Comemora-se esta sexta-feira o 42º aniversário da primeira chamada telefónica feita através de um telemóvel. Esta foi realizada por Martin Cooper ao seu rival no setor das telecomunicações, Joel Engel dos Bell Labs/AT&T, numa rua de Nova Iorque, diz o jornal espanhol El País.

“Sabes de onde te estou a ligar?”. Estas foram as primeiras palavras proferidas por Martin Copper enquanto ligava a Joel Engel, usando um Motorola Dyna Tac 8000X. Cooper encontrava-se na Sexta Avenida em Nova Iorque, Estados Unidos, a caminho de uma conferência de imprensa no hotel Hilton, para anunciar que tinha acabado de fazer a primeira chamada telefónica através de um telefone móvel.

O Motoroa Dyna Tac 8000X pesava 794 gramas, tinha 33 centímetros de altura (incluindo antena) e 8,9 centímetros de espessura. O aparelho demorava 10 horas a carregar e a bateria só durava meia hora. Quanto ao preço, estaria por volta dos 7.200 euros. Em 1975, dois anos após a primeira chamada por telemóvel, existiam cerca de 5.000 pessoas com telemóvel no mundo. Hoje em dia, o número ronda os 3.600 milhões de pessoas, e em 2020 prevê-se que o número cresça para 4.600 milhões, diz o El País, segundo as estatísticas da Organização Mundial de Operadoras Móveis.