Conflitos Religiosos

Religião

Osho. O guru em fuga que passou por Portugal /premium

281
Osho, que inspirou multidões e até uma cidade, esteve escondido em Sintra enquanto andava em fuga pelo mundo. Os seus seguidores lembram a força do movimento, os crimes e a desilusão.
Religião

Vaticano e luteranos pedem desculpa

Numa declaração conjunta, o Vaticano e a Federação Luterana Mundial pediram desculpa pela violência entre cristãos ao longo de 500 anos.
Terrorismo

Daesh reivindica ataque a cristãos coptas no Egito

O grupo extremista Daesh reivindicou este sábado o ataque de sexta-feira a um grupo de cristãos coptas, no Egito, que fez 29 mortos. O Egito já retaliou bombardeando "campos terroristas" na Líbia.
Israel

Israel quer que o mundo condene ataque a sinagoga

Benjamin Netanyahu pediu à comunidade internacional para condenar o ataque a uma sinagoga na Cisjordânia, que considerou "outro ato resultante de instigação palestiniana".
Conflitos Religiosos

União Africana condena ataque "cobarde"

A União Africana (UA) condenou hoje o "cobarde" ataque de um comando da Al Qaeda ao hotel Splendid em Ugadugu, a capital do Burkina Faso, que causou a morte a pelo menos 26 pessoas e 56 feridos.
Diplomacia

Israel não vai dar "um metro quadrado" à Palestina

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, assegurou que não vai transferir território para os palestinianos, respondendo às medidas apresentadas pela UE para acalmar as tensões na zona.
Conflitos

Ataques na Síria: 18 mortos e 40 feridos

Este domingo, pelo menos 18 civis morreram e 40 ficaram feridos em ataques aéreos "provavelmente russos" sobre a cidade Ariha, controlada pelos rebeldes no noroeste da Síria, principalmente islâmicos.
Crime

Freiras e padre suspeitos de bater e escravizar

214
A PJ constituiu como arguidos três freiras e um padre da Fraternidade Missionária Cristo Jovem, convento situado em Requião, Famalicão, por suspeitas de cárcere, escravidão e maus-tratos, após a realização de buscas.
Conflitos Religiosos

Birmânia: "Provas sólidas" de genocídio

A perseguição sistemática da minoria muçulmana rohingya na Birmânia oferece "provas sólidas" para a qualificar como um ato de genocídio, conclui um estudo jurídico apresentado hoje em Banguecoque.
Conflito Israelo-palestiniano

Kerry manifestou preocupação a Abbas e a Netanyahu

O secretário de Estado norte-americano transmitiu ao primeiro-ministro israelita e ao Presidente palestiniano "profunda preocupação" face ao surto de violência em Jerusalém e na Cisjordânia.
Israel

Israel novas medidas de segurança

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse que o Estado hebraico está a "travar uma luta até a morte contra o terror palestino", e ordenou novas medidas, após a morte de dois israelenses em Jerusalém.
Conflitos Religiosos

Hamas quer armas na defesa da mesquita Al-Aqsa

Um alto oficial do Hamas exortou hoje os palestinianos a pegarem em armas para "defender" a mesquita de Al-Aqsa em Jerusalém, depois de um aumento do número de visitantes judeus ao local.
Estado Islâmico

Quase 3000 jihadistas mortos na Síria em 10 meses

Pelo menos 2.927 membros do grupo Estado Islâmico e quase 200 civis morreram em dez meses na Síria desde o início dos bombardeamentos da coligação liderada pelos Estados Unidos.
Terrorismo

Quénia. Drone americano mata terrorista

Quatro veteranos do grupo terrorista al-Shebab, incluindo o alegado organizador do massacre de abril em Garissa, no Quénia, foram mortos na Somália por um 'drone' norte-americano.
Faixa de Gaza

Guerra com Israel até libertação dos prisioneiros

O último conflito bélico com Israel em Gaza, que começou há um ano, não terminará até que se resolva a questão dos presos palestinianos, garantiu o movimento de resistência islâmica Hamas.
Terrorismo

Bombardeamentos no Iémen fazem mais de 100 mortos

Mais de 100 pessoas, na sua maioria civis, morreram e dezenas ficaram feridas num bombardeamento da coligação internacional, no norte e sul do Iémen.
Terrorismo

Estado Islâmico mata 164 civis em Kobane, na Síria

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) matou 164 civis na cidade curda de Kobane, naquilo que uma testemunha descreveu como um dos "piores ataques" dos 'jihadistas' na Síria.
Angola

ONU pede inquérito a confrontos com seita

A ONU pediu uma investigação independente as mortes de vários membros da seita evangélica "Luz do mundo" após confrontos com as autoridades angolanas, um caso que tem motivado balanços díspares.
Conflito na Síria

Guerra na Síria já matou mais de 220 mil pessoas

Desde o ínicio da revolta contra o regime de Bashar Al-Assad, já morreram mais de 220 mil pessoas na Síria, conta o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Terrorismo

Nigéria. 800 mil crianças fogem do Boko Haram

Cerca de 800 mil crianças foram obrigadas a fugir das suas casas por causa do conflito no noroeste da Nigéria entre o grupo terrorista Boko Haram, o exército nigeriano e as milícias populares.
Austrália

Confrontos entre manifestantes anti-islamismo

Australianos anti-islamismo manifestaram-se "em defesa da identidade australiana" e entraram em confronto com as contramanifestações de ativistas antirracistas.
Terrorismo

Boko Haram suspeito de 23 decapitações na Nigéria

Grupo extremista islâmico radical Boko Haram é suspeito da decapitação de 23 pessoas na sexta-feira, véspera de eleições, em Buratai, no nordeste da Nigéria.
Eleições

Eleições na Nigéria suspensas em vários locais

omissão eleitoral da Nigéria suspendeu as eleições presidenciais e legislativas em algumas localidades do país por problemas técnicos relacionados com o novo sistema de identificação.
Terrorismo

Estado Islâmico decapita quatro pessoas em Tikrit

rupo 'jihadista' do autoproclamado Estado Islâmico decapitou quatro pessoas na cidade iraquiana de Tikrit, capital da província de Saladino.
Líbia

Extremistas islâmicos destroem oleoduto

Extremistas islâmicos atacaram e inutilizaram o oleoduto que unia o campo de Al Sarir com o porto de Al Harika, situado na cidade de Tobruk, na zona este da Líbia.
Terrorismo

Ban Ki-moon condena ataques e apela à tolerância

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou os ataques de sábado em Copenhaga, Dinamarca, que causaram dois mortos e cinco feridos, e apelou à defesa da liberdade de expressão e à tolerância.
Terrorismo

"Portugal tem que estar vigilante"

O avanço dos extremistas islâmicos no norte de África "é um problema europeu" e a situação na Líbia "é muito complexa", declarou Rui Machete.
Conflitos

Nigéria repeliu ataque do Boko Haram

As forças armadas da Nigéria anunciaram hoje a derrota dos rebeldes do grupo extremista islâmico Boko Haram que durante a madrugada tentaram tomar Maiduguri, no nordeste do país.
Lisboa

Muçulmanos, judeus e cristãos oram juntos pela paz

1.754
Muçulmanos, judeus e cristãos oraram pela paz na Mesquita de Lisboa, iniciativa que volta a acontecer no sábado e no domingo, na Sinagoga do Rato e na Igreja de Santo António de Campolide.
Mundo

Funcionária da ONU sequestrada 

Uma funcionária da ONU foi sequestrada em Bangui, um dia depois do rapto de duas pessoas pelas milícias cristãs 'antibalaka', disse uma fonte da Missão das Nações Unidas na República Centro-Africana.
Terrorismo

Estado Islâmico liberta 200 iraquianos

Mais de 200 iraquianos da minoria religiosa yazidi foram libertados por um grupo do Estado Islâmico no norte do Iraque, muitos com problemas psíquicos e mentais.
Atentados de Paris

Papa: Liberdade não permite insultos à fé

613
O papa Francisco defendeu esta quinta-feira que a liberdade de expressão é um direito fundamental, que não permite "insultos à fé dos outros", e que "matar em nome de Deus" é "uma aberração".
Terrorismo

Boko Haram: Nigéria pede apoio e não críticas 

O Exército da Nigéria pediu hoje apoio em vez de críticas para fazer frente ao grupo terrorista Boko Haram, depois do homicídio de centenas de pessoas já este ano em Baga.
Estado Islâmico

Ban Ki-moon preocupado com piloto capturado

O secretário-geral da ONU manifestou-se hoje "preocupado" com piloto de um avião jordano abatido pelo Estado Islâmico e defende que tratado "segundo as regras do direito humanitário internacional".
França

França faz do antissemitismo causa nacional

O governo francês garante que vai "fazer da luta contra o racismo e o antissemitismo uma causa nacional", após a agressão contra um casal de judeus.
Terrorismo

Unesco dá formação para combater Boko Haram

Unesco anunciou ter financiado uma formação em segurança pessoal a 114 diretores de uma centena de escolas na Nigéria, para os ajudar a lidar com os extremistas do Boko Haram.
Estado Islâmico

A próxima vítima do Estado Islâmico?

O jornalista britânico John Cantlie, sequestrado na Síria pelo grupo extremista Estado Islâmico, surge num novo vídeo propagandístico dos jihadistas publicado hoje na Internet que sugere que o britânico possa vir a ser decapitado, adiantou hoje a EFE.
Médio Oriente

Palestinianos apelam à ONU pelo fim de violência

Violentos confrontos ocorreram na quarta-feira no Pátio das Mesquitas, quando aí chegaram dezenas de judeus ultrarreligiosos.
Conflito na Síria

"Vivemos aqui, mas os nossos sonhos estão lá"

A cidade síria de Kobane e a luta que ali acontece há mais de um mês foi lembrada no centro de Lisboa, numa manifestação aplaudida por Serdar Tunagur, curdo com o "coração na terra".
Rapto

Boko Haram matou 17 e sequestrou 25

O Governo nigeriano afirmou que 17 pessoas morreram e 25 mulheres foram raptadas em ataques alegadamente perpetrados entre quarta e sexta-feira pelo grupo armado Boko Haram.
Mundo

Manifestação fere 44 polícias em Colónia

Mais de quarenta polícias anti-motim ficaram feridos em cofrontos na Alemanha, com grupos de 'hooligans' da extrema-direta que se manifestavam contra o extremismo islâmico.
Médio Oriente

Exército expulsa islamitas do centro de Tripoli

O exército libanês expulsou os islamitas que estavam entrincheirados em Tripoli, menos de 24 horas depois de violentos combates que destruíram parte do centro histórico da segunda cidade do país
Cimeiras

NATO e ONU pedem unidade contra jihadistas 

Os secretários-gerais da NATO e das Nações Unidas mostraram-se de acordo face à necessidade de "uma posição mais forte e unida" da comunidade internacional na luta contra o radicalismo islâmico.
Terrorismo

Jihadistas sírios executam soldado libanês

Um soldado libanês sequestrado na sequência de combates com "jihadistas" sírios foi executado pelos seus raptores, anunciou hoje o governo de Beirute, acrescentando que o assassínio foi reivindicado pela Frente Al-Nusra.
Iraque

Ataque a uma mesquita em Bagdad faz 32 mortos

Este ataque vem complicar a tarefa do primeiro ministro Haider al-Abadi que procura apoio entre os sunitas e curdos para travar o avanço do Estado Islâmico que está a ameaçar dividir o Iraque.
Mundo

Quem vai ajudar é cada vez mais vítima

Funcionários humanitários que tentam socorrer as vítimas de conflitos são eles próprios cada vez mais alvo de ataques, uma tendência que preocupa as organizações não-governamentais (ONG).
Guerra Civil

Islamitas executaram mais de 700 sírios em 15 dias

Os islamitas da organização Estado Islâmico (EI) executaram mais de 700 pessoas, na sua maioria civis, nas duas últimas semanas na Síria, afirmou hoje Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
Conflitos Religiosos

ISIS conquista território, cristãos fogem 

Os combatentes do Estado Islâmico tomaram posições durante a noite, na sequência da retirada das forças curdas, explicaram residentes de Qaraqosh. Tal Kayf, Bartella e Karamlesh foram também ocupadas.
Médio Oriente

Conselho de Segurança: Abbas pede reunião urgente

Mahmud Abbas, pediu a realização urgente de uma reunião do Conselho de Segurança e Ban Ki-moon apelou a Israel para fazer tudo ao seu alcance para poupar civis.
Conflito Israelo-palestiniano

Saiba como evoluiu o conflito

Após dez dias de bombardeamentos aéreos a ofensiva terrestre na Faixa de Gaza começou no passado dia 17 julho. O conflito entre Israel e Palestina já vitimou desde o seu início 265 pessoas.
Dalai Lama

Dalai Lama pede fim da violência contra muçulmanos

O líder espiritual do Tibete pediu aos budistas de Mianmar e Sri Lanka para que acabem a violência contra os muçulmanos. O Dalai Lama considera inaceitável a violência nos dois países.
Palestina

ONU deve investigar crimes contra palestinianos

O presidente da Autoridade Nacional Palestiniana entregou uma missiva dirigida a Ban Ki-moon, na qual pede a investigação dos crimes e violações contra o seu povo.
Síria

6,6 milhões de crianças precisam de ajuda na Síria

Cerca de 6,6 milhões de crianças vítimas da guerra civil na Síria precisam de ajuda, alertou hoje o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), receando que a falta de fundos obrigue a uma redução da ajuda.
Diplomacia

Papa apela a "solução pacífica" na Síria

O apa Francisco apelou hoje na Jordânia para que seja encontrada "com urgência" uma "solução pacífica" para a crise síria e uma "solução justa" no conflito israelo-palestiniano.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)