6 republicanos contra 2 democratas. Este é o resultado (atual) de candidatos à Casa Branca para as eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2016. Mike Huckabee, que anunciou esta terça-feira a sua candidatura, fez a meia-dúzia para o candidato do Partido Republicano. Por ordem de candidatura, os outros 5 concorrentes republicanos foram: Ted Cruz, Rand Paul, Marco Rubio, Ben Carson e Carly Fiorina. As sondagens, contudo, revelam uma sequência de nomes bem diferente.

De acordo com o agregador de notícias políticas e sondagens eleitorais Real Clear Politics, o republicano preferido dos americanos é mesmo Jeb Bush, que oficialmente ainda não é candidato.

WOODBURY, NEW YORK - FEBRUARY 24: Former Florida Governor Jeb Bush speaks during a Long Island Association luncheon with LIA President and CEO Kevin S. Law at the Crest Hollow Country Club in Woodbury, New York on February 24, 2014. (Photo by Andy Jacobsohn/Getty Images)

Jeb Bush (Photo by Andy Jacobsohn/Getty Images)

O ex-Governador do estado da Florida e irmão mais novo do antigo presidente dos EUA George W. Bush, não entrou de corpo e alma na corrida à Casa Branca, mas o que disse em Dezembro através da rede social Twitter não deixa muitas dúvidas:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estou entusiasmado por anunciar que irei ativamente explorar a possibilidade de concorrer a Presidente dos Estados Unidos”.

 

O segundo preferido é Marco Rubio, senador do estado da Flórida desde 3 de janeiro de 2011, e o terceiro candidato a ter oficializado a sua candidatura.

NASHVILLE, TN - APRIL 10:  U.S. Sen. Marco Rubio (R-FL) speaks during the NRA-ILA Leadership Forum at the 2015 NRA Annual Meeting & Exhibits on April 10, 2015 in Nashville, Tennessee. The annual NRA meeting and exhibit runs through Sunday.  (Photo by Justin Sullivan/Getty Images)

Marco Rubio (Photo by Justin Sullivan/Getty Images)

Na terceira posição encontra-se Scott Walker, o governador do estado de Wisconsin, que à semelhança de Jeb Bush ainda não confirmou que iria concorrer à presidência dos Estados Unidos.

De acordo com “o meu processo pessoal eu tenho que sentir que é um chamamento, particularmente devido ao tempo e esforço, e ao impacto que terá sobre a [minha] família e amigos”, afirmou numa entrevista telefónica, em novembro de 2014.

Os restantes candidatos por ordem de popularidade, segundo a sondagem do Real Clear Politics (a negro os que já oficializaram a candidatura): Rand Paul, Ted Cruz, Mike Huckabee, Chris Christie, Ben Carson, Rick Perry, John Kasich, Rick Santorum, Lindsey Graham, Carly Fiorina.

Mas quem são os concorrentes oficiais à Casa Branca para 2016?

Rand Paul é senador do estado do Kentucky e filho de Ron Paul, ex-membro da Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos da América.

Ted Cruz é o senador do estado do Texas e tem ascendência hispânica. Há um facto curioso sobre este candidato: não é americano, nasceu no Canadá. Segundo a Constituição dos EUA, os candidatos presidenciais têm que ser “cidadãos nativos”. Contudo, foi permitido a Ted Cruz concorrer já que cresceu no Texas e renunciou à sua cidadania canadiana em 2013.

Ben Carson, o oitavo republicano mais popular, é um escritor e ex-neurocirurgião pediátrico de origem afro-americana. Quando ainda exercia funções como neurocirurgião, efetuou com sucesso uma operação para separar dois gémeos siameses unidos pela cabeça em 1987. É atualmente o diretor do Departamento de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital Johns Hopkins, localizado na cidade de Baltimore do estado do Maryland.

Carly Fiorina é a única candidata feminina do Partido Republicano. É também a menos popular dos treze políticos na sondagem do Real Clear Politics. A antiga presidente executiva da Hewlett-Packard (HP) concorreu em 2010 ao cargo de senadora do Estado da Califórnia contra a democrata Barbara Boxer. Mas não teve sucesso.