Duas semanas para ser conseguida. 365 megapíxeis de tamanho. E eis a maior fotografia panorâmica do mundo. Foi conseguida no Monte Branco, a montanha mais alta dos Alpes, a uma altura de 3500 metros. A notícia chegou pelo site petapixel.com.

A equipa responsável por esta imagem — Jeffrey Martin, Tom Mills, Hoger Schulze e o fotógrafo Filippo Blengini — explica que se a maior fotografia panorâmica fosse imprimida exigiria uma área de 98 metros de diâmetro e 24 metros de altura – o equivalente a um estádio de futebol. O local foi retratado com recurso a três máquinas fotográficas, sob uma temperatura de 10 graus negativos. Foram reunidas 70 mil imagens para completar a panorâmica, o que exigiu um espaço de armazenamento de 46 terabytes.

Olhando para a imagem pode até não parecer aquilo que é. Mas experimente clicar e perceberá todo o pormenor que esta imagem pode oferecer.

 

Esta fotografia panorâmica dos Alpes destrona assim a panorâmica londrina captada na BT Tower, até agora a maior do mundo: é que a nova imagem tem mais 45 megapíxeis que a foto do centro de Londres tirada em 2012.

bt london

Captura de ecrã de parte daquela que já foi a maior fotografia panorâmica tirada na Terra. Imagem: BT London 2012

Esta não é a maior fotografia panorâmica do mundo: essa foi conseguida pela agência NASA em 2014 e trata-se de uma imagem da superfície lunar. Tem 681 megapíxeis e pode ser vista aqui.

Screen Shot 2015-05-25 at 14.53.12

A maior fotografia panorâmica do mundo mostra a superfície da Lua e permite explorá-la pormenorizadamente. Imagem: NASA