Uma hora depois do forte sismo que se fez sentir ao largo de Taiwan, as autoridades japonesas levantaram o alerta de tsunami.

Um sismo de 6,8 na escala de Richter fez-se sentir esta segunda-feira às 10h43 (2h43 em Lisboa) a 71 quilómetros da costa este de Taiwan. Poucos minutos depois foi registado outro abalo de 5,2. Por considerarem que o sismo teve origem num ponto muito próximo da superfície, as autoridades japonesas aconselharam as pessoas a sair de dentro de água e a afastar-se na costa porque previam a formação de um tsunami com ondas de um metro.

Não foi, no entanto, registado qualquer tsunami na sequência do terramoto registado perto de Yonaguni, ilhote remoto que faz parte do arquipélago de Okinawa, localizado perto de Taiwan, informou a Agência Meteorológica do Japão, levantando o alerta aproximadamente uma hora depois de o ter emitido.

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico tinha informado em comunicado que, com base nos dados disponíveis, o sismo em causa não representava uma ameaça de tsunami. O próprio sismo, apesar da magnitude, não causou danos no Japão e em Taiwan só houve registo de um morto e um ferido devido a um incêndio num edifício, noticiou a Aljazeera.

No Japão registam-se anualmente 20% dos sismos mais fortes no planeta. Justifica-se porque está situado num local onde se encontram quatro placas tectónicas. Em 2011, o sismo de magnitude 9 provocou um enorme tsunami que causou a morte de 18 mil pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR