A Comissão Europeia está a preparar uma proposta que deverá ser apresentada ao Governo grego na reunião extraordinária dos ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) na quarta-feira e que passa por uma extensão em seis meses do atual programa, que termina a 28 de fevereiro. A bolsa de Atenas está a subir graças a sinais de uma aproximação das partes, apesar de a Comissão Europeia dizer que “são baixas as expectativas” de que haja um acordo final esta semana.

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, deverá falar esta tarde ao telefone com Alexis Tsipras, o primeiro-ministro grego, segundo a imprensa da Grécia. Segundo a Bloomberg, o luxemburguês irá explicar ao grego a proposta de Bruxelas para a resolução da crise vivida pela Grécia nos últimos meses. Bruxelas garante que “o único plano em que estamos a trabalhar” passa por manter a Grécia na zona euro e que estão a decorrer “contactos muito intensos” relativos à situação no país.

Ainda não há mais detalhes sobre o que poderá incluir este programa, sendo certo que do lado de Atenas o Governo pretende deixar cair várias medidas do Memorando de Entendimento com a troika (30%, segundo o ministro das Finanças Yanis Varoufakis), uma redução dos objetivos de excedente orçamental de 3% (pedidos pela troika) para 1,49%, a redução da dívida grega através de um plano de troca e outras medidas como a recolha de 1,9 mil milhões de euros em lucros dos bancos centrais com a dívida grega. O Governo já admitirá, também, receber parte da próxima tranche de assistência financeira.

Não se espera, contudo, que haja quarta-feira qualquer acordo definitivo sobre a situação na Grécia, seja para resolver a questão do curto prazo (a discussão entre a extensão do programa oferecida pela Europa e o empréstimo-ponte pedido por Atenas) seja para chegar a um acordo sobre estas medidas de médio e longo prazo para a economia grega. Segunda-feira, dia 16, há nova reunião do Eurogrupo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Varoufakis procura “narrativas para salvar a face”

Yanis Varoufakis, o ministro das Finanças da Grécia, diz ao The Guardian que ele próprio e a sua equipa estão a trabalhar “dia e noite” para melhorar a proposta que será apresentada aos outros ministros das Finanças na reunião do Eurogrupo de quarta-feira.

“Tenho plena consciência de que necessitamos de narrativas para salvar a face e vou trabalhar dia e noite para as conseguir e para as sugerir” aos colegas do Eurogrupo.

Varoufakis acrescentou que “porque estamos empenhados em encontrar uma solução faremos o que for necessário para chegar a uma solução benéfica para todos”. E deixou o alerta: “Estamos dispostos para discutir tudo, exceto duas coisas: perpetuar esta espiral deflacionista de dívida infindável e descartar a visão crítica que temos deste programa” da troika.

Bolsa de Atenas sobe 9% com sinais de aproximação

FTASE Index (FTSE_Athens Stock E 2015-02-10 15-00-48

A bolsa de Atenas está a subir 9% esta terça-feira, com sinais de aproximação entre as partes na véspera da reunião do Eurogrupo. Fonte: Bloomberg