894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Nuno Maria Côrte-Real

Convidado

Artigos publicados

Donald Trump

Algures um algoritmo

Em Elon Musk encontramos, para lá do entrepreneur icónico e hiper-inovador, um desígnio inquietante de poder global.
País

Elogio da Insensatez

Hoje não inventamos nada. Fartámo-nos de sonhos e quimeras e fantasias. Somos descrentes de Távolas Redondas, de Reis Artures ou Sebastiões, de Quintos Impérios e de reinvenções!
Democracia

Nova rebelião das massas

É inquestionável que as novas direitas pós-liberais estão a captar os receios e as esperanças das pessoas comuns melhor que os partidos sistémicos.
Portugal 2020

Portugal não é um sítio

Portugal não é simplesmente um sítio onde se vive, melhor ou pior, como em qualquer pensão.
Família

O livro

A questão verdadeiramente importante é o contributo do próprio livro para a salvaguarda da família natural contra a teoria de género.
Lazer

Por uma civilização do ócio

Sem ócio não há verdadeira civilização. Portanto o negócio, ou negação do ócio, é o inferno terreal. E o ídolo do nosso tempo, o negociante, sobretudo o banqueiro, é a própria encarnação de Belzebu.
País

O Pátio das Cantigas

Falta agora um Dom Quixote. Que saiba sonhar, se guie mais pelas estrelas que pela berma do caminho e consiga arrastar o Sancho Pança português para novas oportunidades e destinos inesperados.
Politicamente Correto

Civilização acidental

O lugar-comum, como o nome indica, é um sítio onde se junta muita gente vulgar. É o grande supermercado das ideias enlatadas e das palavras ou frases pasteurizadas e já fatiadas.
Marcelo Rebelo de Sousa

Batman no Santini

Quinta-feira, por fim, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se formalmente aos portugueses. E deixou claro que tinha consigo o recurso político mais precioso de todos: o tempo.
Riqueza

Manon em Melides 

Mais do que invejado ou odiado, como antes, o milionário hoje é mistificado como um ícone delicioso. Resultado provável do alargamento súbito de uma classe média emergente e bastante deslumbrada.
Serviços De Informações

Bem nascida segurança da lusitana antiga liberdade

Não podemos continuar a fingir que somos um estranho ou predestinado oásis de segurança neste mundo cada vez mais variável e perigoso.
Sociedade

Demasiados autores à procura de autoridade

Sem autoridade genuína e consensualmente reconhecida não há vida ordenada, nem paz social, progresso ou civilização. É o salve-se quem puder, o canibalismo social, o retorno à lei da selva.
Serviços De Informações

A saciedade de informação

Um dos protagonistas da infeliz reforma dos serviços de informações em 2004 foi o actual Secr. Ger. de Segurança Interna – que tanto se empenha agora no controlo directo das informações policiais.
Monarquia

A insustentável leveza de ser presidente

O rei, ao contrário do presidente, não é um político, é uma dignidade. Ora a dignidade é uma qualidade moral. Que a instituição real empresta a todo um povo. E que tanta falta nos faz hoje em Portugal
Incêndios

O país já está a arder?

O cerco pelo fogo de um dos refúgios actuais da pretendida elite político-económica portuguesa não deixa de ser altamente simbólico. Os incêndios florestais constituem hoje uma questão de regime.
Liberdades

Amável escravidão

A verdadeira liberdade não se compra nos mercados nem é concedida por um regime politico. É aquela liberdade da consciência, própria e inata do ser humano, a que dantes chamávamos livre-arbítrio.
Habitação e Urbanismo

Patos bravos e aves de rapina

A indústria imobiliária alimentou a grande Revolução Suburbana que nas últimas décadas levou muita gente a desistir de verdadeiros modos de vida em troca de simples expedientes de sobrevivência.
Ocidente

A leste nada de novo

O Ocidente não é apenas a ideologia liberal. E o imperialismo russo da estepe e da horda não se equipara nem representa o tradicionalismo cristão, atlantista e universal.
Marine Le Pen

Allons enfants de la Russie

Uma eventual vitória presidencial de Marine Le Pen poderia significar a neutralidade ou neutralização da única potência militar nuclear existente na União Europeia durante esta pasmosa guerra.
Ocidente

Estado de choque

Pior será a traição: a defesa e promoção, por imprevidência ou com dolo, dos interesses objectivos de uma cultura de horda eurasiática, não apenas alheia mas antagónica do Ocidente.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.