“Sou eu. Sou uma pessoa. Este sou eu. Não estou preso no corpo de ninguém. O meu cérebro é muito mais feminino que masculino. (…) Veem-te como este homem ‘macho’, mas o meu coração e a minha alma e tudo o que faço na vida é parte de mim, este lado feminino é parte de mim. Este sou eu”.
Foi desta maneira que Bruce Jenner confirmou esta sexta-feira, em entrevista a Diane Sawyer no canal americano ABC, que é transexual e que está a fazer a transição para assumir a sua identidade de género. Bruce é conhecido por ser um ex-atleta olímpico e pela sua participação no reality show “Keeping Up with the Kardashians”, sobretudo na época em que esteve casado com Kris Kardashian, com a qual teve duas filhas, Kendall e Kylie Jenner. Kourtney, Kim e Khloé, estrelas da televisão americana, e Robert Kardashian são os seus ex-enteados.
Desde a separação, vários meios de comunicação nos Estados Unidos divulgaram que Bruce fazia tratamento para submeter-se a uma mudança de sexo e transformar-se em mulher.
Durante a entrevista, Bruce referiu-se a si mesmo na terceira pessoa e reconheceu que prefere ser chamado por pronomes masculinos durante a sua transição. Sobre o assunto, reconheceu: “Bruce sempre mentiu. Viveu uma mentira a vida inteira sobre quem era. E não consigo fazê-lo mais”.
Bruce Jenner tornou-se famoso nos Estados Unidos em 1976, quando conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Montreal de 1976 no decatlo. A partir do final dos anos 70, ingressou no mundo da publicidade e participou como ator em alguns filmes e séries.
Bruce casou-se pela primeira vez em 1972 com Chrystie Crownover, com a qual teve dois filhos, Burt e Cassandra. Em 1981, divorciaram-se e, na mesma semana, casou-se com a atriz Linda Thompson. Desta união, nasceram os seus filhos Brandon e Sam Brody. A separação veio cinco anos depois e, em 1991, começou a sua relação com Kris Kardashian, que acabava de divorciar-se de Robert Kardashian, advogado famoso por ter defendido o desportista O.J. Simpson em tribunal.
Sobre o conflito com a identidade de género durante as suas relações, Bruce explicou que teve diferentes reações. O ex-atleta contou a Chrystie Crownover um ano após o início do casamento. “Como muitas mulheres, ela pensou ‘Oh, eu posso consertar isto'”, explicou. Bruce admite que a sua identidade de género foi o principal motivo para a sua separação de Linda Thompson e que o seu casamento com Kris Kardashian teria sobrevivido “se ela tivesse sido mais compreensiva”, apesar de admitir que “minimizou os seus problemas” pois “provavelmente não era tão bom a dizer ‘Este é quem sou dentro de mim'”, explicou.
Perguntado pela entrevistadora se era gay, Bruce esclareceu que “orientação e género sexual são duas coisas completamente diferentes e independentes” e que “nunca teve uma relação sexual com um homem”. No entanto, descreve-se como assexual e que não pensa em casar-se com uma mulher de novo. “Apenas quero uma alma livre e muitos amigos”, afirma.
Bruce disse que começou a tomar hormonas femininas em 1981, ainda quando estava casado, o que “ajudou a combater os sentimentos diários de medo e frustração”. Em seguida, fez uma cirurgia no rosto para mudar a forma do nariz e começou a fazer um tratamento por eletrólise para remover a barba e os cabelos do peito. Após cinco anos de hormonas, parou o tratamento com medo da reação dos filhos.
Retomou as operações vários anos depois com procedimentos para reduzir a maça de Adão, além de uma cirurgia ocular e aumento dos lábios. Há um ano e meio, Bruce voltou a tomar hormonas femininas e pretende fazer mais intervenções no rosto e peito, mas admite que uma cirurgia aos órgãos genitais estaria “fora de questão”.
A entrevista do ex-atleta teve grande repercussão nos media americanos e ganhou as redes sociais – a hashtag #BruceJennerABC foi trending topic em todo o mundo. Diversas celebridades foram ao Twitter apoiar as declarações de Bruce, inclusive a sua família.
Love is the courage to live the truest, best version of yourself. Bruce is love. I love you Bruce. #ProudDaughter pic.twitter.com/7ZJ6FuMHfU
— Kim Kardashian (@KimKardashian) April 25, 2015
so very proud of you, my hero.
— Kendall (@KendallJenner) April 25, 2015
..this isn't about me. I'm so proud of you, Dad. You are so brave. My beautiful Hero.
— Kylie Jenner (@KylieJenner) April 25, 2015
Just finished watching the #BruceJennerInterview with the family. Bruzer, I'm soooo proud of you! Dads really are heros ❤️
— Khloé (@khloekardashian) April 25, 2015
Not only was I able to call him my husband for 25 years and father of my children, I am now able to call him my hero.
— Kris Jenner (@KrisJenner) April 25, 2015
We have the chance to write this moment in history together. Let's empower people like Bruce all over the world by being loving & not mean.????
— Lady Gaga (@ladygaga) April 24, 2015
????????????????????????I LOOOOVE LOOOVE LOOOVE Bruce Jenner!!!!!!! ????????????????????????
— Miley Cyrus (@MileyCyrus) April 25, 2015
Sending lots of love and support to #BruceJenner and their family tonight. It is always brave to stand in one's truth. Congrats darling.
— Laverne Cox (@Lavernecox) April 25, 2015
Absolutely flawed at how courageous and brave Bruce Jenner is. So inspiring and so powerful. Shame on anyone who dare judge x
— SAM SMITH (@samsmith) April 25, 2015
Conforme avança o canal E! Entertainment Television, Bruce fará parte de um documentário em oito partes sobre a sua transição a ser exibido pelo canal em julho.
Texto atualizado dia 26/04 às 12h35 com o vídeo da entrevista