Oito concelhos do país dos distritos da Guarda, Castelo Branco, Santarém, Beja e Faro apresentam este sábado risco muito elevado de incêndio, segundo informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

De acordo com o IPMA, estão em risco muito elevado de incêndio os concelhos do Sabugal (Guarda), Oleiros (Castelo Branco), Mação (Santarém), Barrancos (Beja), Alcoutim, Loulé, Silves e Monchique (Faro).

O IPMA colocou ainda em risco elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de Faro, Évora, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Leiria e Santarém.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na sexta-feira 41 incêndios que foram combatidos por 533 operacionais, com o apoio de 160 veículos.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje em Portugal continental céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado predominando de nordeste, soprando moderado a forte nas terras altas, e sendo moderado de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde.

Prevê ainda para hoje uma subida de temperatura, em especial da máxima.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 31 graus celsius em Lisboa, 26 no Porto e 30 em Faro.