O Aam Aadmi (AAP), um jovem partido político indiano, alcançou uma vitória esmagadora nas eleições legislativas de Deli, conseguindo 67 dos 70 lugares disponíveis na assembleia estatal, refere o Wall Street Journal. O Bharatiya Janata (BJP), o partido do primeiro-ministro Narenda Modi, alcançou apenas três.

O resultado, inesperado até para os mais otimistas, trata-se da primeira grande derrota do BJP desde que alcançou a maioria absoluta nas eleições nacionais de maio de 2014. Arvind Kejriwal, fundador do AAP, o Partido do Homem Comum, descreveu esta vitória como “uma vitória das pessoas, uma vitória da verdade”. Perante uma multidão de apoiantes em Nova Delí, Kejriwal disse esperar que, juntamente com os 20 milhões de habitantes do estado de Deli, seja possível “tornar este lugar num sítio onde ricos e pobres possam coexistir em paz”.

Modi, que esteve presente na campanha eleitoral do BJP em Deli, deu os parabéns a Kejriwal pelo resultado através da sua conta no Twitter e disse estar disponível para trabalhar em conjunto com o AAP no desenvolvimento da cidade.

Kejriwal, um antigo inspetor tributário, ganhou fama enquanto ativista político, lutando contra a corrupção e defendendo as classes sociais mais baixas. Depois de um início de carreira conturbado, que incluiu uma breve passagem de 49 dias pelo ministério de Deli, fundou o ano passado o AAP, como refere o New York Times. Alguns analistas afirmam que a vitória de Kejriwal sugere que a população indiana está a mudar a forma como escolhe os governantes. “A qualidade de vida é agora mais importante do que a casta, religião ou vizinhança”, afirmou Shekhar Grupa, um jornalista e comentador político indiano, citado pelo Wall Street Journal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR