O ministro da Energia dos Emiratos Unidos, Suhail Mohamed al Mazrui, assegurou hoje que a Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) não vai reduzir a produção de petróleo, mesmo reconhecendo ser incapaz de proteger os preços.
Durante a conferência de energia “Emirates Gulf Intelligence”, realizado em Abu Dabi, Al Mazrui explicou que a OPEP, da qual os Emiratos são membros, não vai mudar a estratégia de produção de petróleo e que a recuperação da estabilidade do mercado precisa de tempo.
“Manter o nível atual de produção de petróleo supõe uma mensagem para que os outros produtores de petróleo sejam razoáveis e sigam os passos da OPEP, que aspira a desenvolver o mercado internacional”, indicou o ministro.
Al Mazrui também sublinhou que é muito difícil prever quando é que os preços vão subir, apesar de sublinhar que é preciso aguardar a evolução da situação no primeiro semestre de 2015.
O preço do petróleo caiu 40% desde junho de 2014, a terceira maior queda dos últimos 50 anos, só superada após a crise do Lehman Brothers e pelo colapso da OPEP em 1985.
Em 27 de novembro último, a OPEP decidiu em Viena não reduzir a produção conjunta de 30 milhões de barris de petróleo por dia.