568kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Donetsk

Guerra na Ucrânia

Versões contraditórias sobre quem controla Soledar

Chefe do grupo Wagner assume conquista de Soledar, perto de Bakhmut. Admite ainda que nenhuma unidade participou no ataque para além do grupo. Mas Kiev diz parte da cidade ainda está nas suas mãos.
Noticiário

16h. Mortes em bombardeamentos na Ucrânia

O governador Pavel Kirilenko apelou a que os residentes abandonassem a área e garantiu que “ninguém está seguro em Donetsk, sobretudo aqueles que vivem nas comunidades na frente de batalha".
Noticiário

9h. China não descarta uso da força em Taiwan

O líder chinês assegurou que o país vai fazer todos os esforços para reunificar Taiwan de forma pacifica mas não descarta uso da força. Ataques ucranianos em Donetsk atingiram edifício administrativo
Guerra na Ucrânia

Donetsk. Retirada obrigatória de civis já começou

Até ao final do verão todos os civis devem abandonar a região de Donetsk. Retirada começou com mulheres, crianças, idosos e pessoas de mobilidade reduzida.
Guerra na Ucrânia

Rússia ataca Donetsk e prepara "novas ações"

A Rússia está a preparar "novas ações" na guerra e os EUA voltam a pedir à China que condene o conflito na Ucrânia. O Reino Unido recebe também um grupo de soldados ucranianos para treino.
Guerra na Ucrânia

Donetsk. Rússia diz que destruiu obuses americanos

A operação recorreu a "uma arma de alta precisão das Forças Aeroespaciais russas", disse porta-voz dos comandos russos. Konashenov diz que ucranianos usaram os obuses americanos em bombardeamentos.
Noticiário

10h. Ucrânia diz ter repelido ataques russos

Exército ucraniano assegura que algumas unidades do exército russo perderam pelo menos metade do pessoal e armas. Ainda, um estudo recomenda um plano estruturado para recuperar a atividade do SNS.
Guerra na Ucrânia

Pelo menos quatro civis mortos em Donetsk

Ataques russos provocaram a morte de quatro civis em Donetsk, elevando o número de vítimas na região para 431 mortos e 1.168 feridos e apesar dos bombardeamentos a cidade continua acessível.
Guerra na Ucrânia

Soldados da Azovstal vão ser julgados em Donetsk

O líder separatista Denis Pushilin confirmou que soldados de Azovstal "estão no território da República Popular de Donetsk" e que está a ser preparado um tribunal internacional para os julgar.
Noticiário

22h. Avizinha-se o fim da batalha por Mariupol

Dezenas de autocarros com soldados ucranianos foram vistos a abandonar o complexo industrial de Azovstal. Terão chegado à cidade de Novoazovsk, na autoproclamada República Popular de Donetsk.
Noticiário

9h. Bombardeamentos. 3 civis morreram em Donetsk

Volodymyr Zelensky alerta que outras áreas da região de Donetsk estão sob fogo constante. Ainda, Vladimir Putin ainda não terá respondido ao pedido do Papa Francisco para se encontrarem em Moscovo.
Explicador

Donetsk. "Bombardeamentos" obrigaram a regressos

Miguel Cardoso, ex-treinador do Shaktar Donetsk, recorda a "cidade normal" que conheceu em 2013. Aumento da violência foi "gradual". Pessoas regressaram à cidade depois de verem "casas bombardeadas".
Rússia-Ucrânia

Separatistas em festa após reconhecimento de Putin

Em Donetsk e Lugansk, na Ucrânia, vê-se fogo de artifício e abanam-se bandeiras russas após Vladimir Putin ter declarado que considerava as regiões independente.
Noticiário

19h. Putin reconhece independência de separatistas

Presidente russo justifica decisão com relação histórica entre os territórios. Isto no mesmo dia em que a União Europeia anunciou um apoio de 1.2 mil milhões de euros à Ucrânia.
Noticiário

16h. Putin decide hoje sobre zonas separatistas

Presidente russo vai analisar apelo de Donetsk e Lugansk de reconhecimento da independência. E há quase dois meses que os novos casos de infeção por covid-19 não eram tão baixos.
Futebol

Shakhtar Donetsk perto de ser campeão

A seis jornadas do final do campeonato ucraniano de futebol, o Shakhtar Donetsk leva 10 pontos de avanço sob o segundo classificado. Bateu este domingo o Mariupol por 1 a 0.
Ucrânia

Ucrânia. Líder separatista morto em explosão

"O dirigente da República Popular de Donetsk, Alexander Zakharchenko, morreu num ataque terrorista", anunciou a agência DAN, acrescentando que as "circunstâncias estão a ser averiguadas".
Futebol

Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca perto do título

O Shakhtar Donetsk, do português Paulo Fonseca, venceu hoje o Zorya Luhansk, por 2-1, em jogo da oitava jornada da fase final, e ficou mais perto da revalidação do título ucraniano de futebol.
Sporting de Braga

José Peseiro quer Braga "com muita cabeça"

José Peseiro disse que o Sporting de Braga terá que jogar "essencialmente com muita cabeça" diante do Shakthar Donetsk, na quinta-feira, para seguir em frente na Liga Europa de futebol.
Ucrânia

Estátua de Lenine escapa ilesa de explosão

Um grupo de elementos não identificados tentou fazer explodir uma estátua do antigo líder soviético Lenine localizada na principal praça de Donetsk, reduto dos rebeldes pró-russos no leste da Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

Fotojornalista e combatente mortos em Donetsk

Serguei Nikolaiev, fotógrafo no jornal ucraniano, e um membro do grupo Pravyy Sektor foram mortos em Piski, na região do leste da Ucrânia dominada pelos separatistas pró-russos.
Guerra na Ucrânia

Ataque junto a hospital de Donetsk causa 3 mortos

Dois morteiros rebentaram muito perto do hospital da cidade controlada pelos separatistas pró-russos, na Ucrânia. A chefe da diplomacia europeia apelou a um cessar-fogo.
Guerra na Ucrânia

EUA ponderam dar "ajuda letal" à Ucrânia

Essa ajuda poderá incluir sistemas antiaéreos, anti-morteiros e antitanques. O líder separatista da auto-proclamada república de Donetsk quer mobilizar 100 mil homens.
Donetsk

UNICEF pede ajuda urgente para crianças ucranianas

Mais de mil crianças ucranianas estão em refúgios antiaéreos na cidade de Donetsk, leste da Ucrânia, em condições muito difíceis e a precisar de ajuda urgente, alertou a UNICEF.
Guerra na Ucrânia

Soldados de Kiev assumem derrota no aeroporto

Os soldados ucranianos abandonaram o aeroporto de Donetsk após mais uma semana de duros combates com os separatistas pró-russos, reconheceu hoje o batalhão especial de voluntários "Azov".
Guerra na Ucrânia

Hospital atingido em Donetsk

Um hospital no centro de Donetsk, na Ucrânia, foi atingido por rockets. As autoridades ucranianas confirmaram a entrada de cerca de 700 soldados russos no país para ajudar os rebeldes.
Rússia

Respeitamos ou reconhecemos?

O mais provável é que o Kremlin continue a sua “guerra híbrida”: fornecer aos separatistas armas, enviar mercenários e voluntários ou “soldados que decidem ajudar os seus irmãos durante as férias”.
Guerra na Ucrânia

Eleições no Leste da Ucrânia desafiam paz precária

Moscovo, ao apoiar o escrutínio dns auto-proclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, incita os separatistas a continuarem o desmembramento do país vizinho.
Guerra na Ucrânia

Combates intensos no aeroporto de Donetsk

O combate entre as forças ucranianas e os separatistas pró-russos prossegue junto ao aeroporto de Donetsk na Ucrânia. O aeroporto é um dos principais pontos de tensão do conflito.
Guerra na Ucrânia

Centro da cidade ucraniana de Donetsk bombardeado

O centro da cidade, controlado pelos separatistas pró-russos, foi bombardeado por diversos projéteis, que atingiram um centro comercial. Pelo menos uma pessoa terá morrido durante o ataque.
Rússia-Ucrânia

Kiev acusa pró-russos: aeroporto tomado em Donetsk

Ucranianos dizem que as milícias separatistas pró-russas tomaram o aeroporto de Donetsk, no leste da Ucrânia, depois de o terem atacado com fogo de artilharia e morteiros.
Guerra na Ucrânia

Forças ucranianas avançam para Donetsk

Tropas ucranianas dizem estar quase a recuperar o controlo do bastião dos rebeldes pró-Rússia, mas muitas cidades vizinhas continuam ocupadas. Em Donetsk fala-se de uma crise humanitária.
Ucrânia

Mais de 70 mil pessoas fogem de Donetsk

Presidente ucraniano prometeu retaliação contra rebeldes pró-russos que ocupam cidade de Donetsk. Medo leva a êxodo em massa.
Guerra na Ucrânia

Distribuição de rebuçados acaba em protestos

O que pode correr mal numa distribuição de doces no Dia Mundial da Criança? Tudo, se for na Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

Helicóptero militar abatido no leste do país

Helicóptero caiu em Slaviansk, abatido por forças separatistas pró-russas. Entretanto, um líder do movimento garante que observadores da OSCE poderão ser libertados brevemente.
Ucrânia

Ataque mais mortífero contra tropas ucranianas

A três dias das eleições presidenciais, continuam os confrontos no leste da Ucrânia. Autoria dos ataques permanece por apurar.
Ucrânia

"Patriotas ucranianos" avançam no leste

Há uma semana, Vladimir Putin retirou o apoio aos separatistas pró-russos. Com a criação de patrulhas voluntárias de "patriotas ucranianos", a situação no leste dá sinais de inversão.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.