O grupo ‘jihadista’ do autoproclamado Estado Islâmico decapitou hoje quatro pessoas na cidade iraquiana de Tikrit, capital da província de Saladino, depois de terem sido acusadas de formar uma milícia hostil a esta organização extremista. Fonte da segurança iraquiana disse à agência de notícias espanhola Efe que entre os decapitados estão um oficial jubilado, um membro do Conselho Municipal de Tikrit e dois civis.

A mesma fonte, que qualificou o ato como um “crime atroz”, explicou que as vítimas foram degoladas com facas e acusadas de se rebelarem contra o Estado Islâmico, que está a combater desde junho passado as forças iraquianas para ganhar terreno no norte do Iraque.

Por outro lado, pelos menos 22 ‘jihadistas’ morreram em três operações diferentes do exército iraquiano na zona de Al Dayum (oeste de Tikrit), em Al Hadar (a sul de Mosul) e em Al Tarmyia (no norte de Bagdad).

As tropas iraquianas, com ajuda das milícias xiitas e tribais, iniciaram há três semanas uma ampla operação militar para libertar as principais zonas do norte de Saladino, embora os combates na sua capital, Tikrit, estejam suspensos para retirar civis e trazer forças especializadas de combate nas ruas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR