Mais de mil crianças ucranianas estão em refúgios antiaéreos na cidade de Donetsk, leste da Ucrânia, em condições muito difíceis e a precisar de ajuda urgente, alertou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

“As crianças das zonas afetadas pelo conflito sofrem níveis elevadíssimos de ‘stress’. Mas as mais vulneráveis, são aquelas que estão refugiadas em subterrâneos gelados, sem higiene e sobrelotados”, disse, a partir de Kiev, Giovanna Barberis, representante da UNICEF na Ucrânia, numa teleconferência para a sede da agência, em Genebra.

Segundo a responsável, desde setembro, milhares de pessoas das zonas mais afetadas pelo conflito passam a maior parte do seu tempo em, pelo menos, 12 refúgios antiaéreos com pouco ou nenhum acesso a água potável, comida ou saneamento.

Até à data, a UNICEF distribuiu ‘kits’ de higiene a cerca de 1.100 crianças e adultos que vivem nestes refúgios e espera poder distribuir em breve roupa de inverno a outros 10.000 menores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Giovanna Barberis manifestou preocupação nomeadamente com a falta de medicamentos e material para tratar doenças básicas e a baixa taxa de imunização entre os menores ucranianos, os quais podem dar origem a epidemias. “Calcula-se que apenas 50% das crianças ucranianas estejam totalmente imunizadas com as vacinas básicas”, disse.

Um novo balanço de vítimas do conflito no leste da Ucrânia foi entretanto hoje avançado por um porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Rupert Colville: 5.187 mortos e 11.515 feridos desde abril de 2014.

No mesmo período, mais de 1,5 milhões de pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas, 130.000 das quais são crianças.

A UNICEF estima que pelo menos 1,7 milhões de crianças tenham sido afetadas pelo conflito.