Quem quiser ser candidato a deputado pelo partido Livre/Tempo de Avançar tem até 21 de maio para mostrar essa intenção. A lista já conta com mais de 100 candidatos, com destaque para 11 nomes fortes. Ao fundador Rui Tavares e à ex-dirigente do Bloco de Esquerda, Ana Drago, juntam-se mais três pessoas em Lisboa: o professor e jornalista José Vítor Malheiros, o líder do Movimento Renovação Comunista, Paulo Fidalgo, e o professor e sindicalista António Avelãs.

Uma das surpresas vem de Setúbal. A atriz São José Lapa já anunciou que quer concorrer a candidata a deputada. Também de Setúbal, há outros dois nomes fortes: Isabel do Carmo, fundadora do Partido Revolucionário do Proletariado, e José Aranda da Silva, ex-presidente do Instituto Nacional de Farmácia (Infarmed)

No Porto, um dos nomes que vai a votos é o advogado Ricardo Sá Fernandes, irmão de José Sá Fernandes, vereador da Câmara Municipal de Lisboa. Em Coimbra, candidata-se José Reis, director e professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Elísio Estanque, professor e investigador do Centro de Estudos Sociais.

As primárias para os lugares de deputados são uma das novidades de funcionamento interno do Livre, que se candidata às eleições legislativas de 2015 com o movimento “Tempo de Avançar”. De acordo com o fundador Rui Tavares, o movimento quer lutar por “cidadãos sem medo”, com voz e por um país “com futuro”.

 

os candidatos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR