A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou esta terça-feira, por unanimidade, uma recomendação que pede urgência à Câmara Municipal na atribuição de um nome a duas ruas que estão há três anos construídas, mas ainda à espera de um topónimo. A recomendação, apresentada pelo CDS, surge depois de o Observador ter noticiado o caso no fim de março.

As duas ruas sem nome situam-se na urbanização Nova Amoreiras, no centro da cidade, à qual se acede através da Rua da Artilharia 1. Apesar de já haver moradores nos edifícios pelo menos desde 2012, os dois arruamentos nunca receberam nome, o que causa transtornos ao nível de serviços tão básicos como chamar um táxi ou os bombeiros, mas tem impacto também no que diz respeito ao estacionamento, que por vezes é caótico.

Citando a notícia do Observador, o grupo municipal do CDS expõe a situação daquela urbanização e considera:

“A Comissão Municipal de Toponímia tem recebido e avaliado inúmeras solicitações de atribuição de topónimos, a que se junta o facto da cidade de Lisboa estar praticamente consolidada no que respeita a artérias, pelo que não se entende o atraso nos processos de atribuição de topónimos.”

Na discussão da recomendação, o deputado da maioria socialista Pedro Delgado Alves disse que o grupo municipal do PS votaria favoravelmente, mas fez questão de salientar que o assunto está a ser tratado. Segundo as informações dadas pela Junta de Freguesia de Santo António e a Comissão Municipal de Toponímia ao Observador, para um dos arruamentos já há um nome proposto e aprovado – Arq. Cosmelli Sant’Anna -, esperando apenas votação formal da câmara. Para a outra rua, não há nome nem previsão de quando virá a ter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR