Quase 500 turistas britânicos ficaram uma noite retidos num cruzeiro em Lisboa depois do proprietário do barco ter sido notificado de uma alegada dívida.

Segundo o jornal Daily Mail, que conta a história, o caso aconteceu esta terça-feira, quando o cruzeiro estava a terminar uma viagem de 15 dias. O barco MV Azores deveria ter abandonado o Porto de Lisboa com destino a Bristol, às sete da tarde de terça. Estavam 489 passageiros a bordo que fizerem um percurso que passou pela Corunha, Açores e Madeira.

O barco foi impossibilitado de seguir a rota de regresso ao Reino Unido, por decisão do gestor do porto, na sequência de uma ordem judicial que teve origem numa dívida reclamada ao dono do barco por um antigo colaborador. O navio era operado pela Essex-based Cruise & Maritime Voyages, mas o conflito envolvia a empresa proprietária, a Portuscale Cruise com sede em Portugal, acrescenta o Daily Mail.

O operador britânico acabou por convencer as autoridades portuguesas de que era alheio à questão legal, tendo sido autorizado a voltar ao Reino Unido 19 horas depois, ou seja, na madrugada de quarta-feira. Os passageiros foram informados da situação e tiveram direito a bebidas (não alcoólicas) grátis enquanto a situação se resolvia.

O navio com registo na Madeira foi construído em 1946 e tem capacidade para 550 passageiros com oito decks (convés) e 227 cabinas. Os preços de um cruzeiro podem variar entre os 779 libras (1.064 euros) por pessoa e mais de 4.000 libras (quase 5500 euros) se o o cliente optar por uma suite com vista para o mar. O preço médio ronda as 1.500 libras (2050 euros).

O navio foi contratado pelo operador britânico à empresa portuguesa que também é proprietária do Paquete Funchal. A Portuscale do empresário Rui Alegre anunciou em fevereiro o cancelamento da temporada de cruzeiros prevista para 2015, adianta o site Tourmag, jornal de profissionais do turismo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR