820kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Alpes

Alterações Climáticas

Alpes: glaciares perderam 10% de volume em 2 anos

Desde meados do século XIX os glaciares de todo mundo têm vindo a perder volume e os Alpes europeus são uma das regiões que perde mais gelo, pois continente europeu é aquele que aquece mais rápido.
Alpes

Alpes: 5 alpinistas mortos e 1 desaparecido

O grupo contava com alpinistas suíços entre os 21 e os 58 anos, cinco dos quais familiares, que partiram Zermatt no sábado de manhã para chegar à aldeia de Arolla, a grande altitude, no mesmo dia.
Alterações Climáticas

Estância de ski fecha portas por falta de neve

Resort na pequena vila francesa La Sambuy fecha portas ao fim de 60 anos. Com as alterações climáticas, só consegue operar quatro semanas em todo o ano e acumula prejuízos.
Alpes

França: 5 pessoas morrem em avalancha nos Alpes

As autoridades francesas atualizaram para cinco o número de mortos, vítimas da avalancha que ocorreu no domingo nos Alpes. Uma pessoa continua desaparecida.
Alpes

Avalancha nos Alpes franceses faz quatro mortos

Uma avalancha em Armancette, nos Alpes franceses, fez quatro mortos este domingo. Trata-se ainda de um balanço provisório, explica o ministro francês do Interior.
Alpes

Avião perdido encontrado nos Alpes suíços

Um avião, corpos com décadas e uma rocha enterrada há milhões de anos: foi o que o degelo da maior cadeia montanhosa da Europa deixou à vista dos investigadores da região na Suíça.
Alpes

Alpes. Vacas alimentadas por helicópteros

O calor continua a sentir-se um pouco por toda a Europa, em especial nos Alpes suiços. A alimentação das vacas é uma das principais preocupações das autoridades.
Itália

Itália. Retomadas buscas pelas vítimas no glaciar

Apesar de serem "quase zero" as possiibilidades de encontrar sobreviventes da queda do glaciar nos Alpes que matou 7 pessoas, as buscas recomeçaram. São usados drones face ao risco de nova derrocada.
Noticiário

16h. Alpes. 6 mortes depois de queda de glaciar

Há ainda registo de 8 feridos, um deles grave, e 10 pessoas desaparecidas. Ainda neste jornal, Marcelo Rebelo de Sousa diz estar satisfeito com maior aproximação do PSD.
Alpes

Sete mortos em queda de glaciar nos Alpes

A queda de um glaciar nos Alpes italianos provocou ainda sete feridos ligeiros, dois graves e vinte desaparecidos. A zona de Marmolada atingiu, no domingo, temperaturas máximas no cume da montanha.
Crime

Detido suspeito de homicídio nos Alpes em 2012

O caso chocou a Europa em 2012, quando quatro pessoas foram mortas a tiro nos Alpes franceses. Ao fim de uma década, caso continua por resolver. Mas, esta quarta-feira, houve uma detenção.
Coronavírus

Alpes vazios no lado francês, lotados no suíço

Com as suas estâncias de ski fechadas, os franceses encheram os Alpes no lado suíço. Longas filas e pouco distanciamento. Alguns resorts tiveram mesmo que chamar os bombeiros para manter a ordem.
Alpes

Cinco mortos em queda de helicóptero nos Alpes

Cinco membros de equipa de salvamento e resgate dos Alpes morreram na sequência da queda de um helicóptero nos Alpes franceses. Sexta pessoa ficou ferida e está em risco de vida.
Itália

Itália cobre glaciar com lonas para evitar degelo

Ambientalistas já começaram o seu trabalho anual no Presena Glacier, no norte de Itália: cobrir a região com lonas refletoras para bloquear os raios do sol e impedir o degelo.
Plástico

Itália acolhe primeira estância livre de plástico

Vai ser o primeiro da Europa e chama-se Pejo 3000. É uma pequena estância que acolhe anualmente cerca de 170 mil visitantes e que vai eliminar todos os produtos de plástico nos seus chalets
Alpes

Alpes. Dez mortos e 1 desaparecido em avalanchas  

O maior número de mortos em sequência das fortes nevadas foi registado no Vale d'Aosta, onde 5 pessoas morreram e uma continua desaparecida. As buscas foram retomadas esta segunda-feira pela manhã.
Atualidade

O filme de um resgate inacreditável nos Alpes

Um ferido, um grupo preso na neve e um resgate surpreendente. Um piloto da Guarda Militar Francesa está a tornar-se célebre pela destreza com que manobrou um helicóptero numa missão nos Alpes.
Alpes

Criança sobrevive 40 minutos debaixo de neve

O menino de 12 anos foi apanhado por uma grande massa de neve quando estava a sair de uma pista de esqui na estância de La Plange, , acompanhado pelos pais. Foi encontrado 40 minutos depois.
Alpes

Mistério. Esquiador identificado 64 anos depois

Polícia italiana encontrou equipamento de esqui dos anos 50, um relógio francês e restos mortais de um homem As redes sociais ajudaram a juntar um nome ao esquiador que morreu nos Alpes em 1954.
Acidente

Alpes. Quatro caminhantes morreram por hipotermia

Quatro pessoas morreram nos Alpes suíços e cinco estão em estado grave, depois de terem passado a noite sob forte tempestade. Quando as equipas de resgate chegaram, uma das pessoas já tinha falecido.
Land Rover

Nunca um Land Rover Defender subiu tão alto 

A Land Rover volta a colocar o Defender no topo. Mesmo lá em cima. Mais concretamente, a 2.700 metros de altitude. É no cimo dos Alpes franceses que se encontra um Defender com 250 metros de largura.
Acidente

Avalanche nos Alpes Suíços faz três mortos

Três esquiadores morreram após terem sido arrastados por uma avalanche nos Alpes Suíços, anunciou a polícia, adiantando que as vítimas serão, provavelmente, de nacionalidade espanhola.
Alpes

Avalanche faz quatro mortos nos Alpes Marítimos

Uma avalanche nos Alpes Marítimos provocou pelo menos quatro mortos. Uma pessoa ficou ferida e outra está ainda desaparecida.
Desastres Naturais

Avalanches causam dois mortos nos Alpes suíços

Foi nos cantões de Berna e Valais que se registaram os dois desastres naturais. As vítimas mortais foram dois alpinistas: um teve morte imediata e o outro acabou por morrer no hospital
França

Tempestade Eleanor faz dois mortos em França

A tempestade Eleanor fez mais dois mortos em França. O risco de avalancha nos Alpes estava esta quinta-feira no seu ponto máximo.
Suíça

Suíça vai ter funicular mais íngreme do mundo

O funicular mais íngreme do mundo abre este domingo na Suíça. Carruagens fazem lembrar barris e sobem 743 metros com inclinações até 48º. Presidente suíça inaugurou viagem dizendo ser "emocionante".
Suíça

Colisão nos Alpes suíços faz dois mortos

Um choque frontal entre um ligeiro e um camião no túnel Gotthard, na Suíça, fez dois mortos. O veículo ligeiro circulava em contramão.
Suíça

Vila suíça quer pagar (muito) a novos residentes

A aldeia de Albinen, nos Alpes Suíços, quer pagar 21 mil euros a quem se mudar para lá -- e mais de 60 mil euros se for uma família de quatro. Mas há um "senão".
Alpes

O turista herói que evitou uma tragédia nos Alpes

Um francês de 65 anos está a ser retratado como um verdadeiro herói depois de ter conseguido travar um autocarro que seguia em direção a um penhasco. O condutor desmaiou e o veículo descontrolou-se.
Alterações Climáticas

Glaciares dos Alpes franceses diminuiram 25% 

Os glaciares dos Alpes franceses perderam 25% da superfície entre 2003 e 2015 e estão a diminuir "três vezes mais rápido" do que anteriormente, segundo um estudo recente.
Alpes

Cinco alpinistas morrem no Monte Gabler, na Suíça

Cinco alpinistas morreram hoje num acidente no Monte Gabler, no leste de Innsbruck, nos alpes austríacos.
Alpes

Casal encontrado congelado. Desapareceu em 1942

Marcelin e Francine tinham saído de casa para cuidar do gado. Desapareceram há 75 anos. Foram encontrados agora depois de um glaciar ter derretido. Junto aos corpos, mochilas e uma garrafa de vinho.
Acidente

Alpes. Avalanche faz pelo menos três mortos

Primeiras informações do acidente apontam para três pessoas soterradas nos Alpes franceses. Situação considerada "muito grave" pelas autoridades de socorro.
Alpes

Avalanche nos Alpes austríacos faz três mortos

Pelo menos três pessoas morreram esta quarta-feira na sequência de uma avalanche nos Alpes austríacos, avança a BBC.
Alpes

França. Réplica de avalanche faz dois mortos

Uma segunda avalanche nos Alpes franceses, na região de Saboia, provocou dois mortos e dois desaparecidos. As equipas para as operações de busca e salvamento encontram-se agora no local.
Alpes

Avalanches nos Alpes provocam quatro mortos

Duas avalanches nos Alpes, em Itália, provocaram quatro mortos e cinco feridos. O acidente ocorreu numa zona não vigiada de uma pista de esqui, em Val Veny.
Alpes

Avalanche nos Alpes franceses faz 4 mortos

Uma avalanche atingiu uma pista de esqui esta segunda-feira de manhã em Tignes, nos Alpes Franceses, e abalroou nove pessoas, provocando pelo menos quatro mortos.
Alpes

Terminado resgate nos Montes Brancos

Já foi resolvida a situação que obrigou 33 pessoas a pernoitar, presas, em cabines de teleféricos sobre os glaciares do Monte Branco, nos Alpes franceses, a 3.800 metros de altitude.
Alpes

Avalanche nos Alpes mata pelo menos seis pessoas

Uma avalanche na zona de Valle Aurina, junto à fronteira com a Áustria, provocou a morte de pelo menos seis esquiadores. O número de mortos pode vir a aumentar.
Mundo

Avalancha provoca cinco mortos na região de Tirol

O incidente ocorreu no vale de Wattental, a cerca de 40 quilómetros de Innsbruck. Cerca de 12 pessoas ficaram soterradas e várias ficaram feridas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos