo: Lisboa não tem medo

278
A capital portuguesa juntou-se a centenas de cidades do mundo inteiro na homenagem ao Charlie Hebdo e na defesa da liberdade de expressão e de imprensa. Praça dos Restauradores encheu.
Atentados de Paris

Explica-me: Charlie Hebdo - a história

210
Nasceu "Hara-Kiri Hebdo" e chamou-se também "L'Hedbo Hara-Kiri". Para contornar o facto de ter sido banido foi batizado "Charlie Hebdo". O Charlie deve-se, em parte, à personagem Charlie Brown.
Conversas à Quinta

Europa não tem solução fácil para as novas ameaças

Se na realidade o terrorismo islâmico faz sobretudo vítimas entre os próprios muçulmanos, a verdade é que as sociedades (e as cidades) europeias são palco de tensões que não têm hoje solução fácil.
Atentados de Paris

Os momentos de terror na redação do Charlie Hebdo

795
Atiradores chegaram a entrar no edifício errado, antes de perceberem que era no número 10 da Rua Nicolas-Appert que morava o Charlie Hebdo. Mas sabiam exatamente quando a "cúpula" estaria reunida.
Atentados de Paris

Al-Qaeda reivindica atentado e ameaça mais ataques

Notícia foi avançada pela Associated Press. Hollande pede aos franceses que se mantenham "vigilantes". Os dois atiradores do Charlie Hebdo foram mortos. O Observador acompanhou ao minuto.
Atentados de Paris

Como os jornais de todo o mundo foram Charlie

1673
Cartoons, fotografias e páginas em negro. O Observador reuniu as principais capas de jornais de todo o mundo que prestaram homenagem ao jornal francês Charlie Hebdo.
Atentados de Paris

O retorno dos canibais islamistas

202
Esta quarta-feira lembrei-me de Fernando Gil, que sempre teve uma percepção muito aguda do que estava em jogo e não estava disposto a transigir com a atitude de difusa complacência com o islamismo
Atentados de Paris

Três pontos sobre o Charlie Hebdo

293
Os únicos culpados são os autores, os que pensam como eles e os que estão dispostos a fazer o mesmo. Atacar as “políticas de austeridade europeias”, como fez Ana Gomes, é um disparate incompreensível.
Atentados de Paris

"Quem teme tempestades passa a vida a rastejar"

207
O atentado desta quarta-feira em Paris tinha um alvo claro: os jornalistas. Ataques das últimas semanas surgem numa nova onda de violência dinamizada pelo Estado Islâmico.
Atentados de Paris

Cartoonists of the world, UNITE!

The cartoonists and satirists drew their cartoons today because that is their weapon, a weapon that can harm no one, but can change the world.
Atentados de Paris

Ataque experiente com precisão "militar"

Vários especialistas em segurança garantem que os terroristas que atacaram a redação do Charlie Hebdo tinham treino militar. Gesto que alude Estado Islâmico está a intrigar analistas.
Atentados de Paris

"Desenhamos riscos, corremos riscos"

542
Ataque ao Charlie Hebdo visto pelos olhos de quem faz do cartoon um modo de vida. Luís Afonso (Público) e António (Expresso), defenderam a urgência de lutar pela liberdade de expressão.
Atentados de Paris

Desenhadores inundam internet com homenagens

1361
Muitos desenhadores inundaram a internet com cartoons de homenagem aos jornalistas falecidos e os meios de comunicação estão a publicar tomadas de posição, face ao ataque.
Atentados de Paris

Xeique Munir: "ficamos chocados com a violência"

Imã da Mesquita de Lisboa critica "quem utiliza uma religião pacífica" para praticar um ato "bárbaro". "Espero que as pessoas que praticaram este ato sejam apanhadas, julgadas e punidas".
Atentados de Paris

As consequências do atentado terrorista

Paulo de Almeida Sande comenta o atentado no Charlie Hedo e as consequências do aumento do extremismo nas sociedades europeias.
Atentados de Paris

Jornais e jornalistas. Tiro ao alvo

O Le Monde reuniu os ataques a órgãos de comunicação social dos últimos 50 anos. Em 2011, o Charlie Hebdo já havia sido alvo de um atentado, com um cocktail molotov, que incendiou a redação.
Atentados de Paris

Hoje somos todos Charlie Hebdo

4457
A tragédia não é só do Charlie Hebdo, nem só dos parisienses ou dos franceses. É do jornalismo mundial. É de todos os homens livres. Tenhamos pois coragem, não cedamos à intimidação e ao medo.
Atentados de Paris

Cabu e Charb, as mãos afiadas do Charlie Hebdo

647
Em 1975, Cabu esteve em Portugal durante o PREC e imortalizou o momento numa banda desenhada. Segundo o Ministério Público de Paris, o ataque levado a cabo por três homens matou 12 pessoas.
Atentados de Paris

"Choque" e "solidariedade" com a França

Ataque ao jornal satírico Charlie Hebdo, que causou 12 mortes, é condenado por vários líderes mundiais. Primeiro-ministro italiano fala em "massacre".
Atentados de Paris

Charlie Hebdo: capas que acenderam a controvérsia

564
O Charlie Hebdo é famoso pelo seu conteúdo satírico e pelas suas capas provocatórias. Pequena selecão de algumas das que geraram mais controvérsia.
Atentados de Paris

Charlie Hebdo: Dois suspeitos localizados

1512
Polícia localizou dois suspeitos do atentado ao Charlie Hebdo no norte de França, segundo a France Presse.
A página está a demorar muito tempo.