O voo TK15 da companhia turca Turkish Airlines que partiu de Istambul, Turquia, com rumo a São Paulo,no Brasil, emitiu um alerta de emergência por causa de um alerta de bomba. O avião interrompeu a rota e aterrou em Casablanca, Marrocos.
De acordo com um responsável do governo turco, o pedido de emergência aconteceu depois de ter sido encontrada uma nota nas casas de banho com a palavra “bomba” escrita.
O aparelho estava a voar a 17.700 pés de altitude (cerca de 5400 metros). A altura prevista seria de 32 mil pés (cerca de 9700 metros). Estavam 250 passageiros a bordo.
O avião partiu de Istambul às 10h18 e tinha chegada prevista a São Paulo às 16h10 locais no aeroporto de Guarulhos. A viagem teria aproximadamente 12 horas. Aterrou entretanto em Casablanca, em segurança, de acordo com informação da Bloomberg.
Já no domingo tinha acontecido um incidente semelhante com outro voo da Turkish Airlines, de Istambul para Tóquio. A nota de ontem, encontrada também na casa de banho, dizia “C4 Cargo”, dando a entender que havia explosivos a bordo. O voo de ontem acabou por regressar a Istambul.
Após uma busca minuciosa ao Boeing 777-300ER, que fazia ligação entre Istambul e São Paulo, concluiu que a ameaça era falsa, e o avião conseguiu prosseguir até ao seu destino no Brasil.
O voo foi “desviado para o aeroporto internacional Mohammed V de Casablanca mas após a necessária investigação a bordo concluiu-se que a notícia em questão não era verdadeira”, precisou em comunicado a companhia turca.
“Os nossos passageiros vão ser reconduzidos a bordo e o voo vai prosseguir até São Paulo após ser concluída a limpeza e o reabastecimento e serem emitidas as autorizações necessárias”, acrescentou.