Charlie Hebdo

Terrorismo

Detido mandante de ataque ao Charlie Hebdo

Peter Chérif, suspeito de ser o mandante do ataque ao Charlie Hebdo, que foi executado pelos irmãos Kouachi em 2015, terá sido detido em Djibuti, em África, no domingo.
Charlie Hebdo

Barcelona. Charlie Hebdo faz capa provocadora

1.018
A nova capa do jornal satírico Charlie Hebdo retrata o atentado de Barcelona, que matou 15 pessoas. A imagem e mensagem associada, "Islão, religião de paz... eterna", estão a gerar controvérsia.
Charlie Hebdo

Dez detidos por fornecerem armas a terroristas

Dez pessoas foram detidas desde segunda-feira em França e na Bélgica por suspeita de terem fornecido armas aos terroristas que atacaram a revista Charlie Hebdo e um supermercado judeu.
Charlie Hebdo

Charlie Hebdo continua a combater fundamentalismos

Corinne Rey, uma das desenhadoras que sobreviveu ao ataque de 7 de janeiro de 2015, garante que o "Charlie Hebdo" vai continuar a lutar pelos mesmos valores.
Charlie Hebdo

"A autocensura seria a morte do Charlie Hebdo"

Dois anos depois do ataque ao jornal satírio, Willem, um dos colaboradores históricos do "Charlie Hebdo" garante que tudo continua igual e que nunca pensou em parar de desenhar.
Charlie Hebdo

Charlie Hebdo lança edição especial

O jornal satírico francês Charlie Hebdo lançou uma publicação especial para marcar os dois anos que passaram do atentado à redação que ocorreu a 6 de janeiro de 2015.
Charlie Hebdo

Cartoon sobre o sismo de Itália causa polémica

457
O jornal satírico francês lançou um cartoon polémico em que compara as vitimas do sismo em Itália a pratos típicos italianos. As redes sociais encheram-se de comentários negativos.
Cartoon

Morreu Siné, antigo cartoonista do "Charlie Hebdo"

Maurice Sinet, mais conhecido por Siné, morreu na manhã desta quinta-feira depois de uma intervenção cirúrgica. O antigo colaborador do jornal satírico "Charlie Hebdo" tinha 87 anos.
Terrorismo

Detido homem por vender armas a Amedy Coulibaly

As autoridades espanholas detiveram em Málaga um homem suspeito de ter vendido armas a Amedy Coulibaly, autor do ataque a um supermercado judeu em Paris, em janeiro do ano passado.
Panama Papers

Panama Papers na capa do Charlie Hebdo

367
A nova edição do semanário satírico chega amanhã às bancas e traz na capa aquilo a que chama o último caso de "terrorismo fiscal".
Atentados de Bruxelas

Atentados de Bruxelas na capa de Charlie Hebdo

O jornal satírico francês voltou a fazer das suas ao criar uma capa polémica dedicada aos atentados em Bruxelas, que vitimaram mais de 30 pessoas. As opiniões, como é costume, dividem-se.
Atentados de Bruxelas

Je suis já nem sei o quê

2.180
Enquanto diligentemente não afirmarmos com contundência que os valores europeus são incompatíveis com o estatuto das mulheres no islão, estaremos a apimentar o caldo onde se desenvolve o terrorismo.
Charlie Hebdo

Charlie Hebdo distribui 4,1 milhões pelas vítimas

O jornal satírico francês Charlie Hebdo vai distribuir 4,1 milhões de euros recolhidos após os atentados de janeiro de 2015, pelas vítimas. A verba foi recolhida através de recolhas de fundos.
Charlie Hebdo

Colónia e Aylan Kurdi. O polémico Charlie Hebdo

102
O Charlie Hebdo pegou nos abusos sexuais na cidade alemã de Colónia e a morte da criança síria numa praia turca para criar mais um cartoon polémico: "O que seria do pequeno Aylan quando crescesse?"
Charlie Hebdo

Hollande visita mesquita de Paris

O presidente francês, François Hollande, fez hoje uma visita surpresa à grande mesquita de Paris, um ano após os ataques jihadistas na capital francesa.
Charlie Hebdo

Um ano depois de o mundo se ter tornado "Charlie"

Há um ano, dois atacantes entraram na redação do jornal satírico Charlie Hebdo e mataram 12 pessoas ferindo outras cinco. O objetivo era matar o jornal mas este não parou nem mudou.
Exposições

Portugal lembra Charlie Hebdo com exposições

Lisboa, Amadora e Porto inauguram exposições com cartoons e algumas capas dos jornais de todo o mundo à época do ataque à sede do jornal. 12 pessoas morreram. A RTP vai transmitir um documentário.
Charlie Hebdo

Charlie. Primeiro aniversário assinalado em Paris

Esta quinta-feira assinala-se o primeiro aniversário dos atentados terroristas registados entre os dias 07 e 09 de janeiro de 2015, com a realização de várias cerimónias de homenagem às vítimas.
Charlie Hebdo

Charlie. Paris assinala aniversário dos atentados

Paris multiplica cerimónias de homenagem às vítimas dos atentados de 7 a 9 de janeiro do ano passado.
Charlie Hebdo

Charlie Hebdo.1 ano depois, Deus assassino na capa

137
O Charlie Hebdo vai lançar um número especial com um Deus barbudo na capa e uma legenda desafiadora: "Um ano depois, o assassino ainda está em fuga".
Charlie Hebdo

Charlie Hebdo: edição especial um ano após ataque

O jornal satírico francês Charlie Hebdo anunciou, esta quarta-feira, que vai lançar uma edição especial para assinalar o primeiro aniversário do atentado, que fez 12 mortos.
Atentados de Paris

Hollande 22% mais popular após ataques de Paris

A popularidade do Presidente francês, François Hollande, aumentou 22% após os atentados de 13 de novembro em Paris, chegando a 50%. É o melhor resultado de Hollande desde que foi eleito, em 2012.
Atentados de Paris

Van Rompuy: A guerra na Síria também é nossa

295
ENTREVISTA. Os países da União Europeia têm de se coordenar e atacar já o Estado Islâmico, que tem de ser destruído, defende o ex-presidente do Conselho Europeu.
Atentados de Paris

O principado de Zouheir

1.177
Combater o terrorismo pressupõe o tempo longo dos pactos e a resiliência que nasce das convicções. Ora nós vivemos o esboroamento do centro e trocámos as convicções pelas indignações.
Acidentes de Aviação

Já não sou Charlie!

209
A União Europeia apresenta-se como um espaço democrático, mas a iniciativa do Charlie Hebdo é daquelas que me leva a dizer: “amigos russos, peço-vos desculpa, tenho vergonha de publicações como estas"
Charlie Hebdo

Charlie Hebdo muda-se para novas instalações

Depois do ataque sofrido, a redacção do jornal satírico Charlie Hebdo irá mudar-se para novas instalações em janeiro. As ameaças e a pressão contínua já motivaram a saída de alguns membros.
Crise dos Refugiados

Charlie: mais uma polémica. Agora com Aylan Kurdi

873
O jornal satírico Charlie Hebdo está outra vez no centro da polémica ao publicar duas capas a retratar a morte de Aylan Kurdi. Há acusações de racismo, mas também quem defenda a revista.
França

Charlie Hebdo diz adeus aos desenhos de Maomé

254
O editor da revista francesa assegurou, em entrevista, que chegou o fim dos desenhos alusivos ao profeta, uma vez que a publicação já cumpriu o objetivo de defender o seu direito à caricatura.
Al-Qaeda

Drone americano mata líder da Al-Qaeda no Iémen

Nasser Al-Ansi, alto responsável que reivindicou o ataque da organização contra o Charlie Hebdo, foi morto por um drone norte-americano no Iémen.
França

França aprova diploma antiterrorista polémico

Deputados franceses aprovaram diploma que prevê o reforço dos poderes dos serviços secretos - se entrar em vigor, vai permitir a vigilância de suspeitos de terrorismo sem autorização judicial.
Mundo

Texas não foi o Charlie Hebdo, dizem cartoonistas

Dois cartoonistas do Charlie Hebdo rejeitaram quaisquer semelhanças entre o atentado ao jornal satírico francês e o ataque ocorrido no domingo num concurso de caricaturas de Maomé no Texas.
Charlie Hebdo

PEN American Center: Ser ou não ser Charlie Hebdo

Críticas ao jornal e à fuga do âmbito do prémio estão entre as principais razões apresentadas por seis escritores para não comparecerem na gala onde seriam anfitriões.
Atentados de Paris

Redação do Charlie Hebdo reclama parte dos lucros

134
Onze trabalhadores do jornal satírico Charlie Hebdo reclamam parte dos 30 milhões euros recebidos com a edição especial após o atentado à redação que acabou na morte de doze elementos da equipa.
Charlie Hebdo

Wolinski. Mulher recorda cartoonista do Charlie

O apartamento do casal está forrado por mensagens em post-it que Georges costumava deixar à mulher. Ela recorda-o assim. E não esquece aquele dia 7 de janeiro.
Atentados de Paris

Detidas quatro pessoas. Uma delas é polícia

Polícia francesa deteve quatro pessoas ligadas a Amedy Coulibaly, o terrorista que se barricou num supermercado e matou quatro reféns, na sequência dos ataques ao Charlie Hebdo, em Paris.
Charlie Hebdo

Papa, Le Pen e Sarkozy raivosos no Charlie Hebdo

A edição desta quarta-feira inclui cartoons sobre os atentados em Copenhaga, o julgamento de Strauss-Kahn e uma entrevista a Varoufakis.
Islamismo

A liberdade depois de Charlie Hebdo

112
Quando somos incapazes de nomear o Estado Islâmico e quando abolimos os nossos valores para não ferir os das comunidades muçulmanas, temos mesmo razões para nos sentirmos livres?
Atentados de Paris

Um SMS bastou para lançar os atentados em Paris

O inquérito policial confirma que os atacantes estavam coordenados nos atentados e que se encontraram na véspera do tiroteio no Charlie Hebdo. Mas as falhas dos serviços secretos preocupam o Governo.
Atentados de Paris

Foram vendidos 8 milhões de Charlie Hebdo

A edição depois dos atentados foi vendida em 25 países. De acordo com o distribuidor, foram vendidos cerca de oito milhões de exemplares
Atentados de Paris

Paris vai banir filmagens de cenas de ação

As autoridades parisienses decidiram restringir as filmagens de cenas de ação e perseguições policiais nos espaços públicos da cidade, porque podem causar confusão num período "altamente sensível".
Atentados de Paris

Irão lança concurso de cartoons sobre o Holocausto

É um concurso internacional de cartoons sobre o Holocausto que está a ser organizado para protestar contra a última capa do jornal Charlie Hebdo. O vencedor vai ganhar um prémio de 10,6 mil euros.
França

Criança interrogada por "apologia ao terrorismo"

Aconteceu em França, depois de Ahmed, de oito anos, ter dito na escola que estava do lado dos terroristas que atacaram a sede do Charlie Hebdo. O caso está a indignar o país.
Charlie Hebdo

Palestinianos protestaram contra o Charlie Hebdo

Na segunda-feira, em Gaza, cerca de 200 radicais tentaram invadir o centro cultural francês e incendiaram bandeiras francesas.
Papa Francisco

O estilo de Francisco

546
Na Igreja há espaço para os mais variados estilos pastorais, desde que em sintonia com Cristo que, apesar da enérgica expulsão dos vendilhões do templo, é, como disse, “manso e humilde de coração".
Atentados de Paris

Dostoiévski em Paris

107
A “embriaguez de morte” do anarquista russo do século XIX é semelhante à “embriaguez de Deus” do jihadista do século XXI.Ou Deus não existe e eu tomo o lugar dele, ou Deus existe e eu ajo em nome dele
Atentados de Paris

Os tweets do Ayatollah para a juventude ocidental

113
O guia supremo do Irão pediu aos jovens para manterem a mente aberta no que diz respeito ao Islão e para se afastarem do Estado Islâmico e do Boko Haram.
Charlie Hebdo

Erros sobre o humor

O humor não é um acessório brilhante da nossa cultura. Na medida em que reflecte a nossa capacidade de não nos confundirmos com as nossas opiniões, e a desenvolve, ele é uma parte essencial dela.
Charlie Hebdo

A esquerda radical perante a jihad

159
Para uma parte da esquerda radical europeia, os jihadistas são o elemento de confronto violento necessário para destruir a democracia liberal e o capitalismo. São os Baader-Meinhof com o Corão.
Atentados de Paris

Autarca de Paris quer processar Fox News

O canal norte-americano fez uma série de reportagens onde quis mostrar a existência de zonas interditas a não-muçulmanos em Paris. Autarca queixa-se de ter prejudicado imagem da cidade.
Atentados de Paris

Novo plano anti-terrorista vigia 3.000 jihadistas

Manuel Valls anunciou que a França vai gastar mais 736 milhões de euros na luta contra o terrorismo nos próximos três anos. Cerca de 3.000 jihadistas em França precisam de ser vigiados.
Atentados de Paris

Quatro homens acusados em Paris

O ADN de dois dos homens foram encontrados na arma e no carro usado por Coulibaly no ataque ao supermercado. Estão acusados também da posse de armas.
Reino Unido

Grupo de extrema-direita patrulha ruas londrinas

O grupo "Britain First" estava quase adormecido, não conseguindo financiamento, nem elementos suficientes para as patrulhas.
Exposições

200 cartoons sobre Charlie Hebdo no Museu Virtual

"Je suis Charlie" é o nome da exposição gratuita e à distância de um clique que foi inaugurada no site do Museu Nacional da Imprensa. Veja algumas imagens na fotogaleria.
Médio Oriente

Afinal o que é que se passa no Iémen?

O Iémen voltou a aparecer nas notícias. O país está em desagregação e a crise humanitária agrava-se, pelo que vale a pena perceber o que está em causa.
Guerra

Veículo americano atingido no Iémen

Norte-americanos, aliados e rebeldes do Iémen chegaram a um acordo de cessar-fogo na segunda-feira, após um dia de negociações. No mesmo dia um veículo da embaixada dos Estados Unidos foi atingido.
Atentados de Paris

Tchetchénia saiu à rua contra o Charlie Hebdo

Balões, cartazes, lágrimas, orações. A manifestação organizada na capital da Tchetchénia contra o Charlie Hebdo teve tudo isto. E críticas à Europa.
França

Hollande com salto de popularidade. Valls também 

As ações tomadas por François Hollande após o ataque ao Charlie Hebdo deram um impulso de popularidade ao Presidente francês.
Atentados de Paris

A ilusão da segurança

Das várias propostas de medidas contra o terrorismo sobressai uma grande ilusão: a de que há medidas que possamos tomar para garantir efectivamente a nossa segurança. Não há.
Atentados de Paris

Bruxelas debate leis anti-terrorismo

O combate ao terrorismo vai dominar a reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros, esta segunda-feira em Bruxelas. O Governo prepara legislação que já coordenou com o PS.
Atentados de Paris

Ironizar com religião. Cameron contra Papa

Primeiro-ministro britânico disse que uma sociedade livre tem o direito de ironizar com a religião, discordando da opinião do Papa Francisco.
Charlie Hebdo

D. Duarte: Charlie Hebdo é “um pasquim nojento"

1.687
Pretendente ao trono português considerou “não fazerem sentido nenhum, essas homenagens aos jornalistas”. E acrescentou que insultar as pessoas tem consequências.
Atentados de Paris

Países muçulmanos protestam contra capa do Charlie

No Níger já morreram dez pessoas na sequência dos protestos. Manifestantes atacam representações diplomáticas francesas e igrejas. Ministro do Interior já pediu calma.
Liberdade de Expressão

Afinal, somos mesmo todos Charlie?

Como seria se o Charlie Hebdo fosse um jornal português? Há espaço em Portugal para abordagens mais ousadas? O humor português é disciplinado e "mariquinhas", acredita quem o faz.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)