O ator indiano Salman Khan, estrela da indústria de cinema da Índia, conhecida como “Bollywood”, foi condenado hoje a cinco anos de prisão por ter atropelado e matado um sem-abrigo e depois ter fugido do local, em 2002.

Khan, que foi condenado por homicídio voluntário, foi com o seu veículo 4×4 contra um grupo de sem-abrigo que dormia na calçada de um bairro de Bombaim.

Um dos sem-abrigo morreu e outros ficaram feridos.

Salman Khan, uma estrela popular de Bollywood graças a filmes como “Dabangg”, mostrou-se abatido depois da leitura da sentença, segundo um jornalista da agência AFP presente na audiência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Khan, de 49 anos, sempre negou estar a volante do carro, mas fugiu do local.

Uma série de pessoas, que estavam nas proximidades, testemunharam que o ator conduzia o veículo em alta velocidade quando atingiu os sem-abrigo, perto de uma padaria no bairro chique de Bandra, no oeste de Bombaim, em setembro de 2002, depois de uma noite de bebedeira num bar.

O ator arriscava apanhar 10 anos de prisão, mas o juiz D.W. Deshpande decidiu aplicar-lhe uma pena de cinco anos que, mesmo assim, poderá colocar um fim abrupto na carreira de uma das maiores estrelas da Índia.

O veredito era esperado por numerosos fãs do ator, mas igualmente pelos estúdios de Bollywood, que poderão ter pesadas perdas devido à prisão do ator.

Salman Khan é filho de um guionista muito conhecido e trabalhou em mais de 100 filmes, depois do seu primeiro sucesso “Maine Pyar Kiya (Eu me apaixonei)”, nos anos de 1980.

O ator esteve sempre envolvido em controvérsias e passou uma semana na prisão por ter matado uma gazela, de uma espécie ameaçada, em 1998 durante uma caçada.