Antes de se lançar na lista em baixo, convém esclarecer algo óbvio, mas importante: a cada escova sua sentença. Por isso passe a guardar os exemplares gastos. As escovas de dentes sempre serviram para limpar cantos inacessíveis como frinchas de portas ou espaçamento entre azulejos, mas poucos sabem das suas potencialidades em truques de beleza. A Cosmopolitan e a Harpers’s Bazaar já falaram deles. Saiba quais são:

1. Separar pestanas

Para poder usufruir deste ponto convém que tenha uma escova nova, já que a vai aproximar dos olhos, um dos órgãos mais delicados do corpo humano. Usar uma escova de dentes nas pestanas poupa a necessidade de comprar uma daquelas máscaras caras que mais parecem canivetes suíços. Use a escova para separar as pestanas antes de aplicar o rímel. Depois da máscara colocada, retire o excesso — vulgo, grumos indesejáveis — passando novamente a escova. Toque de Midas, a sério.

53a07128ab8df_-_cos-06-toothbrush-de

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. Limpar o secador

Quantas vezes já sentiu que o seu secador vai pegar fogo a qualquer momento? Pois bem, esse cheiro a queimado é um sinal de que o aparelho está em esforço. Porquê? Provavelmente o seu interior/motor/ventoinha estão cheios de pó e cabelos que não deixam o ar circular livremente. Portanto, pegue numa escova de dentes velha e use-a para retirar toda a sujidade que está ao seu alcance na parte de trás do secador. Vai evitar desastres a médio prazo.

3. Esfoliar os lábios

Apesar da busca ad eternum pelo baton perfeito, raras são as vezes em que damos a atenção devida aos lábios. As agressões exteriores tornam-nos ásperos, maltratados e uma péssima tela para usar aquele baton vermelho. Por isso, a próxima vez que quiser um look femme fatale — mas não assassino — recorra à amiga escova de dentes. Primeiro, faça uma solução com óleo, leite e açúcar. Mergulhe o banal objeto no preparado e massaje suavemente os lábios. Assim, pode dizer adieu às peles mortas e secas. Porém, esta função esfoliante da escova não está reservada apenas à zona labial. Também os cotovelos e calcanhares podem beneficiar deste instrumento. Nestas localizações ásperas e negligenciadas, o uso deve ser diário e insistente, mas com tempo verá que as manchas desaparecerão e a pele ficará mais suave.

4. Domar sobrancelhas

As sobrancelhas são pilosidades como o cabelo ou as pestanas e não devem, por isso mesmo, ser discriminadas. Sai de casa sem arranjar o cabelo? Não, pois não? Então passe nas sobrancelhas um pouco do creme hidratante que usa na face e massaje-as. Depois use a escova de dentes para as pentear e delinear à sua medida.

5.  Combater a eletricidade estática

A probabilidade de conseguir fazer um penteado ou rabo de cavalo imaculado sem que sobrem uns fios espetados é tão baixa como ver George Clooney a comprar pastéis de Belém. E a eletricidade estática, essa velha companheira que cisma em estragar as manhãs em que está mais atrasada? A solução é ter uma escova de dentes bem firme sempre à mão. Pulverize um pouco de laca nos dentes da escova e assente os cabelos insurgentes. Depois do penteado aprumado é só finalizar com um pouco mais de laca.

3091717091_7a4b11b1d7_b

6. Tratar das unhas…

Unhas sujas, restos de verniz, cutículas maltratadas. Tudo situações desagradáveis que, segundo a sociedade (e as amigas) dizem, só se resolve com uma ida à manicure. Mentira. Vá ao stock de escovas de dentes lá de casa — por esta altura já deveria ter um — e use umas misturas caseiras para tirar, por exemplo, aqueles restos de verniz escuro das zonas mais recônditas das mãos ou pés. Misture água, sumo de limão e fermento numa pequena tigela e use na escova para retirar excessos. Além das manchas de verniz, também a sujidade é uma praga. Para se livrar daquele lixo que se acumula debaixo das unhas só tem de dar uma boa esfregadela com a escova. No caso das cutículas, aí sim, será necessário recorrer ao óleo que costuma utilizar nessa parte dos dedos. Coloque algumas gotas e auxilie-se da escova para as suavizar/esfoliar. Duas vezes por semana é suficiente.

7. … e pintá-las

Neste ponto só tem de acordar a pequena criança que há em si. Monte um ateliê no WC e use várias escovas como pincéis. Pinte as unhas com uma cor base neutra e depois espalhe pequena gotas de verniz de várias cores numa folha de papel. Molhe cada escova na sua cor e retire o excesso com um papel. Depois, é só salpicar cada unha, mas com cuidado, para não borratar.

8. Dar volume ao cabelo

Desta função já deve ter ouvido falar. Não? Por exemplo, sabia que cada vez que faz uma trança deve passar uma escova de dentes para torná-la mais natural? E caso queira dar volume ao cabelo o melhor é selecionar a mecha de cabelo que quer atiçar e pentear com a escova no sentido contrário.

Screen Shot 2015-05-15 at 18.25.35

Depois desta lição sabida, uma coisa é certa: quando voltar a lavar os dentes, vai pensar no Observador.