Os 350 quilogramas que as jaqueiras podem pesar fazem delas as maiores árvores de fruto do mundo. Mas não é apenas no peso que está a sua singularidade: são também muito resistentes às pestes e à seca. E as propriedades nutricionais do seu fruto, a jaca, permitem que substitua alimentos básicos como milho ou trigo.

A casca é dura e rugosa, o cheiro faz recordar a cebola, a seiva é semelhante à das vagens de sementes e o sabor sugere algo entre o ananás e a pêra. Uma mistura de características que torna a jaca num ingrediente inovador que, cozinhada, consegue ainda imitar o sabor da carne de porco em alguns pratos, conta o The Guardian.

Já começa a ser comum encontrar a jaca em restaurantes que servem carne de porco. Em Los Angeles (Estados Unidos), o Susan Feniger’s Street Food inclui o fruto nos baos, prato tipicamente chinês de pães recheados. Em Londres, o ingrediente também já é utilizado: o Club Mexicana, um restaurante de comida vegetariana, inclui a jaca nos burritos. Segundo a chef Meriel Armitage, os clientes chegam mesmo a acreditar que estão a comer carne de porco.

Nas receitas destes cozinheiros, a jaca é cozinhada pouco madura depois de enlatada. O que a diferencia de alimentos como o tofu é que tem fibras que existem também nas carnes o que permite simular diferentes sabores, conforme a receita em que o fruto é incluído. O sabor é tão semelhante que muitas pessoas insistem que estão a ser enganadas quando lhes dizem que estão a comer jaca e não carne.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quer fazer o teste você mesmo. Então aqui fica uma receita:

Tacos de jaca grelhada: receita do restaurante Club Mexicana

Ingredientes 2 vagens Pimenta jalapenha
14 colheres Óleo vegetal
6 dentes Alho
1 colher Pimenta chilli em pó
2 colheres Cominho
500 ml Ketchup
125 ml Sumo de limão
1 chávena Açúcar escuro
4 latas Jaca verde enlatada
1 colher Mostarda de Dijón
Preparação

Frite a pimenta e a pimenta jalapenha em óleo vegetal durante um minuto. Adicione todas as especiarias e envolva-as durante um minuto. Depois, junte o açúcar, o ketchup e o sumo de limão. Cubra o preparado e deixe-o cozinhar em lume brando até que o molho ganhe a consistência do ketchup.

Entretanto, lave e escorra a jaca enlatada. Numa taça, coloque os fios da jaca e noutra coloque os núcleos do fruto, que são mais duros. Use uma faca para partir estes últimos.

Aqueça o óleo restante e junte a jaca enlatada. Frite o fruto até que ele se torne acinzentado e menos húmido. Coloque a mostarda de Dijón e envolva os dois ingredientes. Caso o preparado comece a colar na frigideira, pode adicionar um pouco de água.

Junte o molho de barbecue q.b. e envolva tudo. Deixe fritar até que a mistura se torne estaladiça e comece a colar-se à frigideira. Ponha essa mistura em tacos de milho quentes, acompanhada com alface, guacamole, limão fresco, coentros e natas.