Lily tem 18 meses e sobreviveu ao acidente de viação que roubou a vida à mãe, Lynn Jennifer Groesbeck, no estado do Utah, Estados Unidos da América, no último sábado. O carro sofreu um acidente, capotou, e foi parar a um rio gelado. Só foi encontrado 14 horas depois, estima a polícia, no rio de Spanish Fork. Com Lily no interior. A bebé estava inconsciente mas viva, quando a equipa de salvamento chegou. Os médicos dizem que está a melhorar.

A história foi contada na CNN. O carro de Lynn foi avistado por um pescador, que chamou a polícia e os bombeiros. Os agentes envolvidos na operação dizem que a única coisa que se lembram é de entrarem na água e procurarem salvar a criança. A água estava tão fria, que sete dos homens envolvidos no salvamento tiveram de receber tratamento para hipotermia.

Lily não estava submersa, porque o carro atingiu um ponto menos profundo do rio. Quando a equipa de salvamento chegou ao carro, percebeu imediatamente que a mãe estava morta. Só depois repararam na criança, presa ao assento com o cinto de segurança. Se o acidente ocorreu à hora estimada pela polícia, então é provável que Lily tenha estado no carro durante 14 horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda não se sabe como é que o carro da mãe de Lily capotou para o rio, mas um homem que mora nas proximidades contou à polícia que ouviu um estrondo por volta das 22h30 e que veio à rua verificar o que se passava. Como não viu nada de especial, ignorou o barulho.

Os médicos não encontraram sinais de droga ou álcool nas análises que fizeram a Lynn Groesbeck, 25 anos, e na estrada, não existiam marcas de travagem brusca ou derrapagem. Falta agora verificar o carro, que já foi retirado do rio, para perceber se houve falhas mecânicas.

A família de Lily precisa de ajuda para pagar os cuidados médicos da bebé e o funeral da mãe. Por isso lançou uma página online para angariação de donativos. Na manhã desta segunda-feira, já tinham conseguido ultrapassar o objetivo de oito mil dólares (7,4 mil euros). Só num dia, os norte-americanos doaram 9,5 mil dólares (8,7 mil euros).