A inflação baixa preocupa a Reserva Federal (Fed) e vários membros do seu comité de política monetária mostram-se inclinados a manter as taxas de juros baixas por mais tempo, de acordo com as atas divulgadas esta quarta-feira.

As atas da reunião do comité de política monetária realizada a 27 e 28 de janeiro indicam que vários participantes se mostraram predispostos a conservar durante mais tempo as taxas de juro próximas de zero enquanto a inflação se mantiver fraca. Os documentos relativos à reunião mostram também que há alguma preocupação quanto à possibilidade de a inflação levar algum tempo a aproximar-se do objetivo de 2% pretendido pelo banco central norte-americano, tendo em vista o lento aumento dos salários.

A inflação homóloga nos Estados Unidos desacelerou em dezembro e ficou no nível mais baixo desde outubro de 2009 (0,7%), penalizada pelo forte recuo nos preços da energia, anunciou o Departamento do Comércio no início de fevereiro. A próxima reunião de política monetária da Fed realiza-se a 17 e 18 de março.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR