From Comedy Central’s World News Headquarters in New York, this is The Daily Show with Jon Stewart“. A frase que todas as noites abre o programa televisivo norte-americano até pode continuar com o nome de outro apresentador, mas nunca mais será a mesma coisa. No anúncio da despedida, esta terça-feira, Jon Stewart disse não saber ainda se sai já em setembro ou se ainda fica até 2016. Sem certezas quanto ao futuro, olhamos então para alguns dos melhores momentos do passado – e pode começar esta viagem pela fotogaleria, aqui em cima.

Jon Stewart pode não ter começado o “The Daily Show” – entre 1996 e 1998 foi apresentado por Craig Kilborn. Mas desde que entrou no programa em 1999 que programa e anfitrião se fundiram num só. As reações ao anúncio da saída de Stewart inundaram a Internet. O New York Times chama-lhe o “satírico-chefe da nação”, o Washington Post refere que Stewart levou a comédia política a outro nível com um programa que transmite notícias parodiando-as. Respeitado pela forma como sustenta as suas opiniões e críticas sobre a política americana e internacional, Stewart gosta de lembrar que é, acima de tudo, um humorista.

Como é que se consegue tudo isto após 16 anos de programa, quatro vezes por semana? Há horas infindáveis de vídeo no YouTube que permitem recordar alguns dos melhores momentos. Comecemos pela apresentação de Jon Stewart ao público como o novo anfitrião do programa, através deste anúncio:

https://www.youtube.com/watch?v=mibAT3HGtwY#t=44

As notícias transmitidas pelo canal Fox News são, provavelmente, o ódio de estimação de Jon Stewart, com o pivô Bill O’Reilly a ser muitas vezes alvo de sátira. No entanto, os dois já se sentaram muitas vezes lado a lado para debaterem as suas ideias em direto. A mais recente aconteceu em outubro do ano passado e a discussão sobre a igualdade de oportunidades nos Estados Unidos foi quente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os republicanos são um alvo frequente, mas o apresentador nascido no seio de uma família judaica não poupa ninguém. Nem o “lobby” judaico.

A lista de convidados ilustres é muito longa, de Malala Yousafzai ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, mas, historicamente, há dois nomes que se destacam. Em 2009, Joe Biden tornou-se o primeiro vice-presidente dos Estados Unidos a sentar-se no sofá no “Daily Show”. No ano seguinte foi a vez de o próprio presidente, Barack Obama, ocupar o mesmo lugar. E discutir com Stewart o que são assuntos “sexy”.

O Daily Show já deu muita coisa ao humor. Entre elas estão Stephen Colbert e John Oliver, que ali começaram como “correspondentes” e que depois partiram para os seus próprios programas, à boleia do sucesso alcançado. Já no programa “The Colbert Report”, Stephen Colbert desafiou John Stewart para o jogo do alfabeto:

Orgulhoso nova-iorquino, um dos momentos de maior emoção para Jon Stewart aconteceu na sequência dos atentados às Torres Gémeas, a 11 de setembro de 2001.

https://www.youtube.com/watch?v=SXcmc2AZ6ZE

E como não poderia deixar de ser no final, “here it is, your moment of zen”: