Um forte sismo de 6.6 graus de intensidade na escala de Richter foi sentido nesta terça-feira na maior parte do território da Colômbia, incluindo a capital, informou o Serviço Geológico colombiano. O sismo, de cerca de 15 segundos, aconteceu às 15h55 locais (20h55 em Portugal) e teve como epicentro a localidade de Mesa de los Santos (a 161 quilómetros de profundidade), na província de Santander (este), uma zona de grande atividade sísmica.

Em Bogotá e em outras cidades houve edifícios evacuados mas as autoridades ainda não informaram se há vítimas ou danos materiais. Na capital foram evacuados edifícios públicos como o Congresso e ministérios. O tremor de terra sentiu-se em Bucaramanga, capital de Santander, tendo provocado danos menores na sede da Câmara, informou a imprensa.

Betulia é a cidade mais afetada pelo sismo, informa o El Tiempo. Cerca de 70% das casas da zona do município foram afetadas. “Betulia está totalmente destruída”, afirma Andrea Paola Márquez, secretária geral de Alcaldía de Betulia.

As rádios locais informaram que o sismo se sentiu no norte de Santander, perto da fronteira com a Venezuela e noutras cidades do país, como Barranquilla, Cartagena e Santa Marta, na costa atlântica, Medellín (noroeste) e no centro. A Unidade Nacional para a Gestão de Riscos de Desastres informou que está a contactar com os departamentos regionais para determinar possíveis danos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR