Rádio Observador

Receitas

Bolo de chocolate e laranja

370

São uma espécie de Romeu e Julieta da culinária, mas sem o final trágico. Junte o chocolate e a laranja nesta receita proposta por Teresa Rebelo, do blogue Lume Brando.

Teresa Rebelo

Autor
  • Teresa Rebelo

Sansão e Dalila. Bonnie e Clyde. Tristão e Isolda. Nos jogos de cultura geral, perguntas sobre pares românticos famosos são recorrentes.

Mas, e se não estivéssemos a falar de casais históricos, mas de combinações de ingredientes? “E agora, para cinco mil euros, qual a dupla de ingredientes mais famosa de sempre?” Morangos e natas? Pato e laranja? Bacon e ovos? Porco e maçã? Chocolate e avelãs? Esta pergunta nunca existiu porque é impossível dar uma só resposta. Se é certo que pode haver tantas combinações inusitadas mas válidas quanto os rasgos criativos dos cozinheiros, a verdade é que há muitos pares clássicos e incontornáveis. Estes e outros menos comuns estão n’O Dicionário dos Sabores de  Niki Segnit —  um livro já com alguns anos mas muito interessante não só para quem gosta de cozinhar, como para quem gosta de comer. Sem surpresas, a laranja e o chocolate constam da obra enquanto combinação de sucesso.

Se for como eu, ou seja, se adora estes dois ingredientes juntos mas está sem tempo ou coragem para fazer as orangettes, experimente este bolo: fica pronto em meia hora e os dois sabores vão aparecer-lhe bem entrelaçados, tal como dois amantes inseparáveis.

Bolo Chocolate_laranja_2

Bolo de Chocolate e Laranja

3 ovos grandes
175 g de açúcar amarelo
Raspa de 1 laranja
Sumo de ½ laranja
200 g de chocolate de culinária (1 tablete)
150 g de manteiga
1 colher de sopa de café instantâneo em pó
120 g de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento
Cacau em pó para polvilhar

Ligue o forno nos 180º. Unte com manteiga uma forma retangular com cerca de 23 cm x 35 cm, forre-a com papel vegetal, unte o papel e polvilhe com farinha (ou use spray desmoldante).
Coloque o chocolate e a manteiga numa taça de vidro ou cerâmica e leve a derreter no microondas ou em banho-maria.
Numa taça maior, bata bem os ovos com o açúcar e a raspa da laranja. Junte o sumo de laranja e mexa. Misture bem o chocolate e a manteiga derretidos até obter um creme brilhante e uniforme, junte o café em pó, e adicione à mistura de ovos e açúcar, mexendo bem. Por fim envolva a farinha e o fermento.
Verta para a forma e leve a cozer cerca de 20 minutos ou até um palito, quando espetado no centro do bolo, sair limpo ou apenas com algumas migalhas agarradas. Depois de frio, corte em quadrados e sirva polvilhado com cacau em pó.

Teresa Rebelo é autora do blogue Lume Brando.

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)