Num livro escrito sobre aquele que é considerado o governante mais “pobre do mundo”, José Mujica, foi revelada uma confissão de Luiz Lula da Silva. O ex-Presidente do Brasil terá dito ao ex-líder do Uruguai que “era uma ovelha negra no poder” e que a compra de apoio político era “a única forma de governar o Brasil”, referindo-se ao chamado “escândalo de corrupção do Mensalão”, escreve o Globo.

O livro, em formato de reportagem, foi lançado esta semana no Uruguai. Assinado pelos jornalistas uruguaios Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, a publicação relata os cinco anos em que José Mujica esteve no poder (de 2010 a 2015) de uma perspetiva pessoal.

Contudo, por entre as páginas do livro encontra-se a revelação que terá sido feita por Lula da Sílva a José Mujica: o “escândalo do Mensalão” foi “a única forma de governar o Brasil”. A confissão terá ocorrido durante uma das reuniões entre os dois líderes em 2010, em Brasília, a capital brasileira.

O “Mensalão” foi um escândalo de corrupção política que ocorreu entre 2005 e 2006. A polémica girou em torno do desvio de dinheiro público usado para comprar votos parlamentares no Congresso Nacional do Brasil, durante o Governo de Lula.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Lula não é um corrupto como (Fernando) Collor de Mello e outros ex-Presidentes brasileiros”, afirmou Mujica aos jornalistas da revista “Búsqueda”, segundo o Globo. “Mas viveu esse episódio [do Mensalão] com angústia e um pouco de culpa”.

Segundo a publicação, Lula terá dito a Mujica numa conversa sobre o “escândalo do Mensalão”: “Neste mundo tive que lidar com muitas coisas imorais, chantagens”, acrescentando que “essa era a única forma de governar o Brasil”. O ex-vice-Presidente uruguaio Danilo Astori também estava na sala durante a revelação, de acordo com o ex-Presidente do Uruguai.

Lula sempre negou a existência do escândalo. Contudo, após seis anos de investigação, um relatório da Polícia Federal veio confirmar a existência do “Mensalão”, durante o Governo de Lula da Silva.