De forma surpreendente e contrariando todas as sondagens, o Partido Conservador conseguiu a maioria absoluta, esta sexta-feira, nas eleições do Reino Unido. David Cameron foi reeleito para o cargo de primeiro-ministro. O que são boas notícias para muitos britânicos parecem ser más notícias para vários músicos de terras de Sua Majestade.

A começar por Thom Yorke. Na rede social Twitter, o vocalista dos Radiohead publicou uma mensagem sarcástica: “A City deve estar muito satisfeita… (cospe)”.

https://twitter.com/thomyorke/status/596590127658442753

Mais literal, La Roux aproveitou para dizer que vai ter saudades do sistema nacional de saúde britânico (NHS), dando a entender que tem medo que os conservadores o destruam.

https://twitter.com/larouxofficial/status/596596440186642432

Alex Kapranos, vocalista e guitarrista dos Franz Ferdinand, esteve imparável. Para além de dizer que Rupert Murdoch é o grande vencedor da eleição (isto porque alguns dos seus tablóides apoiaram abertamente David Cameron), o músico considera os resultados “ameaçadores”:

Em várias mensagens, Daniel Avery diz-se “despedaçado” e ironiza que, pelo menos, espera que ressurja um movimento punk/acid house. E, sem peneiras, manda para um certo sítio todos os que votaram em David Cameron.

Tim Burgess, dos The Charlatans, brincou com o facto de os conservadores terem superado largamente o que apontavam as sondagens: “Os Tories são como aquelas bandas da treta de que ninguém admite que gosta, mas que parecem estar sempre nos tops :/ “. Teve 577 retweets.