É um vaso da Dinastia do Sul de Sung que custou mais de 13 milhões de euros. Agora, tornou-se numa das peças de cerâmica mais caras daquela época, conta o Wall Street Journal. Segundo a Sotheby’s, empresa onde o vaso estava à venda, a peça foi entregue a Liu Yiqian, um colecionador de Shangai.

O vaso com cerca de 22 centímetros vai estar exposto no Long Museum de Shangai, que pertence ao comprador. Liu era taxista antes de se tornar investidor e propôs o valor mais alto dos sete interessados na peça. O vaso tornou-se no terceiro objeto de cerâmica mais caro da Dinastia de Sung: a primeira foi um lavador de escovas vendido por quase 25 milhões de euros. A segunda peça era uma bacia mais de 17 milhões de euros.

O objeto fazia parte da coleção de loiça do Tribunal Imperial da Dinastia do Sul de Sung, que vigorou entre 1127 e 1279. É feita de esmalte monocromático azul com veios que correspondem a rachas produzidas durante o processo de arrefecimento. Durante quarenta anos, o vaso esteve numa coleção japonesa privada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR