A Comissão Europeia já terá feito a proposta de solução para o impasse na Grécia. De acordo com a imprensa grega, os parceiros europeus comprometem-se a desembolsar a tranche que está pendente de 1,8 mil milhões de euros de ajuda, mas pedem em troca medidas orçamentais de cinco mil milhões entre 2015 e 1016.

A proposta que está a ser divulgada pelo jornal grego VIMA, e citado pela Bloomberg, mas que ainda não é oficial, prevê que a União Europeia entregue à Grécia 1,8 mil milhões de euros respeitantes à tranche de apoio que está pendente e que depende das negociações a bom porto. Além disso, dá o pagamento de 1,9 mil milhões de euros respeitantes a lucros com o programa SMP – o programa de compra de dívida – a partir de julho.

Para a troca, a Comissão Europeia, presidida por Jean-Claude Juncker, deve implementar medidas orçamentais no valor de cinco mil milhões de euros em dois anos: 2015 e 2016.

A proposta da Comissão Europeia tem como cenário macroeconómico um excedente orçamental primário de 0,75% do PIB  em 2015, 2% em 2016 e 3.5% em 2017 e 2018.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR