As autoridades da cidade de Colónia, na Alemanha, vão desativar esta quarta-feira uma bomba da Segunda Guerra Mundial que pesa uma tonelada. A bomba foi encontrada perto de uma ponte em Muelheim, sobre o rio Reno, na sexta-feira. Devido à operação, a cidade foi evacuada e cerca de 20 mil pessoas viram-se obrigadas a sair das suas casas, relata a BBC.

A operação de desativação estava agendada para esta quarta-feira. Oficiais da cidade afirmaram em comunicado que o acesso ao rio Reno seria fechado à navegação durante a operação. O espaço aéreo será também encerrado.

Entre os cidadãos que se viram obrigados a sair de casa estão 1.100 residentes de um lar de idosos e de um centro de reabilitação na zona de Riehl. Otto Ludorff, o diretor da instituição, afirmou que a evacuação da cidade constitui um “peso físico e emocional” aos residentes cuja média de idades é de 86 anos. Cerca de 600 dele necessitam de apoio especial.

Todos os anos, centenas de toneladas de engenhos explosivos são descobertos na Alemanha. A cidade de Colónia era um alvo habitual de bombas durante a Segunda Guerra Mundial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR