Uma enorme cratera em frente à entrada principal do hospital nº 27 em Donetsk, na Ucrânia, mostra o local exato onde caiu um dos dois morteiros que atingiram a zona. O repórter da Agência Reuters, no local, garante ter visto três corpos, mas, à agência de notícias russa RIA, fontes dos separatistas que controlam a cidade adiantaram que quatro pessoas morreram.

Os rebeldes pró-russos controlam desde a semana passada o aeroporto de Donetsk, e continuam apostados em espalhar o domínio a outras zonas à volta da importante cidade da zona Leste da Ucrânia, nomeadamente Debaltseve, uma cidade que tinha 25 mil habitantes e onde agora, segundo a Amnistia Internacional, restam 7 mil. A BBC conta que, em função dos confrontos entre o exército ucraniano e os separatistas pró-russos, a responsável pela diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, apelou a uma trégua para que os civis possam abandonar a zona.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mais de 5.000 pessoas morreram e 1,2 milhões ficaram desalojadas desde que os confrontos no leste da Ucrânia começaram, em abril de 2014.