O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, inicia hoje uma visita de dois dias a Espanha para formalizar um acordo que prevê a instalação de uma base permanente dos EUA e manter contactos com responsáveis oficiais.

Na sexta-feira o governo conservador de Madrid autorizou em conselho de ministros a presença permanente na base de Morón de la Frontera (sul) de uma força de intervenção norte-americana de 2.200 homens para responder às crises no norte e oeste de África.

No decurso da visita de Kerry a Madrid, a Espanha e os Estados Unidos vão formalizar a instalação desta força através de um acordo bilateral e que vai alterar a Parceria de defesa de 1988.

Após quatro meses de negociações, a base de Morón, perto de Sevilha, vai passar a acolher até 2.200 ‘marines e 500 civis norte-americanos, para além de 28 aviões.

Kerry, que na qualidade de chefe da diplomacia efetua a sua primeira visita oficial a Espanha, tem previsto para hoje um encontro com o seu homólogo José Manuel García-Margallo e na segunda-feira com o rei Felipe VI e chefe do Governo, Mariano Rajoy.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 17 de abril, o Governo de Madrid prolongou por um ano a presença temporária na base de 850 ‘marines’ norte-americanos e de 17 aparelhos.

Com este acordo, a base de Morón converte-se em base permanente das forças norte-americanas que devem responder a situações de crise ou operações logísticas para proteger as suas instalações, pessoal e cidadãos no norte e oeste de África.

O Governo espanhol tinha autorizado o início destas negociações em 23 de janeiro.