886kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Bruce Jenner, o transexual que está a comover a América

Este artigo tem mais de 5 anos

Após meses de especulação, o ex-atleta olímpico Bruce Jenner foi à televisão admitir que está a fazer a transição para assumir a sua identidade de género como mulher.

Bruce Jenner está a fazer tratamento hormonal, mas admite que não pretende fazer a cirurgia de redesignação sexual
i

Bruce Jenner está a fazer tratamento hormonal, mas admite que não pretende fazer a cirurgia de redesignação sexual

Captura de ecrã - Canal ABC

Bruce Jenner está a fazer tratamento hormonal, mas admite que não pretende fazer a cirurgia de redesignação sexual

Captura de ecrã - Canal ABC

“Sou eu. Sou uma pessoa. Este sou eu. Não estou preso no corpo de ninguém. O meu cérebro é muito mais feminino que masculino. (…) Veem-te como este homem ‘macho’, mas o meu coração e a minha alma e tudo o que faço na vida é parte de mim, este lado feminino é parte de mim. Este sou eu”.

Foi desta maneira que Bruce Jenner confirmou esta sexta-feira, em entrevista a Diane Sawyer no canal americano ABC, que é transexual e que está a fazer a transição para assumir a sua identidade de género. Bruce é conhecido por ser um ex-atleta olímpico e pela sua participação no reality show “Keeping Up with the Kardashians”, sobretudo na época em que esteve casado com Kris Kardashian, com a qual teve duas filhas, Kendall e Kylie Jenner. Kourtney, Kim e Khloé, estrelas da televisão americana, e Robert Kardashian são os seus ex-enteados.

Desde a separação, vários meios de comunicação nos Estados Unidos divulgaram que Bruce fazia tratamento para submeter-se a uma mudança de sexo e transformar-se em mulher.

Durante a entrevista, Bruce referiu-se a si mesmo na terceira pessoa e reconheceu que prefere ser chamado por pronomes masculinos durante a sua transição. Sobre o assunto, reconheceu: “Bruce sempre mentiu. Viveu uma mentira a vida inteira sobre quem era. E não consigo fazê-lo mais”.

Bruce Jenner tornou-se famoso nos Estados Unidos em 1976, quando conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Montreal de 1976 no decatlo. A partir do final dos anos 70, ingressou no mundo da publicidade e participou como ator em alguns filmes e séries.

Bruce casou-se pela primeira vez em 1972 com Chrystie Crownover, com a qual teve dois filhos, Burt e Cassandra. Em 1981, divorciaram-se e, na mesma semana, casou-se com a atriz Linda Thompson. Desta união, nasceram os seus filhos Brandon e Sam Brody. A separação veio cinco anos depois e, em 1991, começou a sua relação com Kris Kardashian, que acabava de divorciar-se de Robert Kardashian, advogado famoso por ter defendido o desportista O.J. Simpson em tribunal.

Sobre o conflito com a identidade de género durante as suas relações, Bruce explicou que teve diferentes reações. O ex-atleta contou a Chrystie Crownover um ano após o início do casamento. “Como muitas mulheres, ela pensou ‘Oh, eu posso consertar isto'”, explicou. Bruce admite que a sua identidade de género foi o principal motivo para a sua separação de Linda Thompson e que o seu casamento com Kris Kardashian teria sobrevivido “se ela tivesse sido mais compreensiva”, apesar de admitir que “minimizou os seus problemas” pois “provavelmente não era tão bom a dizer ‘Este é quem sou dentro de mim'”, explicou.

Perguntado pela entrevistadora se era gay, Bruce esclareceu que “orientação e género sexual são duas coisas completamente diferentes e independentes” e que “nunca teve uma relação sexual com um homem”. No entanto, descreve-se como assexual e que não pensa em casar-se com uma mulher de novo. “Apenas quero uma alma livre e muitos amigos”, afirma.

Bruce disse que começou a tomar hormonas femininas em 1981, ainda quando estava casado, o que “ajudou a combater os sentimentos diários de medo e frustração”. Em seguida, fez uma cirurgia no rosto para mudar a forma do nariz e começou a fazer um tratamento por eletrólise para remover a barba e os cabelos do peito. Após cinco anos de hormonas, parou o tratamento com medo da reação dos filhos.

Retomou as operações vários anos depois com procedimentos para reduzir a maça de Adão, além de uma cirurgia ocular e aumento dos lábios. Há um ano e meio, Bruce voltou a tomar hormonas femininas e pretende fazer mais intervenções no rosto e peito, mas admite que uma cirurgia aos órgãos genitais estaria “fora de questão”.

A entrevista do ex-atleta teve grande repercussão nos media americanos e ganhou as redes sociais – a hashtag #BruceJennerABC foi trending topic em todo o mundo. Diversas celebridades foram ao Twitter apoiar as declarações de Bruce, inclusive a sua família.

Conforme avança o canal E! Entertainment Television, Bruce fará parte de um documentário em oito partes sobre a sua transição a ser exibido pelo canal em julho.

Texto atualizado dia 26/04 às 12h35 com o vídeo da entrevista

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.